Grupo de estimulação infantil: proposta de atuação conjunta (2005)
- Autores:
- Autor USP: VITTO, LUCIANA PAULA MAXIMINO DE - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO; FONOAUDIOLOGIA
- Idioma: Português
- Resumo: O desenvolvimento da linguagem da criança ocorre de forma gradual, sendo constantemente influenciada pelas interações que a mesma estabelece com o meio em que vive, sendo em primeiro momento, a família, responsável por estas interações. A proposta foi desenvolvida de agosto a dezembro de 2003, totalizando 32 encontros, sendo, 16 com as crianças e 16 com os familiares, realizados semanalmente, com duração de sessenta minutos. Foram selecionadas 5 crianças, três do gênero masculino e duas do feminino, com idades entre 2 e 3 anos, com queixa de atraso de linguagem. Como critérios de seleção para inclusão no grupo ressaltamos a ausência de comprometimentos auditivos, motores e neurológicos, visando a homogeneidade deste quanto a caracterização das alterações fonoaudiológicas. O grupo dos pais foi composto, em sua maioria, por mães e algumas avós que tinham contato freqüente com as crianças. Como metodologia, os atendimentos eram realizados simultaneamente, buscando correlacionar os conteúdos abordados em ambos os grupos, para que os familiares tivessem conhecimento do que foi trabalhado, com o objetivo de dar continuidade em casa da melhor forma possível. Os tópicos enfocados englobaram temas específicos do desenvolvimento normal da linguagem, estimulação da linguagem, escola, entre outros. De modo geral, foi observada boa interação tanto no grupo formado pelas crianças como no dos familiares. Em relação à linguagem oral, todos os pacientes evoluíramnos aspectos pragmático e semântico, com destaque de uma criança do sexo feminino, 2 anos e 9 meses. Quanto ao aspecto sintático-semântico, duas crianças (uma de 2 anos e 7 meses e outra de 3 anos) tiveram evolução satisfatória. Quanto ao aspecto fonético-fonológico, três dos cinco, demonstraram maior evolução.Verificamos com este estudo, a eficiência da terapia realizada em grupo, juntamente com orientações realizadas aos pais.
- Imprenta:
- Local: Santos, SP
- Data de publicação: 2005
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
SILVA, Luciana e NOBRE, Taís Lima e DE VITTO, Luciana Paula Maximino. Grupo de estimulação infantil: proposta de atuação conjunta. 2005, Anais.. Santos, SP: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2005. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Silva, L., Nobre, T. L., & De Vitto, L. P. M. (2005). Grupo de estimulação infantil: proposta de atuação conjunta. In Anais. Santos, SP: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Silva L, Nobre TL, De Vitto LPM. Grupo de estimulação infantil: proposta de atuação conjunta. Anais. 2005 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Silva L, Nobre TL, De Vitto LPM. Grupo de estimulação infantil: proposta de atuação conjunta. Anais. 2005 ;[citado 2024 set. 25 ] - Relação entre hábitos orais deletérios e a apneia obstrutiva do sono
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