Filtros : "PEDAGOGIA" "2018" Removido: "2005" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: FAU

    Subjects: ARQUITETURA, APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA, MÉTODOS DE ENSINO, QUALIDADE DE VIDA, UNIVERSIDADE, PEDAGOGIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BORBA, Isabel Maria de Melo. Ensino de arquitetura e urbanismo - UTFPR na prá¡tica. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-17012019-145820/. Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Borba, I. M. de M. (2018). Ensino de arquitetura e urbanismo - UTFPR na prá¡tica (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-17012019-145820/
    • NLM

      Borba IM de M. Ensino de arquitetura e urbanismo - UTFPR na prá¡tica [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-17012019-145820/
    • Vancouver

      Borba IM de M. Ensino de arquitetura e urbanismo - UTFPR na prá¡tica [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-17012019-145820/
  • Unidade: FFCLRP

    Subjects: PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO SUPERIOR

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LOPES, Nathana Maria Carvalho. Programas de pedagogia universitária em instituições de educação superior públicas. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-01102018-113154/. Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Lopes, N. M. C. (2018). Programas de pedagogia universitária em instituições de educação superior públicas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-01102018-113154/
    • NLM

      Lopes NMC. Programas de pedagogia universitária em instituições de educação superior públicas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-01102018-113154/
    • Vancouver

      Lopes NMC. Programas de pedagogia universitária em instituições de educação superior públicas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-01102018-113154/
  • Unidade: FE

    Subjects: PEDAGOGIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Henri Wallon: afetividade e construção do sujeito. . São Paulo: Segmento. . Acesso em: 07 ago. 2024. , 2018
    • APA

      Henri Wallon: afetividade e construção do sujeito. (2018). Henri Wallon: afetividade e construção do sujeito. São Paulo: Segmento.
    • NLM

      Henri Wallon: afetividade e construção do sujeito. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Henri Wallon: afetividade e construção do sujeito. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Estudos Avançados. Unidade: FE

    Subjects: MÉTODO PAULO FREIRE, ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PEDAGOGIA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BEISIEGEL, Celso de Rui. Prefácio para a reedição de Pedagogia do oprimeido, de Paulo Freire. Estudos Avançados, v. 32, n. 93, p. 13-24, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180027. Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Beisiegel, C. de R. (2018). Prefácio para a reedição de Pedagogia do oprimeido, de Paulo Freire. Estudos Avançados, 32( 93), 13-24. doi:10.5935/0103-4014.20180027
    • NLM

      Beisiegel C de R. Prefácio para a reedição de Pedagogia do oprimeido, de Paulo Freire [Internet]. Estudos Avançados. 2018 ; 32( 93): 13-24.[citado 2024 ago. 07 ] Available from: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180027
    • Vancouver

      Beisiegel C de R. Prefácio para a reedição de Pedagogia do oprimeido, de Paulo Freire [Internet]. Estudos Avançados. 2018 ; 32( 93): 13-24.[citado 2024 ago. 07 ] Available from: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180027
  • Source: Paulo Freire: a educação como ato político. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO POPULAR, PEDAGOGIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BEISIEGEL, Celso de Rui. A educação popular como leitura do mundo. Paulo Freire: a educação como ato político. Tradução . São Paulo: Segmento, 2018. . . Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Beisiegel, C. de R. (2018). A educação popular como leitura do mundo. In Paulo Freire: a educação como ato político. São Paulo: Segmento.
    • NLM

      Beisiegel C de R. A educação popular como leitura do mundo. In: Paulo Freire: a educação como ato político. São Paulo: Segmento; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Beisiegel C de R. A educação popular como leitura do mundo. In: Paulo Freire: a educação como ato político. São Paulo: Segmento; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. Unidade: FE

    Assunto: PEDAGOGIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SCHILLING, Flávia. Jorge Larrosa: pedagogia profana. Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. Tradução . Curitiba: CRV, 2018. . . Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Schilling, F. (2018). Jorge Larrosa: pedagogia profana. In Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. Curitiba: CRV.
    • NLM

      Schilling F. Jorge Larrosa: pedagogia profana. In: Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. Curitiba: CRV; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Schilling F. Jorge Larrosa: pedagogia profana. In: Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. Curitiba: CRV; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. Unidade: FE

    Subjects: PEDAGOGIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      REGO, Teresa Cristina. Resgate de ideias fundadoras [Introdução]. Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. São Paulo: Segmento. . Acesso em: 07 ago. 2024. , 2018
    • APA

      Rego, T. C. (2018). Resgate de ideias fundadoras [Introdução]. Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. São Paulo: Segmento.
    • NLM

      Rego TC. Resgate de ideias fundadoras [Introdução]. Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Rego TC. Resgate de ideias fundadoras [Introdução]. Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: PEDAGOGIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Paulo Freire: a educação como ato político. . São Paulo: Segmento. . Acesso em: 07 ago. 2024. , 2018
    • APA

      Paulo Freire: a educação como ato político. (2018). Paulo Freire: a educação como ato político. São Paulo: Segmento.
    • NLM

      Paulo Freire: a educação como ato político. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Paulo Freire: a educação como ato político. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Psicologia: relações com o contemporâneo. Unidade: IP

    Subjects: PSICOLOGIA, ESPIRITUALIDADE, PSICANÁLISE, PEDAGOGIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALTOBELLI, Cecília Célis Alvim et al. Psicologia e espiritualidade. Psicologia: relações com o contemporâneo. Tradução . São Paulo: Ideias e Letras, 2018. . . Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Altobelli, C. C. A., Silva, C. Y. G. da, Motta, I. F. da, & Silva, W. H. da. (2018). Psicologia e espiritualidade. In Psicologia: relações com o contemporâneo. São Paulo: Ideias e Letras.
    • NLM

      Altobelli CCA, Silva CYG da, Motta IF da, Silva WH da. Psicologia e espiritualidade. In: Psicologia: relações com o contemporâneo. São Paulo: Ideias e Letras; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Altobelli CCA, Silva CYG da, Motta IF da, Silva WH da. Psicologia e espiritualidade. In: Psicologia: relações com o contemporâneo. São Paulo: Ideias e Letras; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS), DIVERSIDADE SEXUAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOARES, Alexandre Gomes. A inserção de disciplinas de gênero em cursos de pedagogia de faculdades de educação: caminhos e desafios em três universidades federais em Minas Gerais. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06072018-112647/. Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Soares, A. G. (2018). A inserção de disciplinas de gênero em cursos de pedagogia de faculdades de educação: caminhos e desafios em três universidades federais em Minas Gerais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06072018-112647/
    • NLM

      Soares AG. A inserção de disciplinas de gênero em cursos de pedagogia de faculdades de educação: caminhos e desafios em três universidades federais em Minas Gerais [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06072018-112647/
    • Vancouver

      Soares AG. A inserção de disciplinas de gênero em cursos de pedagogia de faculdades de educação: caminhos e desafios em três universidades federais em Minas Gerais [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06072018-112647/
  • Unidade: FE

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CIÊNCIA, PEDAGOGIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MARKO, Gabriela. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122018-182319/. Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Marko, G. (2018). Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122018-182319/
    • NLM

      Marko G. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122018-182319/
    • Vancouver

      Marko G. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122018-182319/
  • Unidade: FE

    Subjects: PEDAGOGIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. . São Paulo: Segmento. . Acesso em: 07 ago. 2024. , 2018
    • APA

      Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. (2018). Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. São Paulo: Segmento.
    • NLM

      Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. Unidade: FE

    Subjects: PEDAGOGIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BOTO, Carlota. Intérprete da política e da infância. Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. Tradução . São Paulo: Segmento, 2018. . . Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Boto, C. (2018). Intérprete da política e da infância. In Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. São Paulo: Segmento.
    • NLM

      Boto C. Intérprete da política e da infância. In: Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. São Paulo: Segmento; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Boto C. Intérprete da política e da infância. In: Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. São Paulo: Segmento; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. Unidade: FE

    Subjects: PEDAGOGIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BOTO, Carlota. Do sujeito ao cidadão: pedagogia e política. Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. Tradução . São Paulo: Segmento, 2018. . . Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Boto, C. (2018). Do sujeito ao cidadão: pedagogia e política. In Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. São Paulo: Segmento.
    • NLM

      Boto C. Do sujeito ao cidadão: pedagogia e política. In: Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. São Paulo: Segmento; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Boto C. Do sujeito ao cidadão: pedagogia e política. In: Jean-Jacques Rousseau: os sentidos da educação. São Paulo: Segmento; 2018. [citado 2024 ago. 07 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA, CRIANÇAS, PEDAGOGIA, SOCIOLOGIA, DIREITO À EDUCAÇÃO, CULTURA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. . Curitiba: CRV. . Acesso em: 07 ago. 2024. , 2018
    • APA

      Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. (2018). Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. Curitiba: CRV.
    • NLM

      Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA, CRIANÇAS, PEDAGOGIA, SOCIOLOGIA, DIREITO À EDUCAÇÃO, CULTURA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      REGO, Teresa Cristina. Este livro é dedicado à apresentação.. [Apresentação]. Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. Curitiba: CRV. . Acesso em: 07 ago. 2024. , 2018
    • APA

      Rego, T. C. (2018). Este livro é dedicado à apresentação.. [Apresentação]. Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. Curitiba: CRV.
    • NLM

      Rego TC. Este livro é dedicado à apresentação.. [Apresentação]. Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Rego TC. Este livro é dedicado à apresentação.. [Apresentação]. Cultura e sociologia da infância: estudos contemporâneos. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. v. 34. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PEDAGOGIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NEIRA, Marcos Garcia. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. v. 34. Curitiba: CRV. . Acesso em: 07 ago. 2024. , 2018
    • APA

      Neira, M. G. (2018). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. v. 34. Curitiba: CRV.
    • NLM

      Neira MG. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. v. 34. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Neira MG. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. v. 34. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Lev Vygotsky: precursor da teoria histórico-cultural: a importância da cultura e da linguagem na constituição do psiquismo. Unidade: FE

    Subjects: PEDAGOGIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, BIOGRAFIAS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      REGO, Teresa Cristina. Cultura e psiquismo. [Introdução]. Lev Vygotsky: precursor da teoria histórico-cultural: a importância da cultura e da linguagem na constituição do psiquismo. São Paulo: Segmento. . Acesso em: 07 ago. 2024. , 2018
    • APA

      Rego, T. C. (2018). Cultura e psiquismo. [Introdução]. Lev Vygotsky: precursor da teoria histórico-cultural: a importância da cultura e da linguagem na constituição do psiquismo. São Paulo: Segmento.
    • NLM

      Rego TC. Cultura e psiquismo. [Introdução]. Lev Vygotsky: precursor da teoria histórico-cultural: a importância da cultura e da linguagem na constituição do psiquismo. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
    • Vancouver

      Rego TC. Cultura e psiquismo. [Introdução]. Lev Vygotsky: precursor da teoria histórico-cultural: a importância da cultura e da linguagem na constituição do psiquismo. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ]
  • Source: Revista de Ensino de Engenharia. Unidade: EP

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, PEDAGOGIA, ENGENHARIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    PrivadoAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COELHO, Luciana Guidon e GRIMONI, José Aquiles Baesso. A disciplina tecnologia de ensino de engenharia como opção de formação docente na Escola Politécncia da USP. Revista de Ensino de Engenharia, v. 37, n. 1, p. 36-43, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5935/2236-0158.20180004. Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Coelho, L. G., & Grimoni, J. A. B. (2018). A disciplina tecnologia de ensino de engenharia como opção de formação docente na Escola Politécncia da USP. Revista de Ensino de Engenharia, 37( 1), 36-43. doi:10.5935/2236-0158.20180004
    • NLM

      Coelho LG, Grimoni JAB. A disciplina tecnologia de ensino de engenharia como opção de formação docente na Escola Politécncia da USP [Internet]. Revista de Ensino de Engenharia. 2018 ; 37( 1): 36-43.[citado 2024 ago. 07 ] Available from: https://doi.org/10.5935/2236-0158.20180004
    • Vancouver

      Coelho LG, Grimoni JAB. A disciplina tecnologia de ensino de engenharia como opção de formação docente na Escola Politécncia da USP [Internet]. Revista de Ensino de Engenharia. 2018 ; 37( 1): 36-43.[citado 2024 ago. 07 ] Available from: https://doi.org/10.5935/2236-0158.20180004
  • Unidade: FE

    Subjects: CRECHES, BEBÊS, PEDAGOGIA, PARTICIPAÇÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GARCIA, Andréa Costa. Bebês e suas professoras no berçário: estudo de interações à luz de pedagogias participativas. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-152645/. Acesso em: 07 ago. 2024.
    • APA

      Garcia, A. C. (2018). Bebês e suas professoras no berçário: estudo de interações à luz de pedagogias participativas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-152645/
    • NLM

      Garcia AC. Bebês e suas professoras no berçário: estudo de interações à luz de pedagogias participativas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-152645/
    • Vancouver

      Garcia AC. Bebês e suas professoras no berçário: estudo de interações à luz de pedagogias participativas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 ago. 07 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18032019-152645/

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024