Pobreza e linguagem oral: as crianças do Jardim Piratininga (1992)
- Autores:
- Autor USP: SAWAYA, SANDRA MARIA - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Assuntos: CRIANCA (SOCIOLOGIA); POBREZA (SOCIOLOGIA); LINGUAGEM (PSICOLOGIA); INTERAÇÃO INTERPESSOAL; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: Verifica a tese que criancas das classes pobres sao portadoras de deficiencia de linguagem devido a pobreza de seu ambiente verbal, da precariedade da linguagem dos adultos e de sua relacao verbal com os filhos. Realiza a pesquisa no jardim piratininga, na periferia de sao paulo. Forma grupos de brincadeiras com criancas de 3 a 9 anos, com um nucleo constante de 14 criancas de 8 familias moradoras no local, com as quais conversa e visita. Os encontros acontecem 2 ou 3 vezes por semana com duracao media de 3 horas, entre abril de 1990 e maio de 1991. Constata a complexidade com que as criancas se utilizam da linguagem verbal: e atraves dela que conquistam seu lugar no mundo dos adultos e expressam suas vivencias. Atraves de interacoes verbais muito ricas, do recurso a musicas populares, folcloricas e metaforas, da narrativa dos acontecimentos no bairro e da expressao verbal de suas fantasias e temores, as criancas se constituem como porta-vozes e como memoria viva e coletiva do bairro. Conclui que a questao da linguagem pela crianca tida como deficiente verbal tem mais a ver com os contextos em que a relacao com o interlocutor se da e passa pelas relacoes de poder, pela relacao dominador/dominado dos diferentes segmentos, que nao dao chance a essas pessoas de expressarem aquilo de que sao capazes
- Imprenta:
- Data da defesa: 26.11.1992
-
ABNT
SAWAYA, Sandra Maria. Pobreza e linguagem oral: as crianças do Jardim Piratininga. 1992. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Sawaya, S. M. (1992). Pobreza e linguagem oral: as crianças do Jardim Piratininga (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Sawaya SM. Pobreza e linguagem oral: as crianças do Jardim Piratininga. 1992 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Sawaya SM. Pobreza e linguagem oral: as crianças do Jardim Piratininga. 1992 ;[citado 2024 set. 19 ] - Avaliacao do projeto - alfabetizacao: teoria e pratica - see / fae
- Memorial
- Desnutrição e baixo rendimento escolar: contribuições críticas
- Sujeitos, normas e práticas de leitura e escrita: a cultura escolar e a psicologia
- A desmitificação de que a aquisição da habilidade de ler e escrever por si só promove desenvolvimento mental
- Narrativas orais e experiencia
- Pobreza e linguagem oral
- Práticas de leitura e escrita entre crianças na pobreza urbana
- Cooperação Internacional e a Psicologia na Educação: a história de um projeto de cooperação em "psicologia do ensino"
- As queixas escolares e as contribuições da psicologia na educação e na saúde
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas