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  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM, VOCABULÁRIO, LEXICOLOGIA, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA MATERNA

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      BARUEL, Fernanda Rodrigues. O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aula. 2024. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/. Acesso em: 19 nov. 2024.
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      Baruel, F. R. (2024). O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aula (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/
    • NLM

      Baruel FR. O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aula [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/
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      Baruel FR. O desenvolvimento da competência lexical no componente curricular Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental: documentos norteadores da Educação Básica no Brasil, livros didáticos e proposta de aplicação em sala de aula [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08102024-111214/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: ENTONAÇÃO, ESQUIZOFRENIA, LÍNGUA PORTUGUESA, PROSÓDIA

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      JORGE, Ana Cristina Aparecida. Análise da percepção da prosódia afetiva de pacientes com esquizofrenia. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082024-151806/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Jorge, A. C. A. (2024). Análise da percepção da prosódia afetiva de pacientes com esquizofrenia (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082024-151806/
    • NLM

      Jorge ACA. Análise da percepção da prosódia afetiva de pacientes com esquizofrenia [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082024-151806/
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      Jorge ACA. Análise da percepção da prosódia afetiva de pacientes com esquizofrenia [Internet]. 2024 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082024-151806/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: CIÊNCIA, SUPER-HERÓIS, ARTIGO, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO FUNDAMENTAL, DISCURSO

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    • ABNT

      ARAUJO, Vanessa dos Santos. Artigo de divulgação científica: uma proposta didática de língua portuguesa. 2023. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-23052023-095942/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Araujo, V. dos S. (2023). Artigo de divulgação científica: uma proposta didática de língua portuguesa (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-23052023-095942/
    • NLM

      Araujo V dos S. Artigo de divulgação científica: uma proposta didática de língua portuguesa [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-23052023-095942/
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      Araujo V dos S. Artigo de divulgação científica: uma proposta didática de língua portuguesa [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-23052023-095942/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, ESTUDANTES ESTRANGEIROS, IMAGEM, LÍNGUA

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      ALMEIDA, Selma Regina Olla Paes de. Análise das políticas de internacionalização da Universidade de São Paulo e da realidade linguística dos estudantes estrangeiros: quais imagens de língua circulam nos espaços acadêmicos?. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-09102023-145725/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Almeida, S. R. O. P. de. (2023). Análise das políticas de internacionalização da Universidade de São Paulo e da realidade linguística dos estudantes estrangeiros: quais imagens de língua circulam nos espaços acadêmicos? (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-09102023-145725/
    • NLM

      Almeida SROP de. Análise das políticas de internacionalização da Universidade de São Paulo e da realidade linguística dos estudantes estrangeiros: quais imagens de língua circulam nos espaços acadêmicos? [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-09102023-145725/
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      Almeida SROP de. Análise das políticas de internacionalização da Universidade de São Paulo e da realidade linguística dos estudantes estrangeiros: quais imagens de língua circulam nos espaços acadêmicos? [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-09102023-145725/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: ENTONAÇÃO, FONOLOGIA, PROSÓDIA, GUINEENSES, LÍNGUA PORTUGUESA

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      BRAGA, Gabriela. A prosódia do guineense (kriol) e do português falado na Guiné-Bissau: análise de tipos frásicos. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-22112023-155220/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Braga, G. (2023). A prosódia do guineense (kriol) e do português falado na Guiné-Bissau: análise de tipos frásicos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-22112023-155220/
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      Braga G. A prosódia do guineense (kriol) e do português falado na Guiné-Bissau: análise de tipos frásicos [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-22112023-155220/
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      Braga G. A prosódia do guineense (kriol) e do português falado na Guiné-Bissau: análise de tipos frásicos [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-22112023-155220/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: LINGUÍSTICA COGNITIVA, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, BILINGUISMO, LÍNGUA DE HERANÇA, LÍNGUA JAPONESA, LÍNGUA PORTUGUESA, MIGRAÇÃO

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      KOMATSU, Patricia Elisa Kuniko Kondo. Migração circular como fator de manutenção das línguas de herança entre descendentes de japoneses. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27032024-161713/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Komatsu, P. E. K. K. (2023). Migração circular como fator de manutenção das línguas de herança entre descendentes de japoneses (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27032024-161713/
    • NLM

      Komatsu PEKK. Migração circular como fator de manutenção das línguas de herança entre descendentes de japoneses [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27032024-161713/
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      Komatsu PEKK. Migração circular como fator de manutenção das línguas de herança entre descendentes de japoneses [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27032024-161713/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: ATITUDES, LINGUÍSTICA, FRONTEIRAS, LÍNGUAS EM CONTATO, LÍNGUA PORTUGUESA

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      BERGAMINI, Claudia. Crenças e atitudes linguísticas a partir da visão de docentes e não docentes sobre o Portunhol em Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (Argentina). 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26092023-121949/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Bergamini, C. (2023). Crenças e atitudes linguísticas a partir da visão de docentes e não docentes sobre o Portunhol em Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (Argentina) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26092023-121949/
    • NLM

      Bergamini C. Crenças e atitudes linguísticas a partir da visão de docentes e não docentes sobre o Portunhol em Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (Argentina) [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26092023-121949/
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      Bergamini C. Crenças e atitudes linguísticas a partir da visão de docentes e não docentes sobre o Portunhol em Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (Argentina) [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26092023-121949/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: PROSÓDIA, FONOLOGIA, LÍNGUA PORTUGUESA

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      SANTOS, Denise Rocha. Sândi externo no português do Libolo. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26092023-150100/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Santos, D. R. (2023). Sândi externo no português do Libolo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26092023-150100/
    • NLM

      Santos DR. Sândi externo no português do Libolo [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26092023-150100/
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      Santos DR. Sândi externo no português do Libolo [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26092023-150100/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, EUROPEUS, BRASILEIROS

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      PACHECO, Rafael Sicoli. Língua e norma: um estudo das ideias linguísticas presentes nas polêmicas de Cândido de Figueiredo. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-10112023-183848/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pacheco, R. S. (2023). Língua e norma: um estudo das ideias linguísticas presentes nas polêmicas de Cândido de Figueiredo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-10112023-183848/
    • NLM

      Pacheco RS. Língua e norma: um estudo das ideias linguísticas presentes nas polêmicas de Cândido de Figueiredo [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-10112023-183848/
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      Pacheco RS. Língua e norma: um estudo das ideias linguísticas presentes nas polêmicas de Cândido de Figueiredo [Internet]. 2023 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-10112023-183848/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, CAIPIRAS, LINGUÍSTICA

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      ZANOLI, Maria de Lurdes. O nheengatu de São Paulo (língua geral ou língua brasílica): para uma reconstrução da área linguística das capitanias de São Vicente e de São Paulo. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-06102022-104640/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Zanoli, M. de L. (2022). O nheengatu de São Paulo (língua geral ou língua brasílica): para uma reconstrução da área linguística das capitanias de São Vicente e de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-06102022-104640/
    • NLM

      Zanoli M de L. O nheengatu de São Paulo (língua geral ou língua brasílica): para uma reconstrução da área linguística das capitanias de São Vicente e de São Paulo [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-06102022-104640/
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      Zanoli M de L. O nheengatu de São Paulo (língua geral ou língua brasílica): para uma reconstrução da área linguística das capitanias de São Vicente e de São Paulo [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-06102022-104640/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: ANTROPOLOGIA, LÍNGUA DE HERANÇA, LÍNGUA PORTUGUESA, LINGUÍSTICA COGNITIVA, FUNCIONALISMO, PSICOLOGIA COGNITIVA

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      GUERRA, Alexandre Yuri Ribeiro. Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16062023-120504/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Guerra, A. Y. R. (2022). Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16062023-120504/
    • NLM

      Guerra AYR. Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16062023-120504/
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      Guerra AYR. Estratégias adotadas em ambiente familiar no ensino e manutenção do português como LH em contexto pandêmico [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16062023-120504/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, ABSTRAÇÃO

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    • ABNT

      GOMES, Thamires Rodrigues. Emoldurando experiências: gerúndio como construção de tempos e de espaços em variedades do Português. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03102022-213700/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Gomes, T. R. (2022). Emoldurando experiências: gerúndio como construção de tempos e de espaços em variedades do Português (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03102022-213700/
    • NLM

      Gomes TR. Emoldurando experiências: gerúndio como construção de tempos e de espaços em variedades do Português [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03102022-213700/
    • Vancouver

      Gomes TR. Emoldurando experiências: gerúndio como construção de tempos e de espaços em variedades do Português [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-03102022-213700/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO, CANÇÃO, LÉXICO

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    • ABNT

      ALVES, Rubens Pereira da Silva. Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa. 2022. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-06102022-140947/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Alves, R. P. da S. (2022). Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-06102022-140947/
    • NLM

      Alves RP da S. Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-06102022-140947/
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      Alves RP da S. Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-06102022-140947/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: FONÉTICA, FONOLOGIA, PROCESSOS FONOLÓGICOS, LÍNGUA PORTUGUESA

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    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BALDUINO, Amanda Macedo. Fonologia do português de São Tomé e Príncipe. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04102022-155344/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Balduino, A. M. (2022). Fonologia do português de São Tomé e Príncipe (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04102022-155344/
    • NLM

      Balduino AM. Fonologia do português de São Tomé e Príncipe [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04102022-155344/
    • Vancouver

      Balduino AM. Fonologia do português de São Tomé e Príncipe [Internet]. 2022 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04102022-155344/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: ANÁLISE DO DISCURSO, ARGUMENTAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, LIVRO DIDÁTICO

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    • ABNT

      MORAES, Renata Lara de. Artigo de opinião em livros didáticos do Ensino Fundamental: mudanças e permanências. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27052022-184247/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Moraes, R. L. de. (2021). Artigo de opinião em livros didáticos do Ensino Fundamental: mudanças e permanências (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27052022-184247/
    • NLM

      Moraes RL de. Artigo de opinião em livros didáticos do Ensino Fundamental: mudanças e permanências [Internet]. 2021 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27052022-184247/
    • Vancouver

      Moraes RL de. Artigo de opinião em livros didáticos do Ensino Fundamental: mudanças e permanências [Internet]. 2021 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27052022-184247/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: APRENDIZAGEM, BILINGUISMO, CHOQUE, CULTURA, GLOBALIZAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA

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    • ABNT

      EIRÓ, Jessiléia Guimarães. O processo de aquisição-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) por falantes bilíngues/plurilíngues em contexto de imersão. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16102020-151901/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Eiró, J. G. (2020). O processo de aquisição-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) por falantes bilíngues/plurilíngues em contexto de imersão (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16102020-151901/
    • NLM

      Eiró JG. O processo de aquisição-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) por falantes bilíngues/plurilíngues em contexto de imersão [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16102020-151901/
    • Vancouver

      Eiró JG. O processo de aquisição-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA) por falantes bilíngues/plurilíngues em contexto de imersão [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-16102020-151901/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: LINGUÍSTICA APLICADA, ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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    • ABNT

      DINIZ, André Monteiro. Interculturalidade e formação de professores em curso de imersão para o Celpe-Bras. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-28052020-184420/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Diniz, A. M. (2020). Interculturalidade e formação de professores em curso de imersão para o Celpe-Bras (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-28052020-184420/
    • NLM

      Diniz AM. Interculturalidade e formação de professores em curso de imersão para o Celpe-Bras [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-28052020-184420/
    • Vancouver

      Diniz AM. Interculturalidade e formação de professores em curso de imersão para o Celpe-Bras [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-28052020-184420/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: MEMÓRIA, DISCURSO, DOCUMENTOS OFICIAIS, POLÍTICA LINGUÍSTICA, LÍNGUA PORTUGUESA, SURDO

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    • ABNT

      BENTES, Rita de Nazareth Souza. A política linguística nos documentos oficiais de orientação didática de língua portuguesa para surdos entre 1979 e 2010: arquitetônica, memória e discurso. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-17072020-154447/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Bentes, R. de N. S. (2020). A política linguística nos documentos oficiais de orientação didática de língua portuguesa para surdos entre 1979 e 2010: arquitetônica, memória e discurso (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-17072020-154447/
    • NLM

      Bentes R de NS. A política linguística nos documentos oficiais de orientação didática de língua portuguesa para surdos entre 1979 e 2010: arquitetônica, memória e discurso [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-17072020-154447/
    • Vancouver

      Bentes R de NS. A política linguística nos documentos oficiais de orientação didática de língua portuguesa para surdos entre 1979 e 2010: arquitetônica, memória e discurso [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-17072020-154447/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: PORTUGUÊS DO BRASIL, LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUTOS, SAÚDE, TERMINOLOGIA

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      RIBEIRO, Pâmela Teixeira. Análise da variação terminológica entre o Português Europeu e o Português Brasileiro: o caso dos produtos para saúde. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08012021-234524/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Ribeiro, P. T. (2020). Análise da variação terminológica entre o Português Europeu e o Português Brasileiro: o caso dos produtos para saúde (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08012021-234524/
    • NLM

      Ribeiro PT. Análise da variação terminológica entre o Português Europeu e o Português Brasileiro: o caso dos produtos para saúde [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08012021-234524/
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      Ribeiro PT. Análise da variação terminológica entre o Português Europeu e o Português Brasileiro: o caso dos produtos para saúde [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08012021-234524/
  • Unidade: FFLCH

    Assuntos: AUTOR (DIREITO PENAL), CAMPO LEXICAL, EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, ESCRITA, LEITURA, LEXICOLOGIA, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, POESIA

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      MELO, Katia. Drummond e as flores da resistência: campos léxico-semânticos na criação poética em sala de aula. 2020. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-15062020-112611/. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Melo, K. (2020). Drummond e as flores da resistência: campos léxico-semânticos na criação poética em sala de aula (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-15062020-112611/
    • NLM

      Melo K. Drummond e as flores da resistência: campos léxico-semânticos na criação poética em sala de aula [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-15062020-112611/
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      Melo K. Drummond e as flores da resistência: campos léxico-semânticos na criação poética em sala de aula [Internet]. 2020 ;[citado 2024 nov. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-15062020-112611/

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