Sistema automático para obtenção de parâmetros do tráfego veicular a partir de imagens de vídeo usando openCV (2013)
- Authors:
- Autor USP: CUNHA, ANDRÉ LUIZ BARBOSA NUNES DA - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: STT
- Subjects: TRÁFEGO RODOVIÁRIO; C++ (LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO); INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL; VÍDEO
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa apresenta um sistema automático para extrair dados de tráfego veicular a partir do pósprocessamento de vídeos. Os parâmetros macroscópicos e microscópicos do tráfego são derivados do diagrama espaçotempo, que é obtido pelo processamento das imagens de tráfego. A pesquisa fundamentouse nos conceitos de Visão Computacional, programação em linguagem C++ e a biblioteca OpenCV para o desenvolvimento do sistema. Para a detecção dos veículos, duas etapas foram propostas: modelagem do background e segmentação dos veículos. Uma imagem sem objetos (background) pode ser determinada a partir das imagens do vídeo através de vários modelos estatísticos disponíveis na literatura especializada. A avaliação de seis modelos estatísticos indicou o Scoreboard (combinação de média e moda) como o melhor método de geração do background atualizado, por apresentar eficiente tempo de processamento de 18 ms/frame e 95,7% de taxa de exatidão. A segunda etapa investigou seis métodos de segmentação, desde a subtração de fundo até métodos de segmentação por textura. Dentre os descritores de textura, é apresentado o LFP, que generaliza os demais descritores. Da análise do desempenho desses métodos em vídeos coletados em campo, concluise que o tradicional método Background Subtraction foi o mais adequado, por apresentar o melhor tempo de processamento (34,4 ms/frame) e a melhor taxa de acertos totais com 95,1 % de média. Definido o método de segmentação, foi desenvolvido um método para se definir as trajetórias dos veículos a partir do diagrama espaçotempo. Comparandose os parâmetros de tráfego obtidos pelo sistema proposto com medidas obtidas em campo, a estimativa da velocidade obteve uma taxa de acerto de 92,7%, comparado com medidas de velocidade feitas por um radar; por outro lado, a estimativa da taxa de fluxo de tráfego foi prejudicada por falhas na identificação da trajetória do veículo, apresentando valores ora acima, ora abaixo dos obtidos nas coletas manuaisvalues above or below manually collected data
- Imprenta:
- Publisher place: São Carlos
- Date published: 2013
- Data da defesa: 08.11.2013
-
ABNT
CUNHA, André Luiz Barbosa Nunes da. Sistema automático para obtenção de parâmetros do tráfego veicular a partir de imagens de vídeo usando openCV. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-19112013-165611/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Cunha, A. L. B. N. da. (2013). Sistema automático para obtenção de parâmetros do tráfego veicular a partir de imagens de vídeo usando openCV (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-19112013-165611/ -
NLM
Cunha ALBN da. Sistema automático para obtenção de parâmetros do tráfego veicular a partir de imagens de vídeo usando openCV [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-19112013-165611/ -
Vancouver
Cunha ALBN da. Sistema automático para obtenção de parâmetros do tráfego veicular a partir de imagens de vídeo usando openCV [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-19112013-165611/ - Avaliação do impacto da medida de desempenho no equivalente veicular de caminhões
- Analysis of no-passing zones to assess the level of service on two-lane rural highways in Brazil
- Street and zonal scale relationship between network centrality and economic activities: CASE STUDY IN CURITIBA, BRAZIL: case study in Curitiba, Brazil
- Editorial
- Proposta metodológica para construção e análise de uma rede real urbana
- Avaliação do efeito de faixas adicionais de subida em segmentos de rodovias de pista simples
- A method to calibrate variable speed limit control on high-truck share roads: a case study in Brazil
- Efeito do lockdown sobre a pandemia de covid-19: estudo comparativo entre Austrália e Brasil
- Uso de rede neurais para previsão de produção de viagens: uma análise agregada
- Estimating motorized travel mode choice using classifiers: an application for high-dimensional multicollinear data
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas