Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola (1999)
- Autor:
- Autor USP: MARTURANO, EDNA MARIA - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.1590/s0102-37721999000200006
- Subjects: APRENDIZAGEM; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; FAMÍLIA (PSICOLOGIA)
- Language: Português
- Abstract: Recursos do ambiente familiar, que favorecem o desempenho escolar, incluem materiais educacionais a envolvimento parental. Realizou-se um estudo com o objetivo de investigar esses recursos em uma amostra clínica de 100 crianças, encaminhadas pordificuldades na aprendizagem escolar. Os dados foram coletados durante entrevista com a mãe, por meio de um roteiro para sondagem de recursos a circunstâncias adversas. À criança era solicitado um texto a partir de um desenho. A análiseestatística incluiu análise de regressão, correlação a comparação entre médias de subgrupos constituídos segundo idade, atraso escolar a desempenho na escrita. Os resultados indicaram que o nível de elaboração da escrita está positivamenteassociado à disponibilidade de livros e brinquedos, enquanto o atraso escolar está negativamente associado à organização das rotinas e à diversidade de atividades compartilhadas com os pais. Circunstâncias adversas têm associação positiva comatraso. Os resultados são discutidos quanto à sua aplicabilidade em programas de orientação psicopedagógica às famílias
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Psicologia : Teoria e prática
- ISSN: 0102-3772
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. 2, p. 135-142, 1999
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MARTURANO, Edna Maria. Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola. Psicologia : Teoria e prática, v. 15, n. 2, p. 135-142, 1999Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-37721999000200006. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Marturano, E. M. (1999). Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola. Psicologia : Teoria e prática, 15( 2), 135-142. doi:10.1590/s0102-37721999000200006 -
NLM
Marturano EM. Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola [Internet]. Psicologia : Teoria e prática. 1999 ; 15( 2): 135-142.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-37721999000200006 -
Vancouver
Marturano EM. Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola [Internet]. Psicologia : Teoria e prática. 1999 ; 15( 2): 135-142.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0102-37721999000200006 - A qualidade da interação positiva e da consistência parental na sua relação com problemas do comportamentos de pré-escolares
- Dificuldades escolares e o percurso da meninice à adolescência
- Problemas de aprendizagem um estudo de seguimento
- Solução de problemas interpessoais em crianças com dificuldades de aprendizagem e de comportamento
- Habilidades de solução de problemas interpessoais em crianças com dificuldades de aprendizagem que apresentam ou não sinais de hiperatividade
- Desenvolvimento e nível de independência nas atividades de vida diária da criança de 4 a 8 anos portadoras de diferentes transtornos
- Caracterizacao da clientela e dos servicos junto ao centro de estudos assessoria e orientacao educativa dante moreira leite-ceao-unesp-araraquara (no periodo de 1981 a 1994)
- O ensino da habilidade de resolução de problemas interpessoais em uma classe de ensino fundamental
- Caracterizacao da clientela de um servico de psicopedagogia quanto a aspectos de seu ambiente de desenvolvimento
- Comportamento de alunos percebidos pela professora como os mais adiantados e como os mais atrasados
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0102-37721999000200006 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas