Estimulación temprana en enfermería pediátrica: el papel del terapeuta ocupacional (2012)
- Autores:
- Autores USP: PINTO, MARIA PAULA PANUNCIO - FMRP ; PFEIFER, LUZIA IARA - FMRP
- Unidade: FMRP
- Assuntos: TERAPIA OCUPACIONAL; BEBÊS; ESTIMULAÇÃO (DESENVOLVIMENTO)
- Idioma: Espanhol
- Resumo: Este trabajo tiene como objetivo caracterizar la intervención de terapia ocupacional para la estimulación temprana del desarrollode niños entre 0 y 2 años de edad, teniendo em cuenta el contexto de la hospitalización. Este es um relato de la experiencia vivida em um hospital escuela terciario, em el interior del estado de São Paulo. El programa de estimulación temprana del serviço de Terapia Ocupacional (TO) se estrutura em cuatropasos: 1) verificar si el niño hace parte del grupo elegido para la intervencion, 2) la interacción com el cuidador para explicación y apoyo, 3) la intervención, por si misma, com el niño, 4) la organización del niño em la cama y despedida. La actuación de la TO em la estimulación temprana em la hospitalización contribuye al desarrollo sensorial, motor, afectivo, socialy cognitivo del niño, además de favorecer el vínculo y cuidado de los padres, que se sienten más segurosEste trabalho tem como objetivo caracterizar a intervenção terapêutica ocupacional para a estimulação precose do desenvolvimento de bebês entre 0 e 2 anos de idade, considerando-se o contexto da hospitalização. Trata-se de um relato de experiência vivenciada em um Hospital Escola terciário, no interior do estado de São Paulo. O programa de estimulação precoce do serviço de Terapia Ocupacional (TO) está estruturado em 4 etapas: 1) verificação da eletividade da criança; 2) Interação com o cuidadodr para esclarecimentos e suporte; 3) intervenção, propriamente dita com a criança; 4) organização do bebê no leito e despedida. A atuação da TO na estimulação precoce no contexto da hospitalização contribui para o desenvolvimento sensorial, motor, afetivo, social e cognitivo da criança, além de favorecer o vínculo e cuidado dos pais, que se sentem mais seguros
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: TOG: revista terapia ocupacional Galicia
- ISSN: 1885-527X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 16, [11] p., 2012
-
ABNT
RAFAINI, Paola Gomes da Cunha et al. Estimulación temprana en enfermería pediátrica: el papel del terapeuta ocupacional. TOG: revista terapia ocupacional Galicia, v. 9, n. 16, p. [11] , 2012Tradução . . Disponível em: http://www.revistatog.com/num16/pdfs/original7.pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Rafaini, P. G. da C., Pacciulio, A. M., Panúncio-Pinto, M. P., & Pfeifer, L. I. (2012). Estimulación temprana en enfermería pediátrica: el papel del terapeuta ocupacional. TOG: revista terapia ocupacional Galicia, 9( 16), [11] . Recuperado de http://www.revistatog.com/num16/pdfs/original7.pdf -
NLM
Rafaini PG da C, Pacciulio AM, Panúncio-Pinto MP, Pfeifer LI. Estimulación temprana en enfermería pediátrica: el papel del terapeuta ocupacional [Internet]. TOG: revista terapia ocupacional Galicia. 2012 ; 9( 16): [11] .[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.revistatog.com/num16/pdfs/original7.pdf -
Vancouver
Rafaini PG da C, Pacciulio AM, Panúncio-Pinto MP, Pfeifer LI. Estimulación temprana en enfermería pediátrica: el papel del terapeuta ocupacional [Internet]. TOG: revista terapia ocupacional Galicia. 2012 ; 9( 16): [11] .[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.revistatog.com/num16/pdfs/original7.pdf - Preliminary study for validation of adolescents' occupational performance evaluation protocol in the areas of instrumental activities of dally living, leisure and social participation
- Estratégias de ensino-aprendizagem em terapia ocupacional: a arte como recurso pedagógico
- Ações de acadêmicos de terapia ocupacional com crianças institucionalizadas: a contação de histórias como estratégia
- Atividades de lazer, jogos e brincadeiras como estratégia de intervenção junto à cuidadores
- Estimulação precoce em enfermaria pediátrica: a atuação do terapeuta ocupacional
- O brincar de crianças pré-escolares moradoras de áreas de alta vulnerabilidade social
- Limitações funcionais na artrogripose congênita múltipla: relato de caso
- Escolha de programas de televisão de crianças escolares: influência de gênero e sócio-economia
- O estágio em terapia ocupacional na atenção à infância e adolescência: aspectos da intervenção do terapeuta ocupacional com crianças vitimizadas
- A terapia ocupacional na educação infantil: contribuindo com o desenvolvimento de crianças através do brincar
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas