Filtros : "EDUCAÇÃO FÍSICA" "2010" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Unidade: EEFERP

    Assuntos: TREINAMENTO ESPORTIVO, HABILIDADES MOTORAS (EDUCAÇÃO FÍSICA), EDUCAÇÃO FÍSICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BARBANTI, Valdir José. Treinamento esportivo: as capacidades motoras dos esportistas. . Barueri: Manole. . Acesso em: 02 nov. 2024. , 2010
    • APA

      Barbanti, V. J. (2010). Treinamento esportivo: as capacidades motoras dos esportistas. Barueri: Manole.
    • NLM

      Barbanti VJ. Treinamento esportivo: as capacidades motoras dos esportistas. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
    • Vancouver

      Barbanti VJ. Treinamento esportivo: as capacidades motoras dos esportistas. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
  • Fonte: Motriz. Unidade: EEFE

    Assuntos: ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CORREIA, Rodrigo Nuno Peiró e FERRAZ, Osvaldo Luiz. Competências do professor de educação física e formação profissional. Motriz, v. 16, n. abr./ju 2010, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p281. Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Correia, R. N. P., & Ferraz, O. L. (2010). Competências do professor de educação física e formação profissional. Motriz, 16( abr./ju 2010). doi:10.5016/1980-6574.2010v16n2p281
    • NLM

      Correia RNP, Ferraz OL. Competências do professor de educação física e formação profissional [Internet]. Motriz. 2010 ; 16( abr./ju 2010):[citado 2024 nov. 02 ] Available from: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p281
    • Vancouver

      Correia RNP, Ferraz OL. Competências do professor de educação física e formação profissional [Internet]. Motriz. 2010 ; 16( abr./ju 2010):[citado 2024 nov. 02 ] Available from: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p281
  • Fonte: Nova Escola. Unidade: FE

    Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      O que é mais adequado à introdução dessa disciplina no 1º ano?. Nova Escola. São Paulo: Abril. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/mais-adequado-introducao-dessa-disciplina-1o-ano-584525.shtml. Acesso em: 02 nov. 2024. , 2010
    • APA

      O que é mais adequado à introdução dessa disciplina no 1º ano? (2010). O que é mais adequado à introdução dessa disciplina no 1º ano? Nova Escola. São Paulo: Abril. Recuperado de http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/mais-adequado-introducao-dessa-disciplina-1o-ano-584525.shtml
    • NLM

      O que é mais adequado à introdução dessa disciplina no 1º ano? [Internet]. Nova Escola. 2010 ; 25( 234):[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/mais-adequado-introducao-dessa-disciplina-1o-ano-584525.shtml
    • Vancouver

      O que é mais adequado à introdução dessa disciplina no 1º ano? [Internet]. Nova Escola. 2010 ; 25( 234):[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/mais-adequado-introducao-dessa-disciplina-1o-ano-584525.shtml
  • Fonte: Horizontes Educacionales. Unidade: FE

    Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA, PEDAGOGIA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NEIRA, Marcos Garcia. El currículo de Educación Física en la perspectiva cultural: fundamentos y práctica pedagógica. Horizontes Educacionales, v. 15, n. 2, p. 49-67, 2010Tradução . . Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3580814. Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Neira, M. G. (2010). El currículo de Educación Física en la perspectiva cultural: fundamentos y práctica pedagógica. Horizontes Educacionales, 15( 2), 49-67. Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3580814
    • NLM

      Neira MG. El currículo de Educación Física en la perspectiva cultural: fundamentos y práctica pedagógica [Internet]. Horizontes Educacionales. 2010 ; 15( 2): 49-67.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3580814
    • Vancouver

      Neira MG. El currículo de Educación Física en la perspectiva cultural: fundamentos y práctica pedagógica [Internet]. Horizontes Educacionales. 2010 ; 15( 2): 49-67.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3580814
  • Unidade: FE

    Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO PERMANENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LIPPI, Bruno Gonçalves. Formação contínua de professores de educação física no estado de São Paulo: quais as políticas em jogo. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032010-151324/. Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Lippi, B. G. (2010). Formação contínua de professores de educação física no estado de São Paulo: quais as políticas em jogo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032010-151324/
    • NLM

      Lippi BG. Formação contínua de professores de educação física no estado de São Paulo: quais as políticas em jogo [Internet]. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032010-151324/
    • Vancouver

      Lippi BG. Formação contínua de professores de educação física no estado de São Paulo: quais as políticas em jogo [Internet]. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09032010-151324/
  • Fonte: Lecturas Educación Física y Deportes. Unidade: EEFE

    Assuntos: ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BASTOS, Flavia da Cunha e BARTOLETTI, Carolina Teixeira. Monografias em gestão do esporte nos cursos de graduação da EEFEUSP. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 14, n. 142, p. 1-6, 2010Tradução . . Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd142/monografias-em-gestao-do-esporte.htm. Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Bastos, F. da C., & Bartoletti, C. T. (2010). Monografias em gestão do esporte nos cursos de graduação da EEFEUSP. Lecturas Educación Física y Deportes, 14( 142), 1-6. Recuperado de http://www.efdeportes.com/efd142/monografias-em-gestao-do-esporte.htm
    • NLM

      Bastos F da C, Bartoletti CT. Monografias em gestão do esporte nos cursos de graduação da EEFEUSP [Internet]. Lecturas Educación Física y Deportes. 2010 ; 14( 142): 1-6.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://www.efdeportes.com/efd142/monografias-em-gestao-do-esporte.htm
    • Vancouver

      Bastos F da C, Bartoletti CT. Monografias em gestão do esporte nos cursos de graduação da EEFEUSP [Internet]. Lecturas Educación Física y Deportes. 2010 ; 14( 142): 1-6.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://www.efdeportes.com/efd142/monografias-em-gestao-do-esporte.htm
  • Fonte: Interface. Unidade: FE

    Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS, CULTURA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NEIRA, Marcos Garcia. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física. Interface, v. 14, n. 35, p. 783-795, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-32832010005000026. Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Neira, M. G. (2010). Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física. Interface, 14( 35), 783-795. doi:10.1590/s1414-32832010005000026
    • NLM

      Neira MG. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física [Internet]. Interface. 2010 ; 14( 35): 783-795.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1414-32832010005000026
    • Vancouver

      Neira MG. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física [Internet]. Interface. 2010 ; 14( 35): 783-795.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1414-32832010005000026
  • Fonte: Nova escola. Unidade: FE

    Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA, BASQUETEBOL

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      O que é o fundamento da bandeja e qual é a origem dele. Nova escola. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/fundamento-bandeja-qual-origem-dele-611949.shtml. Acesso em: 02 nov. 2024. , 2010
    • APA

      O que é o fundamento da bandeja e qual é a origem dele. (2010). O que é o fundamento da bandeja e qual é a origem dele. Nova escola. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/fundamento-bandeja-qual-origem-dele-611949.shtml
    • NLM

      O que é o fundamento da bandeja e qual é a origem dele [Internet]. Nova escola. 2010 ; 25( 238): dez. 2010. 13.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/fundamento-bandeja-qual-origem-dele-611949.shtml
    • Vancouver

      O que é o fundamento da bandeja e qual é a origem dele [Internet]. Nova escola. 2010 ; 25( 238): dez. 2010. 13.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/fundamento-bandeja-qual-origem-dele-611949.shtml
  • Fonte: Fórum Paulista de Artes Marciais: lutas e artes marciais : dimensões didáticas e pedagógicas. Nome do evento: Fórum Paulista de Artes Marciais. Unidade: EEFE

    Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES MARCIAIS

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Fórum paulista de artes marciais: lutas e artes marciais: dimensões didáticas e pedagógicas. 2010, Anais.. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, 2010. . Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Fórum paulista de artes marciais: lutas e artes marciais: dimensões didáticas e pedagógicas. (2010). Fórum paulista de artes marciais: lutas e artes marciais: dimensões didáticas e pedagógicas. In Fórum Paulista de Artes Marciais: lutas e artes marciais : dimensões didáticas e pedagógicas. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Fórum paulista de artes marciais: lutas e artes marciais: dimensões didáticas e pedagógicas. Fórum Paulista de Artes Marciais: lutas e artes marciais : dimensões didáticas e pedagógicas. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
    • Vancouver

      Fórum paulista de artes marciais: lutas e artes marciais: dimensões didáticas e pedagógicas. Fórum Paulista de Artes Marciais: lutas e artes marciais : dimensões didáticas e pedagógicas. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
  • Fonte: Fórum Paulista de Artes Marciais: lutas e artes marciais : dimensões didáticas e pedagógicas. Nome do evento: Fórum Paulista de Artes Marciais. Unidade: EEFE

    Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES MARCIAIS

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CORREIA, Walter Roberto. Educação física e artes marciais: por uma aproximação acadêmica e profissional. 2010, Anais.. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, 2010. . Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Correia, W. R. (2010). Educação física e artes marciais: por uma aproximação acadêmica e profissional. In Fórum Paulista de Artes Marciais: lutas e artes marciais : dimensões didáticas e pedagógicas. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Correia WR. Educação física e artes marciais: por uma aproximação acadêmica e profissional. Fórum Paulista de Artes Marciais: lutas e artes marciais : dimensões didáticas e pedagógicas. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
    • Vancouver

      Correia WR. Educação física e artes marciais: por uma aproximação acadêmica e profissional. Fórum Paulista de Artes Marciais: lutas e artes marciais : dimensões didáticas e pedagógicas. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
  • Fonte: Resumos. Nome do evento: Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão à Saúde. Unidade: EERP

    Assuntos: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL, ATENÇÃO PRIMÀRIA À SAÙDE, EDUCAÇÃO FÍSICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COUTINHO, Silvana da Silva e PEREIRA, Maria José Bistafa e VEIGA, Tatiane Bonametti. Construindo as competências do profissional de educação física na atenção básica: um estudo Delphi. 2010, Anais.. Uberaba: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2010. . Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Coutinho, S. da S., Pereira, M. J. B., & Veiga, T. B. (2010). Construindo as competências do profissional de educação física na atenção básica: um estudo Delphi. In Resumos. Uberaba: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Coutinho S da S, Pereira MJB, Veiga TB. Construindo as competências do profissional de educação física na atenção básica: um estudo Delphi. Resumos. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
    • Vancouver

      Coutinho S da S, Pereira MJB, Veiga TB. Construindo as competências do profissional de educação física na atenção básica: um estudo Delphi. Resumos. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
  • Fonte: Journal of School Health. Unidade: EACH

    Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA, PROMOÇÃO DA SAÚDE, ADOLESCENTES, SAÚDE DO ADOLESCENTE

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TASSITANO, Rafael M. et al. Enrollment in physical education is associated with health-related behavior among high school students. Journal of School Health, v. 80, n. 3, p. 126-133, 2010Tradução . . Disponível em: http://vnweb.hwwilsonweb.com/hww/results/results_single_fulltext.jhtml;hwwilsonid=UYC1UCL4QIS1VQA3DILCFGOADUNGIIV0. Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Tassitano, R. M., Barros, M. V. G. de, Tenório, M. C. M., Bezerra, J., Florindo, A. A., & Reis, R. S. (2010). Enrollment in physical education is associated with health-related behavior among high school students. Journal of School Health, 80( 3), 126-133. Recuperado de http://vnweb.hwwilsonweb.com/hww/results/results_single_fulltext.jhtml;hwwilsonid=UYC1UCL4QIS1VQA3DILCFGOADUNGIIV0
    • NLM

      Tassitano RM, Barros MVG de, Tenório MCM, Bezerra J, Florindo AA, Reis RS. Enrollment in physical education is associated with health-related behavior among high school students [Internet]. Journal of School Health. 2010 ; 80( 3): 126-133.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://vnweb.hwwilsonweb.com/hww/results/results_single_fulltext.jhtml;hwwilsonid=UYC1UCL4QIS1VQA3DILCFGOADUNGIIV0
    • Vancouver

      Tassitano RM, Barros MVG de, Tenório MCM, Bezerra J, Florindo AA, Reis RS. Enrollment in physical education is associated with health-related behavior among high school students [Internet]. Journal of School Health. 2010 ; 80( 3): 126-133.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://vnweb.hwwilsonweb.com/hww/results/results_single_fulltext.jhtml;hwwilsonid=UYC1UCL4QIS1VQA3DILCFGOADUNGIIV0
  • Fonte: Revista brasileira de ciências do esporte. Unidade: EEFE

    Assuntos: PÓS-GRADUAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, PESQUISA CIENTÍFICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUZA, Eduardo Rumenig e LUZZI, Alexandre e PEREIRA, Benedito. O Fordismo acadêmico na Educação Física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 32, n. 2-4, p. 43-57, 2010Tradução . . Disponível em: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/607/589. Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Souza, E. R., Luzzi, A., & Pereira, B. (2010). O Fordismo acadêmico na Educação Física. Revista brasileira de ciências do esporte, 32( 2-4), 43-57. Recuperado de http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/607/589
    • NLM

      Souza ER, Luzzi A, Pereira B. O Fordismo acadêmico na Educação Física [Internet]. Revista brasileira de ciências do esporte. 2010 ; 32( 2-4): 43-57.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/607/589
    • Vancouver

      Souza ER, Luzzi A, Pereira B. O Fordismo acadêmico na Educação Física [Internet]. Revista brasileira de ciências do esporte. 2010 ; 32( 2-4): 43-57.[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/607/589
  • Fonte: Projetos 2009/2010: Aprender com Cultura e Extensão. Unidade: EEFERP

    Assuntos: DANÇA, EDUCAÇÃO FÍSICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. Dança e autoconscientização EEFERP: descobrindo-se pela dança. Projetos 2009/2010: Aprender com Cultura e Extensão. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária/USP. . Acesso em: 02 nov. 2024. , 2010
    • APA

      Barreira, C. R. A. (2010). Dança e autoconscientização EEFERP: descobrindo-se pela dança. Projetos 2009/2010: Aprender com Cultura e Extensão. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária/USP.
    • NLM

      Barreira CRA. Dança e autoconscientização EEFERP: descobrindo-se pela dança. Projetos 2009/2010: Aprender com Cultura e Extensão. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
    • Vancouver

      Barreira CRA. Dança e autoconscientização EEFERP: descobrindo-se pela dança. Projetos 2009/2010: Aprender com Cultura e Extensão. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: PESQUISA CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CIENTOMETRIA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NASCIMENTO, Ana Claudia Silverio. Mapeamento temático das teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil (1994-2008). 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19112010-112015/. Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Nascimento, A. C. S. (2010). Mapeamento temático das teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil (1994-2008) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19112010-112015/
    • NLM

      Nascimento ACS. Mapeamento temático das teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil (1994-2008) [Internet]. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19112010-112015/
    • Vancouver

      Nascimento ACS. Mapeamento temático das teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil (1994-2008) [Internet]. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19112010-112015/
  • Unidade: IP

    Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MOTIVAÇÃO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ULASOWICZ, Carla. A influência de um programa de ensino sobre a motivação para a prática de atividades físicas. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-144106/. Acesso em: 02 nov. 2024.
    • APA

      Ulasowicz, C. (2010). A influência de um programa de ensino sobre a motivação para a prática de atividades físicas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-144106/
    • NLM

      Ulasowicz C. A influência de um programa de ensino sobre a motivação para a prática de atividades físicas [Internet]. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-144106/
    • Vancouver

      Ulasowicz C. A influência de um programa de ensino sobre a motivação para a prática de atividades físicas [Internet]. 2010 ;[citado 2024 nov. 02 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19072010-144106/

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024