Avaliação do impacto da medida de desempenho no equivalente veicular de caminhões (2007)
- Autores:
- Autor USP: CUNHA, ANDRÉ LUIZ BARBOSA NUNES DA - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: STT
- Assuntos: TRÁFEGO RODOVIÁRIO (SIMULAÇÃO); CAMINHÕES; ALGORITMOS GENÉTICOS
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa avaliou o efeito do uso de uma medida de desempenho alternativa à densidade no cálculo dos fatores de equivalência para caminhões típicos em rodovias de pista dupla do estado de São Paulo. A medida de desempenho investigada foi a velocidade dos automóveis e os fatores de equivalência foram calculados pelo método do equivalente médio, que considera mais de um tipo de caminhão na corrente de tráfego, representa melhor a interação entre caminhões e permite o uso de simulação de tráfego para determinação dos equivalentes. Como este método de cálculo considera uma composição fixa de caminhões, o tráfego de caminhões em rodovias paulistas de pista dupla foi caracterizado em função de dois aspectos: (1) o fluxo veicular em dias úteis típicos e (2) o desempenho das configurações de caminhões, a partir da relação massa/potência. O modelo de simulação utilizado nesta pesquisa foi o CORSIM, o mesmo modelo usado no HCM-2000. Para tanto, o CORSIM foi calibrado para as condições observadas em rodovias paulistas de pista dupla. A calibração foi realizada em duas etapas, ambas baseadas em algoritmos genéticos: a primeira etapa focou no modelo de locomoção dos caminhões, resultando erros médios da ordem de 5%; a segunda visou à lógica de car-following, que define o comportamento dos motoristas. A versão calibrada do CORSIM para as condições paulistas apresentou erros médios de 6,32% na calibração e de 6,58% na validação. Os equivalentes veiculares foram calculados paradiferentes magnitudes de greides, comprimentos de rampas, porcentagens de caminhões, velocidade de fluxo livre e níveis de serviço, tanto para a velocidade dos automóveis como para a densidade. Como resultado final, observou-se que o uso da velocidade dos automóveis como medida de desempenho implica em equivalentes veiculares muito elevados. Desta forma, a capacidade de tráfego e o nível de serviço estimado utilizando estes equivalentes foram piores do que utilizando os equivalentes veiculares obtidos com a densidade como medida de desempenho
- Imprenta:
- Local: São Carlos
- Data de publicação: 2007
- Data da defesa: 11.10.2007
-
ABNT
CUNHA, André Luiz Barbosa Nunes da. Avaliação do impacto da medida de desempenho no equivalente veicular de caminhões. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-27112007-094400/. Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Cunha, A. L. B. N. da. (2007). Avaliação do impacto da medida de desempenho no equivalente veicular de caminhões (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-27112007-094400/ -
NLM
Cunha ALBN da. Avaliação do impacto da medida de desempenho no equivalente veicular de caminhões [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-27112007-094400/ -
Vancouver
Cunha ALBN da. Avaliação do impacto da medida de desempenho no equivalente veicular de caminhões [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-27112007-094400/ - Analysis of no-passing zones to assess the level of service on two-lane rural highways in Brazil
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