O monitoramento da vacinação de escolares: a experiência acadêmica de uma intervenção intersetorial (2008)
- Autores:
- Autor USP: FARIA, LILIAM SALDANHA - EE
- Unidade: EE
- Assuntos: VACINAÇÃO; SAÚDE DA CRIANÇA; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: O programa de vacinação no município de São Paulo, um dos mais tradicionais na atenção básica em saúde, tem sofrido sucessivos incrementos. Destaca-se a introdução da vacinação da hepatite B, a partir de 2001, para população menor de 20 anos e, desde 2004, o reforço da vacina SCR aos 4-6 anos e a troca da idade de aplicação do 2º reforço da vacina contra poliomielite e DTP de 4-6 anos. A partir da parceria entre a Universidade e o serviço de saúde, através da disciplina A Enfermagem em Saúde Coletiva e as doenças transmissíveis, o estudo objetivou: criar experiência pedagógica em enfermagem junto a alunos do 4º ano do curso de graduação de enfermagem da EEUSP e monitorar a situação vacinal de escolares nos equipamentos de ensino da área de abrangência da UBS Jd D'Abril, São Paulo. Metodologia: realizou-se, de março a abril de 2008, investigação da situação vacinal dos alunos de 2ª a 8ª séries na EMEF e na EMEI, vacinação dos alunos com atrasos e com autorização dos responsáveis na EMEF; encaminhamento de alunos da EMEI para a vacinação na UBS; registro de informações em instrumento elaborado (nome, idade, série, vacinas atrasadas) em cada equipamento social. Os graduandos fizeram a leitura de todas as cadernetas de vacinação dos escolares da EMEI totalizando 404, dessas, 139 não havia iniciado o segundo reforço de Sabin e DTP e o reforço de SCR aos 4 anos. Ao serem informados sobre essa possibilidade, até o momento, 21 pais compareceram à UBS para atualizar avacinação das crianças. Através do registro das vacinas lidas e aplicadas na UBS, estruturou-se um monitoramento permanente, entre os dois serviços. Na EMEF, os graduandos realizaram oficinas de sensibilização sobre vacinação, nas salas de aula, o que facilitou a abordagem dos escolares para vacinação, a partir do vínculo de confiança, e ofereceu maior instrumentalização aos alunos de enfermagem. Até o momento, leram-se 173 cadernetas de vacinação dos 345 alunos matriculados de 2ª a 4ª séries, 61 receberam vacinação na escola, sendo dessas, 47 reforços dde SCR e 19 de dT. Conclui-se que o trabalho intersetorial ampliou o vínculo entre os serviços e a comunidade, criou estrutura para um monitoramento da vacinação na região, além de proporcionar aos alunos de enfermagem o desenvolvimento da habilidade na vacinação em diferentes contextos, para além da sala de vacina, na perspectiva da saúde coletiva
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Trabalhos
- Nome do evento: Simpósio Pró-Saúde USP
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ABNT
FARIA, Liliam Saldanha et al. O monitoramento da vacinação de escolares: a experiência acadêmica de uma intervenção intersetorial. 2008, Anais.. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: http://www.pro-saude.hu.usp.br/trabalhos_final.aspx. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Faria, L. S., Ishikawa, Y., Araujo, N. V. D. 'A. L. de, Viana, A. G. N., & Guimarães, M. A. (2008). O monitoramento da vacinação de escolares: a experiência acadêmica de uma intervenção intersetorial. In Trabalhos. São Paulo: USP. Recuperado de http://www.pro-saude.hu.usp.br/trabalhos_final.aspx -
NLM
Faria LS, Ishikawa Y, Araujo NVD'AL de, Viana AGN, Guimarães MA. O monitoramento da vacinação de escolares: a experiência acadêmica de uma intervenção intersetorial [Internet]. Trabalhos. 2008 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.pro-saude.hu.usp.br/trabalhos_final.aspx -
Vancouver
Faria LS, Ishikawa Y, Araujo NVD'AL de, Viana AGN, Guimarães MA. O monitoramento da vacinação de escolares: a experiência acadêmica de uma intervenção intersetorial [Internet]. Trabalhos. 2008 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.pro-saude.hu.usp.br/trabalhos_final.aspx - As práticas de vigilância na supervisão técnica de saúde do Butantã - São Paulo (SP): perspectivas para o alcance da vigilância à saúde
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