Estudo comparativo da variabilidade operante em animais e humanos como estratégia de ensino de AEC (2002)
- Authors:
- Autor USP: HUNZIKER, MARIA HELENA LEITE - IP
- Unidade: IP
- Subjects: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL; COMPORTAMENTO ANIMAL; RATOS
- Language: Português
- Abstract: A variabilidade do comportamento pode ser função de diferentes condições, dentre elas o seu reforçamento. O presente estudo foi desenvolvido dentro da disciplina Psicologia Experimental I, ministrada a alunos do 1º semestre de graduação em Psicologia na USP, com o objetivo de utilizar o estudo da variabilidade operante como um instrumento de ensino da Análise Experimental do Comportamento. Através dessa investigação os alunos deveriam verificar se: 1) a variabilidade operante pode ocorrer em diferentes graus como função da contingência em vigor; 2) verificar se a sensibilidade a essa manipulação da contingência atinge igualmente animais e humanos. Foram utilizados como sujeitos estudantes universitários e ratos Wistar, cada um submetido apenas a um dos tratamentos descritos. A unidade comportamental básica foi a sequência de 4 respostas emitidas sobre dois operanda, sendo a diferença na composição dessas seqüências a variável dependente mensurada. Foram utilizadas as seguintes contigências: a) LAG "n" ("n"=2, 4, 6 ou 8, de forma que a seqüência, para ser reforçada, deveria diferir das 2, 3, 6 ou 8 seqüências anteriores, respectivamente); b) reforçamento dependente da freqüência (RDF), sendo maior a probabilidade de reforçamento de uma seqüência quanto menos frequentemente ela tivesse sido emitida; c)acoplamento (ACO), que liberava a mesma distribuição de reforços da obtida sob cada uma das contingências anteriores. A resposta consistiu em pressionar as teclas Q ou P do computador (humanos) ou pressão a duas barras, direita esquerda (animais). O reforço consistiu na indicação sonora e visual de acerto, computado como pontos ganhos que se somavam até o final da sessão (humanos) ou na libração de água (animais). Ao final da sessão, era perguntado aos estudantes o que eles faziam que produzia o acerto.Os resultados indicaram, para animais e humanos, que: a) a variabilidade foi maior sob LAG e RDF do que sob ACO; b) aumento do "n" do LAG produziu maior variabilidade comportamental; c) a contigência RDF reduziu níveis de variação maiores e mais estáveis que em LAG. Houve diferenças entre animais e humanos principalmente quanto ao grau de variação obtido em ACO, sendo que os estudantes variaram nessa condição mais que os animais. As respostas dos estudantes à pergunta feita indicaram que não foram capazes de descrever a contingência em vigor. Esses resultados mostraram graus de variabilidade como função das contingências manipuladas, possibilitando aos alunos a discussão de: a) o reforçamento como um processo básico comum às diferente espécies (coerente com a perspectiva selecionista); b: o reforçamento como um processo que pode gerar grande variação comportamental; c) a grande sensibilidade dos organismos a pequenas variações das contingências de reforçamento; d) o reforçamento independente de processos de "consciência" sobre a contingência em vigor. Os alunos responderam experimentalmente a diversas questões sobre o comportamento, confirmando que processos simples podem gerar comportamentos complexos. Apoio CPPq (processo nº 52361/95-8)
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Programa e Resumos
- Conference titles: Congresso Interno do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Comportamento
-
ABNT
HUNZIKER, Maria Helena Leite et al. Estudo comparativo da variabilidade operante em animais e humanos como estratégia de ensino de AEC. 2002, Anais.. São Paulo: ICB/SBIB, 2002. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Hunziker, M. H. L., Yamada, M. T., Manfré, F. N., Ferreira, C. C., & Lee Quen,. (2002). Estudo comparativo da variabilidade operante em animais e humanos como estratégia de ensino de AEC. In Programa e Resumos. São Paulo: ICB/SBIB. -
NLM
Hunziker MHL, Yamada MT, Manfré FN, Ferreira CC, Lee Quen. Estudo comparativo da variabilidade operante em animais e humanos como estratégia de ensino de AEC. Programa e Resumos. 2002 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Hunziker MHL, Yamada MT, Manfré FN, Ferreira CC, Lee Quen. Estudo comparativo da variabilidade operante em animais e humanos como estratégia de ensino de AEC. Programa e Resumos. 2002 ;[citado 2024 set. 19 ] - Comparação entre dois modelos experimentais de depressão: desamparo aprendido e chronic mild stress
- Investigação longitudinal sobre o desamapro aprendido testados sob reforço negativo e positivo, envolvendo controle de estímulos
- Considerações sobre o papel das ciências comportamentais nas políticas de enfrentamento à Covid-19
- Sensibilidade do efeito de interferencia de longa duracao ao tratamento cronico e agudo com imipramina em ratos
- Efeito do diazepan sobre o comportamento discriminativo de ratos
- Uso de animais em estudos de processos psicológicos: uma estratégia ultrapassada?
- Um olhar crítico sobre o estudo do desamparo aprendido
- Estudo comparativo da variabilidade operante em animais e humanos: efeitos de contingências e história de reforçamento
- Desamparo aprendido e imunização com diferentes respostas de fuga
- Variabilidade comportamental em humanos: efeitos de regras e contingências
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas