Filtros : "2009" "Ensino de Ciências e Matemática" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: FE

    Subjects: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO), ETNOMATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, ESCOLA PÚBLICA, PERIFERIA (EDUCAÇÃO)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BEZERRA, Keli Mota. O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-153247/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Bezerra, K. M. (2009). O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-153247/
    • NLM

      Bezerra KM. O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-153247/
    • Vancouver

      Bezerra KM. O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-153247/
  • Unidade: FE

    Subjects: MATEMÁTICA, MÚSICA, EDUCAÇÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PILLÃO, Delma. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032010-115909/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Pillão, D. (2009). A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032010-115909/
    • NLM

      Pillão D. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032010-115909/
    • Vancouver

      Pillão D. A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032010-115909/
  • Unidade: FE

    Subjects: CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO), FILOSOFIA DA CIÊNCIA, CIÊNCIA (HISTÓRIA)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SANTANA, Edson Rodrigues. Relatos dos professores de ciências sobre a natureza da ciência e sua relação com a história e a filosofia da ciência. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-140642/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Santana, E. R. (2009). Relatos dos professores de ciências sobre a natureza da ciência e sua relação com a história e a filosofia da ciência (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-140642/
    • NLM

      Santana ER. Relatos dos professores de ciências sobre a natureza da ciência e sua relação com a história e a filosofia da ciência [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-140642/
    • Vancouver

      Santana ER. Relatos dos professores de ciências sobre a natureza da ciência e sua relação com a história e a filosofia da ciência [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-140642/
  • Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO), ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DE ENSINO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BIZERRA, Alessandra. Atividade de aprendizagem em museus de ciências. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-132843/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Bizerra, A. (2009). Atividade de aprendizagem em museus de ciências (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-132843/
    • NLM

      Bizerra A. Atividade de aprendizagem em museus de ciências [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-132843/
    • Vancouver

      Bizerra A. Atividade de aprendizagem em museus de ciências [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-132843/
  • Unidade: FE

    Subjects: CIÊNCIA (ENSINO), ENSINO FUNDAMENTAL, ARGUMENTAÇÃO, PRÁTICA DE ENSINO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de. Do discurso oral ao texto escrito nas aulas de ciências. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06082010-161307/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Oliveira, C. M. A. de. (2009). Do discurso oral ao texto escrito nas aulas de ciências (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06082010-161307/
    • NLM

      Oliveira CMA de. Do discurso oral ao texto escrito nas aulas de ciências [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06082010-161307/
    • Vancouver

      Oliveira CMA de. Do discurso oral ao texto escrito nas aulas de ciências [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06082010-161307/
  • Unidade: FE

    Subjects: EPISTEMOLOGIA, MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO), ENSINO E APRENDIZAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, NÚMEROS REAIS

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COSTA, Letícia Vieira Oliveira. Números reais no ensino fundamental: alguns obstáculos epistemológicos. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082010-085854/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Costa, L. V. O. (2009). Números reais no ensino fundamental: alguns obstáculos epistemológicos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082010-085854/
    • NLM

      Costa LVO. Números reais no ensino fundamental: alguns obstáculos epistemológicos [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082010-085854/
    • Vancouver

      Costa LVO. Números reais no ensino fundamental: alguns obstáculos epistemológicos [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082010-085854/
  • Unidade: FE

    Subjects: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO), ETNOMATEMÁTICA, CONHECIMENTO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FREITAS, Regina Santana Alaminos de. Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02092009-160046/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Freitas, R. S. A. de. (2009). Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02092009-160046/
    • NLM

      Freitas RSA de. Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02092009-160046/
    • Vancouver

      Freitas RSA de. Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02092009-160046/
  • Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERNET (EDUCAÇÃO)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DOTTA, Silvia Cristina. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-105631/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Dotta, S. C. (2009). Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-105631/
    • NLM

      Dotta SC. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-105631/
    • Vancouver

      Dotta SC. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-105631/
  • Unidade: FE

    Subjects: BIOLOGIA (ESTUDO E ENSINO), CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO), EUGENIA, EVOLUCIONISMO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PAGAN, Acacio Alexandre. Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em ciências biológicas. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04052009-001634/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Pagan, A. A. (2009). Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em ciências biológicas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04052009-001634/
    • NLM

      Pagan AA. Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em ciências biológicas [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04052009-001634/
    • Vancouver

      Pagan AA. Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em ciências biológicas [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04052009-001634/
  • Unidade: FE

    Subjects: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO), CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO), FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Daniela Fiorini da. O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-154001/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Silva, D. F. da. (2009). O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-154001/
    • NLM

      Silva DF da. O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-154001/
    • Vancouver

      Silva DF da. O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-154001/
  • Unidade: FE

    Subjects: SABERES DO DOCENTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIOS

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17052009-190433/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Azevedo, M. A. R. de. (2009). Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17052009-190433/
    • NLM

      Azevedo MAR de. Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17052009-190433/
    • Vancouver

      Azevedo MAR de. Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17052009-190433/
  • Unidade: FE

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, PRÁTICA DE ENSINO, MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO), MÉTODOS DE ENSINO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FERREIRA, Viviane Lovatti. O processo de disciplinarização da metodologia do ensino de matemática. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-161620/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Ferreira, V. L. (2009). O processo de disciplinarização da metodologia do ensino de matemática (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-161620/
    • NLM

      Ferreira VL. O processo de disciplinarização da metodologia do ensino de matemática [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-161620/
    • Vancouver

      Ferreira VL. O processo de disciplinarização da metodologia do ensino de matemática [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-161620/
  • Unidade: FE

    Subjects: CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO), HISTÓRIA DA CIÊNCIA (FILOSOFIA), ÓPTICA (HISTÓRIA), EPISTEMOLOGIA, DIDÁTICA, SABERES ESCOLARES

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FORATO, Thaís Cyrino de Mello. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-130728/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Forato, T. C. de M. (2009). A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-130728/
    • NLM

      Forato TC de M. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-130728/
    • Vancouver

      Forato TC de M. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-130728/
  • Unidade: FE

    Subjects: MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (EDUCAÇÃO), EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO), EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS (ANÁLISE)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CONTIER, Djana. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em museus de ciências. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-145205/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Contier, D. (2009). Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em museus de ciências (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-145205/
    • NLM

      Contier D. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em museus de ciências [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-145205/
    • Vancouver

      Contier D. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade em museus de ciências [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-145205/
  • Unidade: FE

    Subjects: BIOLOGIA (ESTUDO E ENSINO), EVOLUÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Graciela da Silva. Aceitação/rejeição da evolução biológica: atitudes de alunos da educação básica. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26022010-093911/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Oliveira, G. da S. (2009). Aceitação/rejeição da evolução biológica: atitudes de alunos da educação básica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26022010-093911/
    • NLM

      Oliveira G da S. Aceitação/rejeição da evolução biológica: atitudes de alunos da educação básica [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26022010-093911/
    • Vancouver

      Oliveira G da S. Aceitação/rejeição da evolução biológica: atitudes de alunos da educação básica [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26022010-093911/
  • Unidade: FE

    Subjects: JOGOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO (ATIVIDADE;ORGANIZAÇÃO), ENSINO E APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RITZMANN, Camilla Duarte Schiavo. O jogo na atividade de ensino: um estudo das ações didáticas de professores em formação inicial. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-141257/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Ritzmann, C. D. S. (2009). O jogo na atividade de ensino: um estudo das ações didáticas de professores em formação inicial (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-141257/
    • NLM

      Ritzmann CDS. O jogo na atividade de ensino: um estudo das ações didáticas de professores em formação inicial [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-141257/
    • Vancouver

      Ritzmann CDS. O jogo na atividade de ensino: um estudo das ações didáticas de professores em formação inicial [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26012011-141257/
  • Unidade: FE

    Subjects: BIOLOGIA (ESTUDO E ENSINO), ENSINO MÉDIO, CULTURA ESCOLAR, CIÊNCIA (CULTURA)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SCARPA, Daniela Lopes. Cultura escolar e cultura científica: aproximações, distanciamentos e hibridações por meio da análise de argumentos no ensino de biologia e na biologia. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-144938/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Scarpa, D. L. (2009). Cultura escolar e cultura científica: aproximações, distanciamentos e hibridações por meio da análise de argumentos no ensino de biologia e na biologia (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-144938/
    • NLM

      Scarpa DL. Cultura escolar e cultura científica: aproximações, distanciamentos e hibridações por meio da análise de argumentos no ensino de biologia e na biologia [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-144938/
    • Vancouver

      Scarpa DL. Cultura escolar e cultura científica: aproximações, distanciamentos e hibridações por meio da análise de argumentos no ensino de biologia e na biologia [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-144938/
  • Unidade: FE

    Subjects: MATEMÁTICA, MILITARISMO, ENGENHARIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RIBEIRO, Dulcyene Maria. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Ribeiro, D. M. (2009). A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638/
    • NLM

      Ribeiro DM. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638/
    • Vancouver

      Ribeiro DM. A formação dos engenheiros militares: Azevedo Fortes, matemática e ensino da engenharia militar no século XVIII em Portugal e no Brasil [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-151638/
  • Unidade: FE

    Subjects: CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO), ENSINO FUNDAMENTAL (ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS;ASPECTOS AMBIENTAIS), DIDÁTICA, MATERIAL DIDÁTICO, ASSOCIAÇÕES CONTEXTUAIS (EDUCAÇÃO)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SANTOS, Fernando Santiago dos. A construção de material didático contextualizado como subsídio para as aulas de Ciências do ensino fundamental (II): uma experiência colaborativa em Cubatão, SP. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05012010-141326/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Santos, F. S. dos. (2009). A construção de material didático contextualizado como subsídio para as aulas de Ciências do ensino fundamental (II): uma experiência colaborativa em Cubatão, SP (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05012010-141326/
    • NLM

      Santos FS dos. A construção de material didático contextualizado como subsídio para as aulas de Ciências do ensino fundamental (II): uma experiência colaborativa em Cubatão, SP [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05012010-141326/
    • Vancouver

      Santos FS dos. A construção de material didático contextualizado como subsídio para as aulas de Ciências do ensino fundamental (II): uma experiência colaborativa em Cubatão, SP [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05012010-141326/
  • Unidade: FE

    Subjects: CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO), COMPUTADOR NO ENSINO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SERRA, Glades Miquelina Debei. Contribuições das TIC no ensino e aprendizagem de ciências: tendências e desafios. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05012010-142158/. Acesso em: 27 nov. 2025.
    • APA

      Serra, G. M. D. (2009). Contribuições das TIC no ensino e aprendizagem de ciências: tendências e desafios (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05012010-142158/
    • NLM

      Serra GMD. Contribuições das TIC no ensino e aprendizagem de ciências: tendências e desafios [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05012010-142158/
    • Vancouver

      Serra GMD. Contribuições das TIC no ensino e aprendizagem de ciências: tendências e desafios [Internet]. 2009 ;[citado 2025 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05012010-142158/

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2025