Filtros : "QUÍMICA" "ENSINO SUPERIOR" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Source: Canal do YouTube do Instituto de Química de São Carlos. Conference titles: Workshop de Integração de Novos Docentes. Unidade: IQSC

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA, INTEGRAÇÃO

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LIMA, Fabio Henrique Barros de et al. Workshop de integração dos novos docentes – V WIND. Canal do YouTube do Instituto de Química de São Carlos. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ibRTwHNJ4gs. Acesso em: 04 dez. 2025. , 2025
    • APA

      Lima, F. H. B. de, Varela, H., Vieira, L. H., Oliveira Filho, A. G. S. de, & Roveda Junior, A. C. (2025). Workshop de integração dos novos docentes – V WIND. Canal do YouTube do Instituto de Química de São Carlos. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=ibRTwHNJ4gs
    • NLM

      Lima FHB de, Varela H, Vieira LH, Oliveira Filho AGS de, Roveda Junior AC. Workshop de integração dos novos docentes – V WIND [Internet]. Canal do YouTube do Instituto de Química de São Carlos. 2025 ;( 26 ju2025):[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.youtube.com/watch?v=ibRTwHNJ4gs
    • Vancouver

      Lima FHB de, Varela H, Vieira LH, Oliveira Filho AGS de, Roveda Junior AC. Workshop de integração dos novos docentes – V WIND [Internet]. Canal do YouTube do Instituto de Química de São Carlos. 2025 ;( 26 ju2025):[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.youtube.com/watch?v=ibRTwHNJ4gs
  • Source: Instituto de Química de São Carlos. Unidade: IQSC

    Subjects: RECEPÇÃO, ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VARELA, Hamilton e SOUZA, Fernanda de Lourdes. Semana de Recepção do IQSC: acolhida aos calouros apresenta oportunidades e celebra histórias vitoriosas de aprovação na USP. Instituto de Química de São Carlos. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/4685c431-260d-4583-a9fb-750c049a602e/P21792.pdf. Acesso em: 04 dez. 2025. , 2025
    • APA

      Varela, H., & Souza, F. de L. (2025). Semana de Recepção do IQSC: acolhida aos calouros apresenta oportunidades e celebra histórias vitoriosas de aprovação na USP. Instituto de Química de São Carlos. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/4685c431-260d-4583-a9fb-750c049a602e/P21792.pdf
    • NLM

      Varela H, Souza F de L. Semana de Recepção do IQSC: acolhida aos calouros apresenta oportunidades e celebra histórias vitoriosas de aprovação na USP [Internet]. Instituto de Química de São Carlos. 2025 ;28 fe2025[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/4685c431-260d-4583-a9fb-750c049a602e/P21792.pdf
    • Vancouver

      Varela H, Souza F de L. Semana de Recepção do IQSC: acolhida aos calouros apresenta oportunidades e celebra histórias vitoriosas de aprovação na USP [Internet]. Instituto de Química de São Carlos. 2025 ;28 fe2025[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/4685c431-260d-4583-a9fb-750c049a602e/P21792.pdf
  • Source: Resumos. Conference titles: Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Unidade: IQSC

    Subjects: QUÍMICA, PÓS-GRADUAÇÃO, ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, ENSINO SUPERIOR

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TESSARO, Geraldo Novaes e PEREZ, Joelma. Diagrama heurístico como instrumento avaliativo de práticas experimentais na disciplina de Laboratório de Físico-química. 2025, Anais.. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos IQSC, 2025. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/6b13d10e-df4b-4f0c-8853-08a8dbbdcfc4/P21822.pdf. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Tessaro, G. N., & Perez, J. (2025). Diagrama heurístico como instrumento avaliativo de práticas experimentais na disciplina de Laboratório de Físico-química. In Resumos. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos IQSC. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/6b13d10e-df4b-4f0c-8853-08a8dbbdcfc4/P21822.pdf
    • NLM

      Tessaro GN, Perez J. Diagrama heurístico como instrumento avaliativo de práticas experimentais na disciplina de Laboratório de Físico-química [Internet]. Resumos. 2025 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/6b13d10e-df4b-4f0c-8853-08a8dbbdcfc4/P21822.pdf
    • Vancouver

      Tessaro GN, Perez J. Diagrama heurístico como instrumento avaliativo de práticas experimentais na disciplina de Laboratório de Físico-química [Internet]. Resumos. 2025 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/6b13d10e-df4b-4f0c-8853-08a8dbbdcfc4/P21822.pdf
    GDS 04. Quality education
  • Source: Anais. Conference titles: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química/RASBQ. Unidade: IQ

    Subjects: DESIGUALDADES, QUÍMICA, ENSINO SUPERIOR, CLUSTERS

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DEL MANTO, Dante Martins Barroso e MARSON, Guilherme Andrade. Manifestações das desigualdades nas olimpíadas científicas: a Olimpíada de Química de São Paulo em 2024. 2025, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química/SBQ, 2025. Disponível em: https://www.sbq.org.br/48ra/anexos/ANAIS-48rasbq.pdf. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Del Manto, D. M. B., & Marson, G. A. (2025). Manifestações das desigualdades nas olimpíadas científicas: a Olimpíada de Química de São Paulo em 2024. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química/SBQ. Recuperado de https://www.sbq.org.br/48ra/anexos/ANAIS-48rasbq.pdf
    • NLM

      Del Manto DMB, Marson GA. Manifestações das desigualdades nas olimpíadas científicas: a Olimpíada de Química de São Paulo em 2024 [Internet]. Anais. 2025 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.sbq.org.br/48ra/anexos/ANAIS-48rasbq.pdf
    • Vancouver

      Del Manto DMB, Marson GA. Manifestações das desigualdades nas olimpíadas científicas: a Olimpíada de Química de São Paulo em 2024 [Internet]. Anais. 2025 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.sbq.org.br/48ra/anexos/ANAIS-48rasbq.pdf
  • Source: Resumos. Conference titles: Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Unidade: IQSC

    Subjects: QUÍMICA, PÓS-GRADUAÇÃO, ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, ENSINO SUPERIOR

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Leandro Bertacchini de e CANDURI, Fernanda. Aplicação de estudos dirigidos e acompanhamento discente como estratégia de apoio pedagógico às aulas expositivas. 2025, Anais.. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos IQSC, 2025. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/e0a96efe-1435-42fd-995c-d717be0b7e98/P21829.pdf. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Oliveira, L. B. de, & Canduri, F. (2025). Aplicação de estudos dirigidos e acompanhamento discente como estratégia de apoio pedagógico às aulas expositivas. In Resumos. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos IQSC. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/e0a96efe-1435-42fd-995c-d717be0b7e98/P21829.pdf
    • NLM

      Oliveira LB de, Canduri F. Aplicação de estudos dirigidos e acompanhamento discente como estratégia de apoio pedagógico às aulas expositivas [Internet]. Resumos. 2025 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/e0a96efe-1435-42fd-995c-d717be0b7e98/P21829.pdf
    • Vancouver

      Oliveira LB de, Canduri F. Aplicação de estudos dirigidos e acompanhamento discente como estratégia de apoio pedagógico às aulas expositivas [Internet]. Resumos. 2025 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/e0a96efe-1435-42fd-995c-d717be0b7e98/P21829.pdf
    GDS 04. Quality education
  • Source: Química Nova na Escola. Unidade: IQSC

    Subjects: ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GALERA, Kaique Dias e PACCES, Vitor Hugo Polisel e OLIVARES, Igor Renato Bertoni. WebQuest: aplicação no aprendizado de gestão da qualidade para o curso de Bacharelado em Química. Química Nova na Escola, 2025Tradução . . Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160466. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Galera, K. D., Pacces, V. H. P., & Olivares, I. R. B. (2025). WebQuest: aplicação no aprendizado de gestão da qualidade para o curso de Bacharelado em Química. Química Nova na Escola. doi:10.21577/0104-8899.20160466
    • NLM

      Galera KD, Pacces VHP, Olivares IRB. WebQuest: aplicação no aprendizado de gestão da qualidade para o curso de Bacharelado em Química [Internet]. Química Nova na Escola. 2025 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160466
    • Vancouver

      Galera KD, Pacces VHP, Olivares IRB. WebQuest: aplicação no aprendizado de gestão da qualidade para o curso de Bacharelado em Química [Internet]. Química Nova na Escola. 2025 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160466
  • Source: Química Nova. Unidade: IQSC

    Subjects: QUÍMICA, ESTUDO DE CASO, ENSINO SUPERIOR

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CUNHA, Pablyana L.R. e ALMONDES, Raíla Raiany de Sá e QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos de caso interrompidos: produção e aplicação no ensino superior de Química. Química Nova, v. 48, n. 10, p. e-20250204 ( 1-9), 2025Tradução . . Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20250204. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Cunha, P. L. R., Almondes, R. R. de S., & Queiroz, S. L. (2025). Estudos de caso interrompidos: produção e aplicação no ensino superior de Química. Química Nova, 48( 10), e-20250204 ( 1-9). doi:10.21577/0100-4042.20250204
    • NLM

      Cunha PLR, Almondes RR de S, Queiroz SL. Estudos de caso interrompidos: produção e aplicação no ensino superior de Química [Internet]. Química Nova. 2025 ; 48( 10): e-20250204 ( 1-9).[citado 2025 dez. 04 ] Available from: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20250204
    • Vancouver

      Cunha PLR, Almondes RR de S, Queiroz SL. Estudos de caso interrompidos: produção e aplicação no ensino superior de Química [Internet]. Química Nova. 2025 ; 48( 10): e-20250204 ( 1-9).[citado 2025 dez. 04 ] Available from: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20250204
  • Source: Anais. Conference titles: XVIII Encontro Ibero-Americano de Educação - EIDE. Unidade: IQSC

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MOLINA, João Henrique Alves Grava e KASSEBOEHMER, Ana Claudia. Levantamento e análise de trabalhos da Base de Dados Scelo com Qualis A1 que trazem textos de Educação, Química e Bordieu, com potencial para formação de professores de Química. 2024, Anais.. Araraquara: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2024. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d958179d-8ea8-4307-a889-7af37a9a6690/P22071.pdf. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Molina, J. H. A. G., & Kasseboehmer, A. C. (2024). Levantamento e análise de trabalhos da Base de Dados Scelo com Qualis A1 que trazem textos de Educação, Química e Bordieu, com potencial para formação de professores de Química. In Anais. Araraquara: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/d958179d-8ea8-4307-a889-7af37a9a6690/P22071.pdf
    • NLM

      Molina JHAG, Kasseboehmer AC. Levantamento e análise de trabalhos da Base de Dados Scelo com Qualis A1 que trazem textos de Educação, Química e Bordieu, com potencial para formação de professores de Química [Internet]. Anais. 2024 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d958179d-8ea8-4307-a889-7af37a9a6690/P22071.pdf
    • Vancouver

      Molina JHAG, Kasseboehmer AC. Levantamento e análise de trabalhos da Base de Dados Scelo com Qualis A1 que trazem textos de Educação, Química e Bordieu, com potencial para formação de professores de Química [Internet]. Anais. 2024 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d958179d-8ea8-4307-a889-7af37a9a6690/P22071.pdf
    GDS 03. Good health and well-beingGDS 06. Clean water and sanitation
  • Source: Canal YouTube USP São Carlos. Unidade: IQSC

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MONTANARI, Carlos Alberto. 30 anos do Instituto: Conheça contribuições do IQSC-USP [Depoimento a Claudia Lieri]. Canal YouTube USP São Carlos. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/53d182bf-7202-4688-9253-9c0f3346d76d/P21168.pdf. Acesso em: 04 dez. 2025. , 2024
    • APA

      Montanari, C. A. (2024). 30 anos do Instituto: Conheça contribuições do IQSC-USP [Depoimento a Claudia Lieri]. Canal YouTube USP São Carlos. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/53d182bf-7202-4688-9253-9c0f3346d76d/P21168.pdf
    • NLM

      Montanari CA. 30 anos do Instituto: Conheça contribuições do IQSC-USP [Depoimento a Claudia Lieri] [Internet]. Canal YouTube USP São Carlos. 2024 ;(10 de ju 2024):[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/53d182bf-7202-4688-9253-9c0f3346d76d/P21168.pdf
    • Vancouver

      Montanari CA. 30 anos do Instituto: Conheça contribuições do IQSC-USP [Depoimento a Claudia Lieri] [Internet]. Canal YouTube USP São Carlos. 2024 ;(10 de ju 2024):[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/53d182bf-7202-4688-9253-9c0f3346d76d/P21168.pdf
  • Unidade: Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: QUÍMICA, ENSINO SUPERIOR

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MOLINA, Erika Reyes. A contribuição de redes de conceitos na compreensão do aprendizado do tema equilíbrio químico no Ensino Superior. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14132/tde-13032025-153643/. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Molina, E. R. (2024). A contribuição de redes de conceitos na compreensão do aprendizado do tema equilíbrio químico no Ensino Superior (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14132/tde-13032025-153643/
    • NLM

      Molina ER. A contribuição de redes de conceitos na compreensão do aprendizado do tema equilíbrio químico no Ensino Superior [Internet]. 2024 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14132/tde-13032025-153643/
    • Vancouver

      Molina ER. A contribuição de redes de conceitos na compreensão do aprendizado do tema equilíbrio químico no Ensino Superior [Internet]. 2024 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14132/tde-13032025-153643/
  • Source: Trabalhos aceitos. Conference titles: Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI. Unidade: IQSC

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FIGUEIREDO, Caio M. de e QUEIROZ, Salete Linhares. Conhecimentos ambientais de graduandos em Química sobre o lançamento de efluentes industriais em águas naturais. 2024, Anais.. Porto Alegre: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.abq.org.br/simpequi/. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Figueiredo, C. M. de, & Queiroz, S. L. (2024). Conhecimentos ambientais de graduandos em Química sobre o lançamento de efluentes industriais em águas naturais. In Trabalhos aceitos. Porto Alegre: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.abq.org.br/simpequi/
    • NLM

      Figueiredo CM de, Queiroz SL. Conhecimentos ambientais de graduandos em Química sobre o lançamento de efluentes industriais em águas naturais [Internet]. Trabalhos aceitos. 2024 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.abq.org.br/simpequi/
    • Vancouver

      Figueiredo CM de, Queiroz SL. Conhecimentos ambientais de graduandos em Química sobre o lançamento de efluentes industriais em águas naturais [Internet]. Trabalhos aceitos. 2024 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.abq.org.br/simpequi/
  • Source: Anais. Conference titles: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - RASBQ. Unidade: IQSC

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA, ARGUMENTAÇÃO

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CUNHA, Pablyana L.R. e ALMONDES, Raíla R. de S. e QUEIROZ, Salete Linhares. Argumentação de graduandos em química sobre a temática polímeros. 2023, Anais.. São Paulo: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.eventweb.com.br/46rasbq/home-event/schedule.php? Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Cunha, P. L. R., Almondes, R. R. de S., & Queiroz, S. L. (2023). Argumentação de graduandos em química sobre a temática polímeros. In Anais. São Paulo: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eventweb.com.br/46rasbq/home-event/schedule.php?
    • NLM

      Cunha PLR, Almondes RR de S, Queiroz SL. Argumentação de graduandos em química sobre a temática polímeros [Internet]. Anais. 2023 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.eventweb.com.br/46rasbq/home-event/schedule.php?
    • Vancouver

      Cunha PLR, Almondes RR de S, Queiroz SL. Argumentação de graduandos em química sobre a temática polímeros [Internet]. Anais. 2023 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.eventweb.com.br/46rasbq/home-event/schedule.php?
  • Source: Journal of College Science Teaching. Unidades: IQSC, Interunidades de Licenciatura IFSC/IQSC/ICMC, Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA, ESTUDO DE CASO, ARGUMENTAÇÃO

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      QUEIROZ, Salete Linhares e LIMA, Mikeas Silva de e SANTOS, Douglas Gomes Lima dos. Use of interrupted case studies to promote argumentation in chemistry. Journal of College Science Teaching, v. 52, n. 4, p. 3-8, 2023Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1080/0047231X.2023.12290626. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Queiroz, S. L., Lima, M. S. de, & Santos, D. G. L. dos. (2023). Use of interrupted case studies to promote argumentation in chemistry. Journal of College Science Teaching, 52( 4), 3-8. doi:10.1080/0047231X.2023.12290626
    • NLM

      Queiroz SL, Lima MS de, Santos DGL dos. Use of interrupted case studies to promote argumentation in chemistry [Internet]. Journal of College Science Teaching. 2023 ; 52( 4): 3-8.[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://doi.org/10.1080/0047231X.2023.12290626
    • Vancouver

      Queiroz SL, Lima MS de, Santos DGL dos. Use of interrupted case studies to promote argumentation in chemistry [Internet]. Journal of College Science Teaching. 2023 ; 52( 4): 3-8.[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://doi.org/10.1080/0047231X.2023.12290626
  • Source: Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Unidade: FFCLRP

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DEGRÈVE, Glaucia Maria da Silva et al. Iniciação à docência no residência pedagógica em química: vivências, reflexões e desafios. Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Tradução . Piracicaba: ESALQ-USP, 2023. . Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/962/872/3178. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Degrève, G. M. da S., Gonçalves, R. R., Hakime, A. C. E., & Nogueira, M. (2023). Iniciação à docência no residência pedagógica em química: vivências, reflexões e desafios. In Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Piracicaba: ESALQ-USP. doi:10.11606/9786587391373
    • NLM

      Degrève GM da S, Gonçalves RR, Hakime ACE, Nogueira M. Iniciação à docência no residência pedagógica em química: vivências, reflexões e desafios [Internet]. In: Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Piracicaba: ESALQ-USP; 2023. [citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/962/872/3178
    • Vancouver

      Degrève GM da S, Gonçalves RR, Hakime ACE, Nogueira M. Iniciação à docência no residência pedagógica em química: vivências, reflexões e desafios [Internet]. In: Os desafios para a formação inicial na pandemia de Covid-19: PIBID e PRP USP: caminhos e conquistas. Piracicaba: ESALQ-USP; 2023. [citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/962/872/3178
  • Source: Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Unidade: IQSC

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA

    PrivadoAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SACCHIA, Flávia Gabriele e CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira e QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de Artigos Originais de Pesquisa sobre Biocombustíveis: Compreensão Textual de Graduandos em Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 16, n. 2, p. 313-334, 2023Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91841. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Sacchia, F. G., Cabral, P. F. de O., & Queiroz, S. L. (2023). Estudo de Artigos Originais de Pesquisa sobre Biocombustíveis: Compreensão Textual de Graduandos em Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 16( 2), 313-334. doi:10.5007/1982-5153.2023.e 91841
    • NLM

      Sacchia FG, Cabral PF de O, Queiroz SL. Estudo de Artigos Originais de Pesquisa sobre Biocombustíveis: Compreensão Textual de Graduandos em Química [Internet]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2023 ;16( 2): 313-334.[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91841
    • Vancouver

      Sacchia FG, Cabral PF de O, Queiroz SL. Estudo de Artigos Originais de Pesquisa sobre Biocombustíveis: Compreensão Textual de Graduandos em Química [Internet]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2023 ;16( 2): 313-334.[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91841
  • Source: Trabalhos aceitos. Conference titles: Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI. Unidades: IQSC, Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto da et al. Estudos de casos interrompidos na formação de professores de Química. 2023, Anais.. Rio de Janeiro: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.abq.org.br/simpequi/trabalhos_aceitos-90-ensinoeducacao.html. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Silva Júnior, C. A. da, Matos, R., Silva, G. B. da, Lima, M. S. de, & Queiroz, S. L. (2023). Estudos de casos interrompidos na formação de professores de Química. In Trabalhos aceitos. Rio de Janeiro: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.abq.org.br/simpequi/trabalhos_aceitos-90-ensinoeducacao.html
    • NLM

      Silva Júnior CA da, Matos R, Silva GB da, Lima MS de, Queiroz SL. Estudos de casos interrompidos na formação de professores de Química [Internet]. Trabalhos aceitos. 2023 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.abq.org.br/simpequi/trabalhos_aceitos-90-ensinoeducacao.html
    • Vancouver

      Silva Júnior CA da, Matos R, Silva GB da, Lima MS de, Queiroz SL. Estudos de casos interrompidos na formação de professores de Química [Internet]. Trabalhos aceitos. 2023 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.abq.org.br/simpequi/trabalhos_aceitos-90-ensinoeducacao.html
  • Source: Jornal da USP. Unidade: IQSC

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, QUÍMICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      VARELA, Hamilton. Parâmetros para a avaliação da pesquisa em unidades universitárias e departamentos. Jornal da USP. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/parametros-para-a-avaliacao-da-pesquisa-em-unidades-universitarias-e-departamentos/. Acesso em: 04 dez. 2025. , 2023
    • APA

      Varela, H. (2023). Parâmetros para a avaliação da pesquisa em unidades universitárias e departamentos. Jornal da USP. São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/artigos/parametros-para-a-avaliacao-da-pesquisa-em-unidades-universitarias-e-departamentos/
    • NLM

      Varela H. Parâmetros para a avaliação da pesquisa em unidades universitárias e departamentos [Internet]. Jornal da USP. 2023 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/parametros-para-a-avaliacao-da-pesquisa-em-unidades-universitarias-e-departamentos/
    • Vancouver

      Varela H. Parâmetros para a avaliação da pesquisa em unidades universitárias e departamentos [Internet]. Jornal da USP. 2023 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/parametros-para-a-avaliacao-da-pesquisa-em-unidades-universitarias-e-departamentos/
  • Unidade: IQSC

    Subjects: QUÍMICA, ENSINO SUPERIOR, PÓS-GRADUAÇÃO

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CAVALHEIRO, Eder Tadeu Gomes. Memórias dos 50 anos da pós-graduação do Instituto de Química de São Carlos (16/03/1971-15/03/2021). . São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1139. Acesso em: 04 dez. 2025. , 2023
    • APA

      Cavalheiro, E. T. G. (2023). Memórias dos 50 anos da pós-graduação do Instituto de Química de São Carlos (16/03/1971-15/03/2021). São Carlos: Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. doi:10.11606/9786587156125
    • NLM

      Cavalheiro ETG. Memórias dos 50 anos da pós-graduação do Instituto de Química de São Carlos (16/03/1971-15/03/2021) [Internet]. 2023 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1139
    • Vancouver

      Cavalheiro ETG. Memórias dos 50 anos da pós-graduação do Instituto de Química de São Carlos (16/03/1971-15/03/2021) [Internet]. 2023 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1139
  • Source: Química Nova. Unidades: IQSC, Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: QUÍMICA, ENSINO SUPERIOR, ESTUDO DE CASO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LIMA, Mikeas Silva de e OLIVEIRA, Icaro Mota e QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de caso interrompido na promoção de conhecimento ambiental de graduandos em Química: Resíduos sólidos urbanos em foco. Química Nova, v. 44, n. 2, p. 149-159, 2022Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160305. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Lima, M. S. de, Oliveira, I. M., & Queiroz, S. L. (2022). Estudo de caso interrompido na promoção de conhecimento ambiental de graduandos em Química: Resíduos sólidos urbanos em foco. Química Nova, 44( 2), 149-159. doi:10.21577/0104-8899.20160305
    • NLM

      Lima MS de, Oliveira IM, Queiroz SL. Estudo de caso interrompido na promoção de conhecimento ambiental de graduandos em Química: Resíduos sólidos urbanos em foco [Internet]. Química Nova. 2022 ; 44( 2): 149-159.[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160305
    • Vancouver

      Lima MS de, Oliveira IM, Queiroz SL. Estudo de caso interrompido na promoção de conhecimento ambiental de graduandos em Química: Resíduos sólidos urbanos em foco [Internet]. Química Nova. 2022 ; 44( 2): 149-159.[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160305
  • Source: Resumos. Conference titles: Simpósio Internacional de Iniciação Cientifíca e Tecnológica da USP/SIICUSP. Unidades: IQ, Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: ENSINO SUPERIOR, QUÍMICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LIRA, Kauê Gonçalves dos Santos e RECEPUTI, Caiãn Cremasco e REZENDE, Daisy de Brito. Saberes Docentes de professores de Química do Ensino Superior. 2022, Anais.. São Paulo: Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, 2022. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/siicusp/siicPublicacao.jsp?codmnu=7210. Acesso em: 04 dez. 2025.
    • APA

      Lira, K. G. dos S., Receputi, C. C., & Rezende, D. de B. (2022). Saberes Docentes de professores de Química do Ensino Superior. In Resumos. São Paulo: Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Recuperado de https://uspdigital.usp.br/siicusp/siicPublicacao.jsp?codmnu=7210
    • NLM

      Lira KG dos S, Receputi CC, Rezende D de B. Saberes Docentes de professores de Química do Ensino Superior [Internet]. Resumos. 2022 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://uspdigital.usp.br/siicusp/siicPublicacao.jsp?codmnu=7210
    • Vancouver

      Lira KG dos S, Receputi CC, Rezende D de B. Saberes Docentes de professores de Química do Ensino Superior [Internet]. Resumos. 2022 ;[citado 2025 dez. 04 ] Available from: https://uspdigital.usp.br/siicusp/siicPublicacao.jsp?codmnu=7210

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2025