Filtros : "MATEMÁTICA" "Brolezzi, Antonio Carlos" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Unidade: IME

    Assuntos: SOFTWARES, GEOMETRIA, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AMORIM, Arlis dos Santos. Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos. 2022. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-27012023-114625/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Amorim, A. dos S. (2022). Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-27012023-114625/
    • NLM

      Amorim A dos S. Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-27012023-114625/
    • Vancouver

      Amorim A dos S. Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos [Internet]. 2022 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-27012023-114625/
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Rodrigo Batista de e BROLEZZI, Antonio Carlos. O currículo de matemática no Estado de São Paulo (2008): uma construção histórica. 2019, Anais.. São Paulo: IME-USP, 2019. Disponível em: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/MPEM/ebook_MPEM_2019_completo_15.04.2019.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Oliveira, R. B. de, & Brolezzi, A. C. (2019). O currículo de matemática no Estado de São Paulo (2008): uma construção histórica. In Anais. São Paulo: IME-USP. Recuperado de https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/MPEM/ebook_MPEM_2019_completo_15.04.2019.pdf
    • NLM

      Oliveira RB de, Brolezzi AC. O currículo de matemática no Estado de São Paulo (2008): uma construção histórica [Internet]. Anais. 2019 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/MPEM/ebook_MPEM_2019_completo_15.04.2019.pdf
    • Vancouver

      Oliveira RB de, Brolezzi AC. O currículo de matemática no Estado de São Paulo (2008): uma construção histórica [Internet]. Anais. 2019 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/MPEM/ebook_MPEM_2019_completo_15.04.2019.pdf
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, GEOMETRIA, DESENHO GEOMÉTRICO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SEERBAN, Ricardo Separovic. Construções dos Elementos na educação básica. 2018. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-04062019-160325/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Seerban, R. S. (2018). Construções dos Elementos na educação básica (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-04062019-160325/
    • NLM

      Seerban RS. Construções dos Elementos na educação básica [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-04062019-160325/
    • Vancouver

      Seerban RS. Construções dos Elementos na educação básica [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-04062019-160325/
  • Unidade: IME

    Assunto: MATEMÁTICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 4. . São Paulo: IME-USP. Disponível em: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/textos_4*C2*BA_encontro.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025. , 2018
    • APA

      Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 4. (2018). Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 4. São Paulo: IME-USP. Recuperado de https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/textos_4*C2*BA_encontro.pdf
    • NLM

      Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 4 [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/textos_4*C2*BA_encontro.pdf
    • Vancouver

      Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 4 [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/textos_4*C2*BA_encontro.pdf
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NASCIMENTO, Roney Lima do. Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II . 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24042018-124328/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Nascimento, R. L. do. (2018). Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II  (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24042018-124328/
    • NLM

      Nascimento RL do. Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II  [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24042018-124328/
    • Vancouver

      Nascimento RL do. Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II  [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24042018-124328/
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Rodrigo Batista de. O currículo de Matemática no estado de São Paulo (2008): uma construção histórica. 2018. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-10052019-131243/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Oliveira, R. B. de. (2018). O currículo de Matemática no estado de São Paulo (2008): uma construção histórica (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-10052019-131243/
    • NLM

      Oliveira RB de. O currículo de Matemática no estado de São Paulo (2008): uma construção histórica [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-10052019-131243/
    • Vancouver

      Oliveira RB de. O currículo de Matemática no estado de São Paulo (2008): uma construção histórica [Internet]. 2018 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-10052019-131243/
  • Unidade: IME

    Assuntos: ENSINO MÉDIO, RACIOCÍNIO, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CAMPOS, Rodrigo Ruiz. Argumentação e demonstração dos alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins. 2017. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062018-213641/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Campos, R. R. (2017). Argumentação e demonstração dos alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062018-213641/
    • NLM

      Campos RR. Argumentação e demonstração dos alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062018-213641/
    • Vancouver

      Campos RR. Argumentação e demonstração dos alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062018-213641/
  • Unidade: IME

    Assunto: MATEMÁTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 3. . São Paulo: IME-USP. Disponível em: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/Textos_3o_Encontro.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025. , 2017
    • APA

      Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 3. (2017). Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 3. São Paulo: IME-USP. Recuperado de https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/Textos_3o_Encontro.pdf
    • NLM

      Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 3 [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/Textos_3o_Encontro.pdf
    • Vancouver

      Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, 3 [Internet]. 2017 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/Textos_3o_Encontro.pdf
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, COMBINATÓRIA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TREVIZAN, Wanessa Aparecida e BROLEZZI, Antonio Carlos. Como ensinar análise combinatória. . São Paulo: Livraria da Física. . Acesso em: 15 nov. 2025. , 2016
    • APA

      Trevizan, W. A., & Brolezzi, A. C. (2016). Como ensinar análise combinatória. São Paulo: Livraria da Física.
    • NLM

      Trevizan WA, Brolezzi AC. Como ensinar análise combinatória. 2016 ;[citado 2025 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Trevizan WA, Brolezzi AC. Como ensinar análise combinatória. 2016 ;[citado 2025 nov. 15 ]
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BROLEZZI, Antonio Carlos. Empatia e história da matemática. . São Paulo: Livraria da Física. . Acesso em: 15 nov. 2025. , 2015
    • APA

      Brolezzi, A. C. (2015). Empatia e história da matemática. São Paulo: Livraria da Física.
    • NLM

      Brolezzi AC. Empatia e história da matemática. 2015 ;[citado 2025 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Brolezzi AC. Empatia e história da matemática. 2015 ;[citado 2025 nov. 15 ]
  • Fonte: Educação Matemática Pesquisa. Unidade: IME

    Assuntos: EDUCAÇÃO, ENSINO, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BROLEZZI, Antonio Carlos. Criatividade, empatia e imaginação em Vigotski: ideias para trabalhar com resolução de problemas em matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 4, p. 791-815, 2015Tradução . . Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20296/pdf. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Brolezzi, A. C. (2015). Criatividade, empatia e imaginação em Vigotski: ideias para trabalhar com resolução de problemas em matemática. Educação Matemática Pesquisa, 17( 4), 791-815. Recuperado de http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20296/pdf
    • NLM

      Brolezzi AC. Criatividade, empatia e imaginação em Vigotski: ideias para trabalhar com resolução de problemas em matemática [Internet]. Educação Matemática Pesquisa. 2015 ; 17( 4): 791-815.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20296/pdf
    • Vancouver

      Brolezzi AC. Criatividade, empatia e imaginação em Vigotski: ideias para trabalhar com resolução de problemas em matemática [Internet]. Educação Matemática Pesquisa. 2015 ; 17( 4): 791-815.[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20296/pdf
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRÁTICA DE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BROLEZZI, Antonio Carlos. A arte de contar: história da matemática e educação matemática. . São Paulo: Livraria da Física. . Acesso em: 15 nov. 2025. , 2014
    • APA

      Brolezzi, A. C. (2014). A arte de contar: história da matemática e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física.
    • NLM

      Brolezzi AC. A arte de contar: história da matemática e educação matemática. 2014 ;[citado 2025 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Brolezzi AC. A arte de contar: história da matemática e educação matemática. 2014 ;[citado 2025 nov. 15 ]
  • Fonte: AUN - Agência Universitária de Notícias. Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BROLEZZI, Antonio Carlos. Professor de matemática busca formas criativas de resolver problemas. [Depoimento a Victoria Salemi]. AUN - Agência Universitária de Notícias. São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=5992&ed=1052&f=19. Acesso em: 15 nov. 2025. , 2014
    • APA

      Brolezzi, A. C. (2014). Professor de matemática busca formas criativas de resolver problemas. [Depoimento a Victoria Salemi]. AUN - Agência Universitária de Notícias. São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=5992&ed=1052&f=19
    • NLM

      Brolezzi AC. Professor de matemática busca formas criativas de resolver problemas. [Depoimento a Victoria Salemi] [Internet]. AUN - Agência Universitária de Notícias. 2014 ;(03 ju 2014):[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=5992&ed=1052&f=19
    • Vancouver

      Brolezzi AC. Professor de matemática busca formas criativas de resolver problemas. [Depoimento a Victoria Salemi] [Internet]. AUN - Agência Universitária de Notícias. 2014 ;(03 ju 2014):[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=5992&ed=1052&f=19
  • Fonte: Revista Espaço Aberto. Unidade: IME

    Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BROLEZZI, Antonio Carlos. Criatividade para resolução de problemas. [Depoimento a Cinderela Caldeira]. Revista Espaço Aberto. São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=criatividade-para-a-resolucao-de-problemas. Acesso em: 15 nov. 2025. , 2014
    • APA

      Brolezzi, A. C. (2014). Criatividade para resolução de problemas. [Depoimento a Cinderela Caldeira]. Revista Espaço Aberto. São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=criatividade-para-a-resolucao-de-problemas
    • NLM

      Brolezzi AC. Criatividade para resolução de problemas. [Depoimento a Cinderela Caldeira] [Internet]. Revista Espaço Aberto. 2014 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=criatividade-para-a-resolucao-de-problemas
    • Vancouver

      Brolezzi AC. Criatividade para resolução de problemas. [Depoimento a Cinderela Caldeira] [Internet]. Revista Espaço Aberto. 2014 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=criatividade-para-a-resolucao-de-problemas
  • Unidade: FE

    Assuntos: MATEMÁTICA, MILITARISMO, ENGENHARIA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RIBEIRO, Dulcyene Maria. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638/. Acesso em: 15 nov. 2025.
    • APA

      Ribeiro, D. M. (2009). A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638/
    • NLM

      Ribeiro DM. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638/
    • Vancouver

      Ribeiro DM. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638/
  • Unidade: IME

    Assuntos: MATEMÁTICA, HISTÓRIA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: resumos do SPHEM: possibilidades de diálogos. . São Paulo: IME-USP. . Acesso em: 15 nov. 2025. , 2005
    • APA

      Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: resumos do SPHEM: possibilidades de diálogos. (2005). Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: resumos do SPHEM: possibilidades de diálogos. São Paulo: IME-USP.
    • NLM

      Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: resumos do SPHEM: possibilidades de diálogos. 2005 ;[citado 2025 nov. 15 ]
    • Vancouver

      Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: resumos do SPHEM: possibilidades de diálogos. 2005 ;[citado 2025 nov. 15 ]
  • Unidade: FE

    Assuntos: MATEMÁTICA, HISTÓRIA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: possibilidades de diálogos: resumos. . São Paulo: IME-USP. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~sphem/documentos/sphem-resumos_mesas.pdf. Acesso em: 15 nov. 2025. , 2005
    • APA

      Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: possibilidades de diálogos: resumos. (2005). Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: possibilidades de diálogos: resumos. São Paulo: IME-USP. Recuperado de http://www.ime.usp.br/~sphem/documentos/sphem-resumos_mesas.pdf
    • NLM

      Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: possibilidades de diálogos: resumos [Internet]. 2005 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.ime.usp.br/~sphem/documentos/sphem-resumos_mesas.pdf
    • Vancouver

      Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1: possibilidades de diálogos: resumos [Internet]. 2005 ;[citado 2025 nov. 15 ] Available from: http://www.ime.usp.br/~sphem/documentos/sphem-resumos_mesas.pdf

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2025