Caracterização dos pais de bebês com deficiência auditiva atendidos no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (2013)
- Authors:
- USP affiliated authors: JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB ; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB ; BEVILACQUA, MARIA CECILIA - FOB ; YAMADA, MIDORI OTAKE - HRAC
- Unidades: FOB; HRAC
- Subjects: IMPLANTE DA CÓCLEA; CRIANÇAS; PAIS
- Language: Português
- Abstract: Introdução: Profissionais que atuam na audiologia pediátrica devem estar preparados para atender além dos bebês, os pais. O impacto causado pelo diagnóstico da surdez, pela necessidade do uso do aparelho de amplificação sonora individual e do implante coclear faz com que a família enfrente desafios únicos. Ao decorrer de cada etapa desde a avaliação até a cirurgia de implante coclear, inúmeras reações podem ser geradas. Objetivos: Caracterizar os pais de bebês no processo de diagnóstico e preparo para cirurgia de implante coclear quanto: às reações dos pais frente ao comportamento auditivo apresentado pelo bebê, às expectativas, ao estado emocional dos pais e à dinâmica familiar. Métodos: Participaram os pais de 13 bebês com deficiência auditiva neurossensorial, bilateralmente, de grau severo e/ou profundo com indicação de cirurgia de implante coclear. Foram coletados dados dos prontuários relacionados aos atendimentos fonoaudiológicos, psicológicos e do serviço social, no processo diagnóstico e preparo cirúrgico. Os dados foram categorizados. Foi realizada análise estatística descritiva. Resultados: O estado emocional dos casais durante o processo diagnóstico foi de: negação, choque, medo, fragilidade, nervosismo, estresse, calma, atitude realista e motivação. Não houve diferença entre às reações apresentadas pelos pais e pelas mães (p=0,330). A dinâmica familiar predominante foi a com barreiras leves (53,8%) e expectativas de diagnóstico (46,1%). No preparo, o estado emocional apresentado pelos casais foi de: calma, atitude realista frente à deficiência auditiva, motivação e resistência. Não houve diferenças entre as reações apresentadas pelos pais e pelas mães (p=0,330)Comparando-se essas categorias no processo diagnóstico e preparo cirúrgico houve diferença entre as reações de calma e motivação para a habilitação (p 0,05), dinâmica familiar (facilitadora 92,3%) e expectativas (cirurgia de implante coclear 100%). Conclusão: Os casais demonstraram inúmeros estágios emocionais que os levaram à atitude de aceitar a deficiência auditiva dos seus filhos como algo real. Aceitaram a dificuldade como algo inevitável e, de uma maneira realista, motivados a intervir na habilitação de seus filhos
- Imprenta:
- Publisher: São Paulo
- Publisher place: Academia Brasileira de Audiologia
- Date published: 2013
- Source:
- Título do periódico: Anais Científicos
- ISSN: 1983-179X
- Conference titles: Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
ANTONIO, Fernanda de Lourdes et al. Caracterização dos pais de bebês com deficiência auditiva atendidos no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. 2013, Anais.. Academia Brasileira de Audiologia: São Paulo, 2013. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Antonio, F. de L., Moret, A. L. M., Yamada, M. O., Moret, A. L. M., & Bevilacqua, M. C. (2013). Caracterização dos pais de bebês com deficiência auditiva atendidos no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. In Anais Científicos. Academia Brasileira de Audiologia: São Paulo. -
NLM
Antonio F de L, Moret ALM, Yamada MO, Moret ALM, Bevilacqua MC. Caracterização dos pais de bebês com deficiência auditiva atendidos no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. Anais Científicos. 2013 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Antonio F de L, Moret ALM, Yamada MO, Moret ALM, Bevilacqua MC. Caracterização dos pais de bebês com deficiência auditiva atendidos no programa de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. Anais Científicos. 2013 ;[citado 2024 set. 25 ] - Desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças de 0 aos 5 anos
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