Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas (2013)
- Authors:
- Autor USP: SOUZA, MARILENE PROENCA REBELLO DE - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/s1413-85572013000100002
- Subjects: POLÍTICAS PÚBLICAS; ORIENTAÇÃO VOCACIONAL; ESCOLAS
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa insere-se na discussão relativa à inserção de psicólogos na Educação Básica, visando contribuir para a construção de políticas públicas em uma perspectiva histórico-crítica. Considerou-se fundamental analisar proposições legislativas que versam sobre a inserção do psicólogo neste campo, buscando desvelar como a Psicologia se faz presente e quais demandas sociais reivindicam a presença desses profissionais na Educação. Realizou-se pesquisa documental nos sites do Congresso Nacional, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Câmara Municipal de São Paulo que resultou na análise de 31 proposituras legislativas. Nota-se que a expectativa que se tem sobre a atuação de psicólogos na Educação permanece predominantemente focada no indivíduo, com viés clínico e vinculada a uma concepção instrumental de Educação. Constata-se, portanto, a necessidade de ampliarmos ações junto às representações legislativas e à sociedade, em geral, que possibilitem a elaboração de proposições condizentes com o compromisso ético-político firmado pela área da Psicologia Escolar e Educacional na Educação Básica
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- Título do periódico: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, n. 1, p. 15-24, 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
PASQUALINI, Mariana Guimarães e SOUZA, Marilene Proença Rebello de e LIMA, Cáritas Portilho. Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 1, p. 15-24, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-85572013000100002. Acesso em: 27 jul. 2024. -
APA
Pasqualini, M. G., Souza, M. P. R. de, & Lima, C. P. (2013). Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 17( 1), 15-24. doi:10.1590/s1413-85572013000100002 -
NLM
Pasqualini MG, Souza MPR de, Lima CP. Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas [Internet]. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 2013 ; 17( 1): 15-24.[citado 2024 jul. 27 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-85572013000100002 -
Vancouver
Pasqualini MG, Souza MPR de, Lima CP. Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas [Internet]. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 2013 ; 17( 1): 15-24.[citado 2024 jul. 27 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-85572013000100002 - O impacto das grandes obras e a violação de direitos humanos de crianças e adolescentes
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Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-85572013000100002 (Fonte: oaDOI API)
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