Análise do perfil educacional, do desempenho acadêmico e da valorização à iniciação científica (2008)
- Autores:
- Autores USP: PERES, ARSENIO SALES - FOB ; PERES, SÍLVIA HELENA DE CARVALHO SALES - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: ENSINO SUPERIOR; ODONTOLOGIA; PESQUISA CIENTÍFICA; CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
- Idioma: Português
- Resumo: O currículo deve expressar o posicionamento da universidade diante de seu papel social, dos conceitos de saúde e da educação, sendo distribuído em disciplinas básicas, clínicas e de extensão. Este estudo objetivou analisar o desempenho para o ingresso no curso de odontologia e associá-lo ao desempenho nos quatro anos do curso de odontologia, buscando retratar o perfil formativo. A amostra foi constituída por registros de egressos do curso de Odontologia de uma instituição pública, no período de 2001 a 2005 (n=250), sendo excluídos os alunos transferidos de outras IES e alunos desistentes do curso, totalizando 244 registros. A coleta de dados pautou-se no posicionamento do aluno em seu ingresso na instituição e no desempenho durante o curso de odontologia, nas diferentes atividades básicas, clínicas e de extensão. A análise estatística foi descritiva e analítica, sendo adotada a correlação de Pearson entre ingresso na faculdade e desempenho nas disciplinas, adotou-se o nível de significância de 5%. As disciplinas básicas (p=0,001) e as clínicas (p=0,026) houve associação significativa, enquanto para as de extensão não foi demonstrada a associação (p>0,05) em relação ao ingresso no curso de odontologia. Os resultados permitem afirmar que as disciplinas básicas e clínicas parecem estar relacionadas ao processo de ensinoaprendizagem e as de extensão pautadas especialmente na experiência de vida dos acadêmicos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Brazilian Oral Research
- ISSN: 1806-8324
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 22, p. 28 , res. PEn018 , Sept. 2008. Supplement 1
- Nome do evento: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO
-
ABNT
YAMAUCHI, Shigeru et al. Análise do perfil educacional, do desempenho acadêmico e da valorização à iniciação científica. Brazilian Oral Research. São Paulo: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 set. 2024. , 2008 -
APA
Yamauchi, S., Sales-Peres, A. C., Alves, P. H. M., Giannotti, A. M., Yamamoto, A., Sales-Peres, A., et al. (2008). Análise do perfil educacional, do desempenho acadêmico e da valorização à iniciação científica. Brazilian Oral Research. São Paulo: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Yamauchi S, Sales-Peres AC, Alves PHM, Giannotti AM, Yamamoto A, Sales-Peres A, Moura PG, Sales-Peres SH de C. Análise do perfil educacional, do desempenho acadêmico e da valorização à iniciação científica. Brazilian Oral Research. 2008 ; 22 28 .[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Yamauchi S, Sales-Peres AC, Alves PHM, Giannotti AM, Yamamoto A, Sales-Peres A, Moura PG, Sales-Peres SH de C. Análise do perfil educacional, do desempenho acadêmico e da valorização à iniciação científica. Brazilian Oral Research. 2008 ; 22 28 .[citado 2024 set. 19 ] - Bancos de dentes humanos: captação, processamento e disposição de órgãos dentários nas instituições de ensino superior
- Protetores bucais: a melhor proteção contra os traumatismos dentais
- Controle químico do biofilme bacteriano
- Lesões bucais relacionada ao estresse
- Conhecimento da população em relação à doação do orgão dentário
- Estado nutricional e cárie dentária em adolescentes, residentes em Maputo, Moçambique
- Estratificação social de uma região brasileira para aplicação de recursos de marketing em odontologia de saúde pública
- Avaliação da condição periodontal em adolescentes de 12 e 15 anos de idade
- Orientação pedagógica para a reorientação da Formação Profissional em Saúde PRÓ-SAÚDE, em IES pública
- Iatrogenia odontológica: modalidade culposa, excludente de ilicitude ou caso fortuito
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas