A cena fabulística de Hermés: uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca (2012)
- Autores:
- Autores USP: RODRIGUES, MARIA CLOTILDE PEREZ - ECA ; MARQUES FILHO, BRUNO POMPEU - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36
- Assuntos: MARCAS; PROPAGANDA; SEMIÓTICA; CONSUMO; PROPAGANDA; CONTO DE FADAS
- Palavras-chave do autor: Marca; Publicidade; Contos de fadas
- Agências de fomento:
- Idioma: Português
- Resumo: As marcas são, hoje, na vida cotidiana, um dos elementos mais repletos de significado e mais importantes socialmente. Isso porque nelas se alicerçam tanto a comunicação quanto o consumo – as marcas, por um lado, para funcionar como tal, precisam se expressar, precisam se comunicar, precisam criar vínculos; por outro, são quase sempre entidades que fomentam o consumo. Tendo esse panorama de fundo, o presente texto pretende analisar peças da campanha publicitária da marca Hermès, buscando verificar os sentidos que esta marca anunciante a si própria atribui por meio das estratégias narrativas e estéticas adotadas. Para tanto, busca-se o aporte teórico na semiótica de vertente greimasiana, para que, a partir dos três níveis do texto apresentados e desenvolvidos por seus principais autores, se possa analisar o universo semântico que a tal marca cria, sempre procurando estabelecer vínculos de afeto e instigação do desejo – como convém a uma marca. Adicionalmente integram-se à análise as contribuições das principais teorias do consumo contemporâneas, no sentido de explicitar a centralidade que as marcas assumiram exercendo sua função sígnica primordial de mediação
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Signos do consumo
- ISSN: 1984-5057
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 4, n. 1, p. 20-36, 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
POMPEU, Bruno e PEREZ, Clotilde. A cena fabulística de Hermés: uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca. Signos do consumo, v. 4, n. 1, p. 20-36, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Pompeu, B., & Perez, C. (2012). A cena fabulística de Hermés: uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca. Signos do consumo, 4( 1), 20-36. doi:10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36 -
NLM
Pompeu B, Perez C. A cena fabulística de Hermés: uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca [Internet]. Signos do consumo. 2012 ; 4( 1): 20-36.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36 -
Vancouver
Pompeu B, Perez C. A cena fabulística de Hermés: uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca [Internet]. Signos do consumo. 2012 ; 4( 1): 20-36.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36 - Semiótica da causa nas relações de consumo: os vínculos de sentido entre acaso, causação eficiente e propósito em campanhas publicitárias
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Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36 (Fonte: oaDOI API)
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