Filtros : "MÚSICA" "INDÚSTRIA FONOGRÁFICA" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Unidade: ECA

    Assuntos: MULHERES NA ARTE, MÚSICA, INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE DISCOS, RELAÇÕES DE GÊNERO, COMPOSIÇÃO MUSICAL, INTERPRETAÇÃO MUSICAL, CRIAÇÃO ARTÍSTICA, EDUCAÇÃO MUSICAL

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GUIMARÃES, Klissy Kely. Compositoras cantautoras no campo musical em Manaus: processos produtivos, representatividade e aprendizagens. 2025. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-134538. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Guimarães, K. K. (2025). Compositoras cantautoras no campo musical em Manaus: processos produtivos, representatividade e aprendizagens (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-134538
    • NLM

      Guimarães KK. Compositoras cantautoras no campo musical em Manaus: processos produtivos, representatividade e aprendizagens [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-134538
    • Vancouver

      Guimarães KK. Compositoras cantautoras no campo musical em Manaus: processos produtivos, representatividade e aprendizagens [Internet]. 2025 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2025.tde-01082025-134538
  • Unidade: ECA

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, GRAVADORAS, MÚSICA, MÚSICA INSTRUMENTAL, MÚSICA POPULAR

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MATOS, Amanda Pedrosa de. Sons de sobrevivência: a trajetória da gravadora Núcleo Contemporâneo. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-15082023-112249. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Matos, A. P. de. (2023). Sons de sobrevivência: a trajetória da gravadora Núcleo Contemporâneo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-15082023-112249
    • NLM

      Matos AP de. Sons de sobrevivência: a trajetória da gravadora Núcleo Contemporâneo [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-15082023-112249
    • Vancouver

      Matos AP de. Sons de sobrevivência: a trajetória da gravadora Núcleo Contemporâneo [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-15082023-112249
  • Unidade: ECA

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, PLATAFORMA DIGITAL, MÚSICA, PÚBLICO, PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GURGEL, Dani. Gatekeeping digital da música: proposta de modelo teórico e sua aplicação em Funk Brasileiro, Sertanejo, Forró e MPB. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19122023-160916. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Gurgel, D. (2023). Gatekeeping digital da música: proposta de modelo teórico e sua aplicação em Funk Brasileiro, Sertanejo, Forró e MPB (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19122023-160916
    • NLM

      Gurgel D. Gatekeeping digital da música: proposta de modelo teórico e sua aplicação em Funk Brasileiro, Sertanejo, Forró e MPB [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19122023-160916
    • Vancouver

      Gurgel D. Gatekeeping digital da música: proposta de modelo teórico e sua aplicação em Funk Brasileiro, Sertanejo, Forró e MPB [Internet]. 2023 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-19122023-160916
  • Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA, INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, MERCADO DE DISCOS

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FARACO, Felipe Berger. Música alternativa brasileira: análise de trajetórias. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-27032021-115334/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Faraco, F. B. (2020). Música alternativa brasileira: análise de trajetórias (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-27032021-115334/
    • NLM

      Faraco FB. Música alternativa brasileira: análise de trajetórias [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-27032021-115334/
    • Vancouver

      Faraco FB. Música alternativa brasileira: análise de trajetórias [Internet]. 2020 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-27032021-115334/
  • Fonte: Revista Eptic. Unidade: ECA

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, TECNOLOGIA MUSICAL, RÁDIO, MÚSICA, STREAMING

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VICENTE, Eduardo e KISCHINHEVSKY, Marcelo e DE MARCHI, Leonardo. A consolidação dos serviços de streaming e os desafios à diversidade musical no Brasil. Revista Eptic, v. 20, n. ja-abr. 2018, p. 25-42, 2018Tradução . . Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002916843.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Vicente, E., Kischinhevsky, M., & De Marchi, L. (2018). A consolidação dos serviços de streaming e os desafios à diversidade musical no Brasil. Revista Eptic, 20( ja-abr. 2018), 25-42. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002916843.pdf
    • NLM

      Vicente E, Kischinhevsky M, De Marchi L. A consolidação dos serviços de streaming e os desafios à diversidade musical no Brasil [Internet]. Revista Eptic. 2018 ;20( ja-abr. 2018): 25-42.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002916843.pdf
    • Vancouver

      Vicente E, Kischinhevsky M, De Marchi L. A consolidação dos serviços de streaming e os desafios à diversidade musical no Brasil [Internet]. Revista Eptic. 2018 ;20( ja-abr. 2018): 25-42.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002916843.pdf
  • Unidade: ECA

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, MERCADO DE DISCOS, PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE DISCOS, GRAVADORAS, MÚSICA, LITERATURA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DELFIM, Ana Paula Orlandi Mourão. Literatura e música: a trajetória da gravadora Festa (1955-1971). 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-22022019-145023/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Delfim, A. P. O. M. (2018). Literatura e música: a trajetória da gravadora Festa (1955-1971) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-22022019-145023/
    • NLM

      Delfim APOM. Literatura e música: a trajetória da gravadora Festa (1955-1971) [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-22022019-145023/
    • Vancouver

      Delfim APOM. Literatura e música: a trajetória da gravadora Festa (1955-1971) [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-22022019-145023/
  • Unidade: ECA

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, MERCADO DE DISCOS, PRODUÇÃO INDEPENDENTE DE DISCOS, INDÚSTRIA CULTURAL, MÍDIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO DIGITAL, VIDEOCLIPE, FOTOGRAFIA, PÚBLICO, FÃS, MÚSICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GURGEL, Dani. A imagem do músico em co-autoria com seu público: uma análise da produção amadora de imagens através da ótica de sete artistas independentes e seus fãs. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-12072018-163840/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Gurgel, D. (2018). A imagem do músico em co-autoria com seu público: uma análise da produção amadora de imagens através da ótica de sete artistas independentes e seus fãs (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-12072018-163840/
    • NLM

      Gurgel D. A imagem do músico em co-autoria com seu público: uma análise da produção amadora de imagens através da ótica de sete artistas independentes e seus fãs [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-12072018-163840/
    • Vancouver

      Gurgel D. A imagem do músico em co-autoria com seu público: uma análise da produção amadora de imagens através da ótica de sete artistas independentes e seus fãs [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-12072018-163840/
  • Fonte: Tecnologia & Cultura. Unidade: EP

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, MÚSICA, CADEIA PRODUTIVA

    PrivadoComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NAKANO, Davi Noboru. Mudanças e persistências na cadeia produtiva da industria fonográfica. Tecnologia & Cultura, v. 19, n. ja/ju 2017, p. 24-33, 2017Tradução . . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/959ea12c-4beb-49ea-ac47-fe450c00728d/Mudan%C3%A7as%20e%20persist%C3%AAncias%20na%20cadeia%20produtiva%20da%20industria%20fonogr%C3%A1fica.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Nakano, D. N. (2017). Mudanças e persistências na cadeia produtiva da industria fonográfica. Tecnologia & Cultura, 19( ja/ju 2017), 24-33. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/959ea12c-4beb-49ea-ac47-fe450c00728d/Mudan%C3%A7as%20e%20persist%C3%AAncias%20na%20cadeia%20produtiva%20da%20industria%20fonogr%C3%A1fica.pdf
    • NLM

      Nakano DN. Mudanças e persistências na cadeia produtiva da industria fonográfica [Internet]. Tecnologia & Cultura. 2017 ; 19( ja/ju 2017): 24-33.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/959ea12c-4beb-49ea-ac47-fe450c00728d/Mudan%C3%A7as%20e%20persist%C3%AAncias%20na%20cadeia%20produtiva%20da%20industria%20fonogr%C3%A1fica.pdf
    • Vancouver

      Nakano DN. Mudanças e persistências na cadeia produtiva da industria fonográfica [Internet]. Tecnologia & Cultura. 2017 ; 19( ja/ju 2017): 24-33.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/959ea12c-4beb-49ea-ac47-fe450c00728d/Mudan%C3%A7as%20e%20persist%C3%AAncias%20na%20cadeia%20produtiva%20da%20industria%20fonogr%C3%A1fica.pdf
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Encontro Anual da Compós. Unidade: ECA

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, TECNOLOGIA MUSICAL, RÁDIO, MÚSICA, STREAMING

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VICENTE, Eduardo e KISCHINHEVSKY, Marcelo e DE MARCHI, Leonardo. A consolidação dos serviços de streaming: reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à diversidade musical no Brasil. 2016, Anais.. Goiânia: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002794283.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Vicente, E., Kischinhevsky, M., & De Marchi, L. (2016). A consolidação dos serviços de streaming: reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à diversidade musical no Brasil. In Anais. Goiânia: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002794283.pdf
    • NLM

      Vicente E, Kischinhevsky M, De Marchi L. A consolidação dos serviços de streaming: reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à diversidade musical no Brasil [Internet]. Anais. 2016 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002794283.pdf
    • Vancouver

      Vicente E, Kischinhevsky M, De Marchi L. A consolidação dos serviços de streaming: reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à diversidade musical no Brasil [Internet]. Anais. 2016 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002794283.pdf
  • Fonte: Revista Fronteiras. Unidade: ECA

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, MODELO DE NEGÓCIO, MÚSICA, STREAMING

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      KISCHINHEVSKY, Marcelo e VICENTE, Eduardo e DE MARCHI, Leonardo. Em busca da música infinita: os serviços de streaming e os conflitos de interesse no mercado de conteúdos digitais. Revista Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 302-311, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.04. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Kischinhevsky, M., Vicente, E., & De Marchi, L. (2015). Em busca da música infinita: os serviços de streaming e os conflitos de interesse no mercado de conteúdos digitais. Revista Fronteiras, 17( 3), 302-311. doi:10.4013/fem.2015.173.04
    • NLM

      Kischinhevsky M, Vicente E, De Marchi L. Em busca da música infinita: os serviços de streaming e os conflitos de interesse no mercado de conteúdos digitais [Internet]. Revista Fronteiras. 2015 ; 17( 3): 302-311.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.04
    • Vancouver

      Kischinhevsky M, Vicente E, De Marchi L. Em busca da música infinita: os serviços de streaming e os conflitos de interesse no mercado de conteúdos digitais [Internet]. Revista Fronteiras. 2015 ; 17( 3): 302-311.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://doi.org/10.4013/fem.2015.173.04
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Encontro Nacional COMPÓS. Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA, INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, RÁDIO, MODELO DE NEGÓCIO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      KISCHINHEVSKY, Marcelo e VICENTE, Eduardo e DE MARCHI, Leonardo. Música infinita: serviços de streaming como espaços híbridos de comunicação e consumo musical. 2015, Anais.. Brasília: Compós, 2015. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002735674.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Kischinhevsky, M., Vicente, E., & De Marchi, L. (2015). Música infinita: serviços de streaming como espaços híbridos de comunicação e consumo musical. In Anais. Brasília: Compós. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002735674.pdf
    • NLM

      Kischinhevsky M, Vicente E, De Marchi L. Música infinita: serviços de streaming como espaços híbridos de comunicação e consumo musical [Internet]. Anais. 2015 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002735674.pdf
    • Vancouver

      Kischinhevsky M, Vicente E, De Marchi L. Música infinita: serviços de streaming como espaços híbridos de comunicação e consumo musical [Internet]. Anais. 2015 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002735674.pdf
  • Fonte: Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social: as contribuições da engenharia de produção. Nome do evento: Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. Unidade: EP

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, MÚSICA, INTERNET, REDES MULTIMÍDIA

    PrivadoComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALMEIDA, Thiago Lobão de e NAKANO, Davi Noboru. Apresentação dos modelos de governança da rede produtiva da indústria da música antes e depois do advento da Internet. 2012, Anais.. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2012. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/cce94fa3-66d2-42fa-ac7c-d94f98db4af6/Nakano-2012-Apresentacao.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Almeida, T. L. de, & Nakano, D. N. (2012). Apresentação dos modelos de governança da rede produtiva da indústria da música antes e depois do advento da Internet. In Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social: as contribuições da engenharia de produção. Rio de Janeiro: ABEPRO. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/cce94fa3-66d2-42fa-ac7c-d94f98db4af6/Nakano-2012-Apresentacao.pdf
    • NLM

      Almeida TL de, Nakano DN. Apresentação dos modelos de governança da rede produtiva da indústria da música antes e depois do advento da Internet [Internet]. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social: as contribuições da engenharia de produção. 2012 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/cce94fa3-66d2-42fa-ac7c-d94f98db4af6/Nakano-2012-Apresentacao.pdf
    • Vancouver

      Almeida TL de, Nakano DN. Apresentação dos modelos de governança da rede produtiva da indústria da música antes e depois do advento da Internet [Internet]. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social: as contribuições da engenharia de produção. 2012 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/cce94fa3-66d2-42fa-ac7c-d94f98db4af6/Nakano-2012-Apresentacao.pdf
  • Fonte: Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos mediáticos. Unidade: EP

    Assuntos: INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, MÚSICA, INTERNET, REDES MULTIMÍDIA

    PrivadoComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALMEIDA, Thiago Lobão de e NAKANO, Davi Noboru. Avaliação dos modelos de governança da cadeia da indústria fonográfica pré e pós-Internet. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos mediáticos, v. 1, n. 2, p. 22-31, 2012Tradução . . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/5602acdc-dfed-4610-a8d0-b02156cd99c3/Nakano-2013-Avaliacao.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Almeida, T. L. de, & Nakano, D. N. (2012). Avaliação dos modelos de governança da cadeia da indústria fonográfica pré e pós-Internet. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos mediáticos, 1( 2), 22-31. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/5602acdc-dfed-4610-a8d0-b02156cd99c3/Nakano-2013-Avaliacao.pdf
    • NLM

      Almeida TL de, Nakano DN. Avaliação dos modelos de governança da cadeia da indústria fonográfica pré e pós-Internet [Internet]. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos mediáticos. 2012 ;1( 2): 22-31.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/5602acdc-dfed-4610-a8d0-b02156cd99c3/Nakano-2013-Avaliacao.pdf
    • Vancouver

      Almeida TL de, Nakano DN. Avaliação dos modelos de governança da cadeia da indústria fonográfica pré e pós-Internet [Internet]. Novos olhares : revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos mediáticos. 2012 ;1( 2): 22-31.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/5602acdc-dfed-4610-a8d0-b02156cd99c3/Nakano-2013-Avaliacao.pdf
  • Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA, INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VICENTE, Eduardo. Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90. 2002. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. . Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Vicente, E. (2002). Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90 (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Vicente E. Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90. 2002 ;[citado 2025 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Vicente E. Música e disco no Brasil: a trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90. 2002 ;[citado 2025 nov. 15 ]

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2025