Filtros : "2011" "Alavarse, Ocimar Munhoz" Removido: "Program Book" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Fonte: Jornal da Tarde. Unidade: FE

    Assuntos: BÔNUS (EDUCAÇÃO), AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    Versão PublicadaComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. SP reduz à metade bônus de professores [Depoimento a Ocimara Balmant]. Jornal da Tarde. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ed517f28-3b8d-45e0-9e97-fc48b34870d7/SP_reduz_%C3%A0_metade_b%C3%B4nus_de_professores_%282011%29_Sysno_2166828_ReP.pdf. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). SP reduz à metade bônus de professores [Depoimento a Ocimara Balmant]. Jornal da Tarde. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/ed517f28-3b8d-45e0-9e97-fc48b34870d7/SP_reduz_%C3%A0_metade_b%C3%B4nus_de_professores_%282011%29_Sysno_2166828_ReP.pdf
    • NLM

      Alavarse OM. SP reduz à metade bônus de professores [Depoimento a Ocimara Balmant] [Internet]. Jornal da Tarde. 2011 ;1 abr. 2011. A-5.[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ed517f28-3b8d-45e0-9e97-fc48b34870d7/SP_reduz_%C3%A0_metade_b%C3%B4nus_de_professores_%282011%29_Sysno_2166828_ReP.pdf
    • Vancouver

      Alavarse OM. SP reduz à metade bônus de professores [Depoimento a Ocimara Balmant] [Internet]. Jornal da Tarde. 2011 ;1 abr. 2011. A-5.[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/ed517f28-3b8d-45e0-9e97-fc48b34870d7/SP_reduz_%C3%A0_metade_b%C3%B4nus_de_professores_%282011%29_Sysno_2166828_ReP.pdf
  • Fonte: Folha de S. Paulo. Saber. Unidade: FE

    Assuntos: INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO FUNDAMENTAL

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. No Rio, um só professor ensina Matemática, Ciência e Português. [Depoimento a Luiza Bandeira]. Folha de S. Paulo. Saber. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/saber/907765-no-rio-um-so-professor-ensina-matematica-ciencia-e-portugues.shtml. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). No Rio, um só professor ensina Matemática, Ciência e Português. [Depoimento a Luiza Bandeira]. Folha de S. Paulo. Saber. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www1.folha.uol.com.br/saber/907765-no-rio-um-so-professor-ensina-matematica-ciencia-e-portugues.shtml
    • NLM

      Alavarse OM. No Rio, um só professor ensina Matemática, Ciência e Português. [Depoimento a Luiza Bandeira] [Internet]. Folha de S. Paulo. Saber. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www1.folha.uol.com.br/saber/907765-no-rio-um-so-professor-ensina-matematica-ciencia-e-portugues.shtml
    • Vancouver

      Alavarse OM. No Rio, um só professor ensina Matemática, Ciência e Português. [Depoimento a Luiza Bandeira] [Internet]. Folha de S. Paulo. Saber. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www1.folha.uol.com.br/saber/907765-no-rio-um-so-professor-ensina-matematica-ciencia-e-portugues.shtml
  • Fonte: Jornal da tarde. Unidade: FE

    Assuntos: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, RENDIMENTO ESCOLAR

    Versão PublicadaComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Mais alunos têm nota baixa em português. Jornal da tarde. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/7793832c-ac97-438f-8e6c-b7a629a234d5/Mais_alunos_t%C3%AAm_nota_baixa_em_portug%C3%AAs_%282011%29__Sysno_2179754_ReP.pdf. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Mais alunos têm nota baixa em português. Jornal da tarde. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/7793832c-ac97-438f-8e6c-b7a629a234d5/Mais_alunos_t%C3%AAm_nota_baixa_em_portug%C3%AAs_%282011%29__Sysno_2179754_ReP.pdf
    • NLM

      Alavarse OM. Mais alunos têm nota baixa em português [Internet]. Jornal da tarde. 2011 ;20 maio 2011. A-6.[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/7793832c-ac97-438f-8e6c-b7a629a234d5/Mais_alunos_t%C3%AAm_nota_baixa_em_portug%C3%AAs_%282011%29__Sysno_2179754_ReP.pdf
    • Vancouver

      Alavarse OM. Mais alunos têm nota baixa em português [Internet]. Jornal da tarde. 2011 ;20 maio 2011. A-6.[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/7793832c-ac97-438f-8e6c-b7a629a234d5/Mais_alunos_t%C3%AAm_nota_baixa_em_portug%C3%AAs_%282011%29__Sysno_2179754_ReP.pdf
  • Fonte: Diário do Grande ABC. Setecidades. Unidade: FE

    Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO MÉDIO, ENSINO PÚBLICO

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COLELLO, Silvia de Mattos Gasparian e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Piora nota em Português de alunos do ensino médio [Depoimento a Bruna Gonçalves]. Diário do Grande ABC. Setecidades. Santo André, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.dgabc.com.br/News/5888130/piora-nota-em-portugues-de-alunos-do-ensino-medio.aspx. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Colello, S. de M. G., & Alavarse, O. M. (2011). Piora nota em Português de alunos do ensino médio [Depoimento a Bruna Gonçalves]. Diário do Grande ABC. Setecidades. Santo André, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.dgabc.com.br/News/5888130/piora-nota-em-portugues-de-alunos-do-ensino-medio.aspx
    • NLM

      Colello S de MG, Alavarse OM. Piora nota em Português de alunos do ensino médio [Depoimento a Bruna Gonçalves] [Internet]. Diário do Grande ABC. Setecidades. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.dgabc.com.br/News/5888130/piora-nota-em-portugues-de-alunos-do-ensino-medio.aspx
    • Vancouver

      Colello S de MG, Alavarse OM. Piora nota em Português de alunos do ensino médio [Depoimento a Bruna Gonçalves] [Internet]. Diário do Grande ABC. Setecidades. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.dgabc.com.br/News/5888130/piora-nota-em-portugues-de-alunos-do-ensino-medio.aspx
  • Fonte: Jornal da Tarde. Cidade. Unidade: FE

    Assuntos: CULTURA, VESTIBULAR, ARTES

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Saber cultural no vestibular [Depoimento a Felipe Oda]. Jornal da Tarde. Cidade. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/saber-cultural-no-vestibular/. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Saber cultural no vestibular [Depoimento a Felipe Oda]. Jornal da Tarde. Cidade. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/saber-cultural-no-vestibular/
    • NLM

      Alavarse OM. Saber cultural no vestibular [Depoimento a Felipe Oda] [Internet]. Jornal da Tarde. Cidade. 2011 ;13 fe 2011. 2 p[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/saber-cultural-no-vestibular/
    • Vancouver

      Alavarse OM. Saber cultural no vestibular [Depoimento a Felipe Oda] [Internet]. Jornal da Tarde. Cidade. 2011 ;13 fe 2011. 2 p[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/saber-cultural-no-vestibular/
  • Fonte: Jornal da tarde. Unidade: FE

    Assuntos: ENSINO SUPERIOR, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

    Versão PublicadaComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Na faculdade, conteúdo do fundamental. [Depoimento a Isis Brum]. Jornal da tarde. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/f8f946d7-4d28-4d7f-bb83-e3dc0b7ac596/Na_faculdade__conte%C3%BAdo_do_fundamental_%282011%29_Sysno_2214890_ReP.pdf. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Na faculdade, conteúdo do fundamental. [Depoimento a Isis Brum]. Jornal da tarde. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/f8f946d7-4d28-4d7f-bb83-e3dc0b7ac596/Na_faculdade__conte%C3%BAdo_do_fundamental_%282011%29_Sysno_2214890_ReP.pdf
    • NLM

      Alavarse OM. Na faculdade, conteúdo do fundamental. [Depoimento a Isis Brum] [Internet]. Jornal da tarde. 2011 ;(30 ju 2011. 2 p):[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/f8f946d7-4d28-4d7f-bb83-e3dc0b7ac596/Na_faculdade__conte%C3%BAdo_do_fundamental_%282011%29_Sysno_2214890_ReP.pdf
    • Vancouver

      Alavarse OM. Na faculdade, conteúdo do fundamental. [Depoimento a Isis Brum] [Internet]. Jornal da tarde. 2011 ;(30 ju 2011. 2 p):[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/f8f946d7-4d28-4d7f-bb83-e3dc0b7ac596/Na_faculdade__conte%C3%BAdo_do_fundamental_%282011%29_Sysno_2214890_ReP.pdf
  • Fonte: Isto É- Independente. Unidade: FE

    Assuntos: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ESCOLA PARTICULAR

    Versão PublicadaComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A zebra do Enem. [Depoimento a Rachel Costa]. Isto É- Independente. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d01ed9df-5a81-440a-9f6d-a801fa945a59/A_zebra_do_ENEM.pdf. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). A zebra do Enem. [Depoimento a Rachel Costa]. Isto É- Independente. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/d01ed9df-5a81-440a-9f6d-a801fa945a59/A_zebra_do_ENEM.pdf
    • NLM

      Alavarse OM. A zebra do Enem. [Depoimento a Rachel Costa] [Internet]. Isto É- Independente. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d01ed9df-5a81-440a-9f6d-a801fa945a59/A_zebra_do_ENEM.pdf
    • Vancouver

      Alavarse OM. A zebra do Enem. [Depoimento a Rachel Costa] [Internet]. Isto É- Independente. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d01ed9df-5a81-440a-9f6d-a801fa945a59/A_zebra_do_ENEM.pdf
  • Fonte: Educação em pauta. Unidade: FE

    Assuntos: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, SARESP, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, SALÁRIOS

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. SP reduz à metade bônus de professores. Educação em pauta. Tradução . São Paulo: Imprensa Oficial, 2011. p. 128 . . Acesso em: 06 dez. 2025.
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). SP reduz à metade bônus de professores. In Educação em pauta (p. 128 ). São Paulo: Imprensa Oficial.
    • NLM

      Alavarse OM. SP reduz à metade bônus de professores. In: Educação em pauta. São Paulo: Imprensa Oficial; 2011. p. 128 .[citado 2025 dez. 06 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. SP reduz à metade bônus de professores. In: Educação em pauta. São Paulo: Imprensa Oficial; 2011. p. 128 .[citado 2025 dez. 06 ]
  • Fonte: TIC educação 2010 : pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras = ICT education 2010 : survey on the use of information and communication technologies in brazilians schools. Unidade: FE

    Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL, CONHECIMENTO, PESQUISA EDUCACIONAL

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Desafios da pesquisa educacional e as avaliações externas: algumas relações com o conhecimento e a política. TIC educação 2010 : pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras = ICT education 2010 : survey on the use of information and communication technologies in brazilians schools. Tradução . São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2011. p. 448 . Disponível em: http://op.ceptro.br/cgi-bin/cetic/tic-educacao-2011.pdf. Acesso em: 06 dez. 2025.
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Desafios da pesquisa educacional e as avaliações externas: algumas relações com o conhecimento e a política. In TIC educação 2010 : pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras = ICT education 2010 : survey on the use of information and communication technologies in brazilians schools (p. 448 ). São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de http://op.ceptro.br/cgi-bin/cetic/tic-educacao-2011.pdf
    • NLM

      Alavarse OM. Desafios da pesquisa educacional e as avaliações externas: algumas relações com o conhecimento e a política [Internet]. In: TIC educação 2010 : pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras = ICT education 2010 : survey on the use of information and communication technologies in brazilians schools. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil; 2011. p. 448 .[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://op.ceptro.br/cgi-bin/cetic/tic-educacao-2011.pdf
    • Vancouver

      Alavarse OM. Desafios da pesquisa educacional e as avaliações externas: algumas relações com o conhecimento e a política [Internet]. In: TIC educação 2010 : pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras = ICT education 2010 : survey on the use of information and communication technologies in brazilians schools. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil; 2011. p. 448 .[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://op.ceptro.br/cgi-bin/cetic/tic-educacao-2011.pdf
  • Fonte: Educação em pauta. Unidade: FE

    Assuntos: ENSINO PÚBLICO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO), MATEMÁTICA (ENSINO)

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Nota de aluno também cai no município. Educação em pauta. Tradução . São Paulo: Imprensa Oficial, 2011. . . Acesso em: 06 dez. 2025.
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Nota de aluno também cai no município. In Educação em pauta. São Paulo: Imprensa Oficial.
    • NLM

      Alavarse OM. Nota de aluno também cai no município. In: Educação em pauta. São Paulo: Imprensa Oficial; 2011. [citado 2025 dez. 06 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Nota de aluno também cai no município. In: Educação em pauta. São Paulo: Imprensa Oficial; 2011. [citado 2025 dez. 06 ]
  • Fonte: Terra. Unidade: FE

    Assuntos: ENSINO PÚBLICO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Para especialistas, Enem mostra que avanço na educação é lento. [Depoimento]. Terra. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/noticias/0,,OI5345569-EI8398,00-Para+especialistas+Enem+mostra+que+avanco+na+educacao+e+lento.html. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Para especialistas, Enem mostra que avanço na educação é lento. [Depoimento]. Terra. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/noticias/0,,OI5345569-EI8398,00-Para+especialistas+Enem+mostra+que+avanco+na+educacao+e+lento.html
    • NLM

      Alavarse OM. Para especialistas, Enem mostra que avanço na educação é lento. [Depoimento] [Internet]. Terra. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/noticias/0,,OI5345569-EI8398,00-Para+especialistas+Enem+mostra+que+avanco+na+educacao+e+lento.html
    • Vancouver

      Alavarse OM. Para especialistas, Enem mostra que avanço na educação é lento. [Depoimento] [Internet]. Terra. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/noticias/0,,OI5345569-EI8398,00-Para+especialistas+Enem+mostra+que+avanco+na+educacao+e+lento.html
  • Fonte: Folha de S. Paulo. Unidade: FE

    Assuntos: ENSINO FUNDAMENTAL, PROGRESSÃO CONTINUADA

    Versão PublicadaComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. SP quer reprovação também no 7º ano. [Depoimento a Fábio Takahashi e Ricardo Gallo]. Folha de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/581ebed3-7956-4ede-b09e-fea693d5f43b/SP_quer_reprova%C3%A7%C3%A3o_tamb%C3%A9m_no_7_ano.pdf. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). SP quer reprovação também no 7º ano. [Depoimento a Fábio Takahashi e Ricardo Gallo]. Folha de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/581ebed3-7956-4ede-b09e-fea693d5f43b/SP_quer_reprova%C3%A7%C3%A3o_tamb%C3%A9m_no_7_ano.pdf
    • NLM

      Alavarse OM. SP quer reprovação também no 7º ano. [Depoimento a Fábio Takahashi e Ricardo Gallo] [Internet]. Folha de S. Paulo. 2011 ;28 set. 2011. C-3.[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/581ebed3-7956-4ede-b09e-fea693d5f43b/SP_quer_reprova%C3%A7%C3%A3o_tamb%C3%A9m_no_7_ano.pdf
    • Vancouver

      Alavarse OM. SP quer reprovação também no 7º ano. [Depoimento a Fábio Takahashi e Ricardo Gallo] [Internet]. Folha de S. Paulo. 2011 ;28 set. 2011. C-3.[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/581ebed3-7956-4ede-b09e-fea693d5f43b/SP_quer_reprova%C3%A7%C3%A3o_tamb%C3%A9m_no_7_ano.pdf
  • Fonte: O Estado de S. Paulo. Unidade: FE

    Assuntos: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ESCOLA PROFISSIONALIZANTE

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Nota de escolas técnicas cai no Saresp. O Estado de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110520/not_imp721651,0.php. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Nota de escolas técnicas cai no Saresp. O Estado de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110520/not_imp721651,0.php
    • NLM

      Alavarse OM. Nota de escolas técnicas cai no Saresp [Internet]. O Estado de S. Paulo. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110520/not_imp721651,0.php
    • Vancouver

      Alavarse OM. Nota de escolas técnicas cai no Saresp [Internet]. O Estado de S. Paulo. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110520/not_imp721651,0.php
  • Fonte: O Estado de S. Paulo. Unidade: FE

    Assuntos: ENSINO PÚBLICO, CURRÍCULOS E PROGRAMAS, DESIGUALDADES SOCIAIS, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PARTICULAR

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Alunos de baixa renda recebem menos conteúdo [Depoimento a Mariana Mandelli]. O Estado de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,alunos-de-baixa-renda-recebem-menos-conteudo,765505,0.htm. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Alunos de baixa renda recebem menos conteúdo [Depoimento a Mariana Mandelli]. O Estado de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,alunos-de-baixa-renda-recebem-menos-conteudo,765505,0.htm
    • NLM

      Alavarse OM. Alunos de baixa renda recebem menos conteúdo [Depoimento a Mariana Mandelli] [Internet]. O Estado de S. Paulo. 2011 ;29 agosto 2011. 2 .[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,alunos-de-baixa-renda-recebem-menos-conteudo,765505,0.htm
    • Vancouver

      Alavarse OM. Alunos de baixa renda recebem menos conteúdo [Depoimento a Mariana Mandelli] [Internet]. O Estado de S. Paulo. 2011 ;29 agosto 2011. 2 .[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,alunos-de-baixa-renda-recebem-menos-conteudo,765505,0.htm
  • Fonte: Paraiba. Unidade: FE

    Assuntos: ENSINO SUPERIOR, LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO), MATEMÁTICA (ENSINO)

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Estudantes chegam à faculdade sem saber a tabuada, concordância nem pontuação. [Depoimento]. Paraiba. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.paraiba.com.br/2011/07/01/41911-estudantes-chegam-a-faculdade-sem-saber-a-tabuada-concordancia-nem-pontuacao. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Estudantes chegam à faculdade sem saber a tabuada, concordância nem pontuação. [Depoimento]. Paraiba. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.paraiba.com.br/2011/07/01/41911-estudantes-chegam-a-faculdade-sem-saber-a-tabuada-concordancia-nem-pontuacao
    • NLM

      Alavarse OM. Estudantes chegam à faculdade sem saber a tabuada, concordância nem pontuação. [Depoimento] [Internet]. Paraiba. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.paraiba.com.br/2011/07/01/41911-estudantes-chegam-a-faculdade-sem-saber-a-tabuada-concordancia-nem-pontuacao
    • Vancouver

      Alavarse OM. Estudantes chegam à faculdade sem saber a tabuada, concordância nem pontuação. [Depoimento] [Internet]. Paraiba. 2011 ;[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.paraiba.com.br/2011/07/01/41911-estudantes-chegam-a-faculdade-sem-saber-a-tabuada-concordancia-nem-pontuacao
  • Fonte: O Estado de S. Paulo. Unidade: FE

    Assuntos: FRACASSO ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. No Brasil, 151 municípios reprovam 20% ou mais das crianças no 1º ano. [Depoimento a Mariana Mandelli]. O Estado de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,no-brasil-151-municipios-reprovam-20-ou-mais-das-criancas-no-1-ano,815904,0.htm. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). No Brasil, 151 municípios reprovam 20% ou mais das crianças no 1º ano. [Depoimento a Mariana Mandelli]. O Estado de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,no-brasil-151-municipios-reprovam-20-ou-mais-das-criancas-no-1-ano,815904,0.htm
    • NLM

      Alavarse OM. No Brasil, 151 municípios reprovam 20% ou mais das crianças no 1º ano. [Depoimento a Mariana Mandelli] [Internet]. O Estado de S. Paulo. 2011 ;27 dez. 2011. 2 .[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,no-brasil-151-municipios-reprovam-20-ou-mais-das-criancas-no-1-ano,815904,0.htm
    • Vancouver

      Alavarse OM. No Brasil, 151 municípios reprovam 20% ou mais das crianças no 1º ano. [Depoimento a Mariana Mandelli] [Internet]. O Estado de S. Paulo. 2011 ;27 dez. 2011. 2 .[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,no-brasil-151-municipios-reprovam-20-ou-mais-das-criancas-no-1-ano,815904,0.htm
  • Fonte: O Estado de S. Paulo. Unidade: FE

    Assuntos: LICENCIATURA, MAGISTÉRIO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, EMPREGABILIDADE

    Versão PublicadaComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Apesar da alta empregabilidade, docência tem condições ruins [Entrevista a Luciana Alvarez]. O Estado de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/a5bda7be-8ae2-4efb-8cc1-57e24d78dcfc/Apesar_da_alta_empregabilidade_doc%C3%AAncia_tem_condi%C3%A7%C3%B5es_ruins.pdf. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Apesar da alta empregabilidade, docência tem condições ruins [Entrevista a Luciana Alvarez]. O Estado de S. Paulo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/a5bda7be-8ae2-4efb-8cc1-57e24d78dcfc/Apesar_da_alta_empregabilidade_doc%C3%AAncia_tem_condi%C3%A7%C3%B5es_ruins.pdf
    • NLM

      Alavarse OM. Apesar da alta empregabilidade, docência tem condições ruins [Entrevista a Luciana Alvarez] [Internet]. O Estado de S. Paulo. 2011 ;02 fe 2011. p. A-14[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/a5bda7be-8ae2-4efb-8cc1-57e24d78dcfc/Apesar_da_alta_empregabilidade_doc%C3%AAncia_tem_condi%C3%A7%C3%B5es_ruins.pdf
    • Vancouver

      Alavarse OM. Apesar da alta empregabilidade, docência tem condições ruins [Entrevista a Luciana Alvarez] [Internet]. O Estado de S. Paulo. 2011 ;02 fe 2011. p. A-14[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/a5bda7be-8ae2-4efb-8cc1-57e24d78dcfc/Apesar_da_alta_empregabilidade_doc%C3%AAncia_tem_condi%C3%A7%C3%B5es_ruins.pdf
  • Fonte: Jornal da Tarde. Unidade: FE

    Assuntos: PEDAGOGIA, LICENCIATURA, EDUCAÇÃO

    Versão PublicadaComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Pedagogia não preenche nem metade das vagas [Depoimento a Luciana Alvarez]. Jornal da Tarde. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/fe6d7f43-2245-4650-ad08-8c4fcf0e05ea/Pedagogia_n%C3%A3o_preenche_nem_metade_das_vagas.pdf. Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Pedagogia não preenche nem metade das vagas [Depoimento a Luciana Alvarez]. Jornal da Tarde. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/fe6d7f43-2245-4650-ad08-8c4fcf0e05ea/Pedagogia_n%C3%A3o_preenche_nem_metade_das_vagas.pdf
    • NLM

      Alavarse OM. Pedagogia não preenche nem metade das vagas [Depoimento a Luciana Alvarez] [Internet]. Jornal da Tarde. 2011 ;03 fe 2011. p. A-8[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/fe6d7f43-2245-4650-ad08-8c4fcf0e05ea/Pedagogia_n%C3%A3o_preenche_nem_metade_das_vagas.pdf
    • Vancouver

      Alavarse OM. Pedagogia não preenche nem metade das vagas [Depoimento a Luciana Alvarez] [Internet]. Jornal da Tarde. 2011 ;03 fe 2011. p. A-8[citado 2025 dez. 06 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/fe6d7f43-2245-4650-ad08-8c4fcf0e05ea/Pedagogia_n%C3%A3o_preenche_nem_metade_das_vagas.pdf
  • Fonte: Carta fundamental. Unidade: FE

    Assuntos: PROGRESSÃO CONTINUADA, ESCOLA PÚBLICA, EDUCAÇÃO

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Progressão incompreendida [Depoimento a Fernando Vives]. Carta fundamental. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 06 dez. 2025. , 2011
    • APA

      Alavarse, O. M. (2011). Progressão incompreendida [Depoimento a Fernando Vives]. Carta fundamental. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. Progressão incompreendida [Depoimento a Fernando Vives]. Carta fundamental. 2011 ;( 26): mar. 2011. 56-58.[citado 2025 dez. 06 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. Progressão incompreendida [Depoimento a Fernando Vives]. Carta fundamental. 2011 ;( 26): mar. 2011. 56-58.[citado 2025 dez. 06 ]
  • Fonte: Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais. Unidade: FE

    Assuntos: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO FUNDAMENTAL, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUSA, Sandra Maria Zákia Lian e OLIVEIRA, Romualdo Portela e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental. Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais. Tradução . Dourados, MT: UFGD, 2011. p. 368 . Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ufgd.edu.br%2Feditora%2Fcatalogo%2Fpoliticas-e-monitoramento-da-qualidade-do-ensino-fundamental-cenarios-municipais-dirce-nei-freitas-e-giselle-martins-real-orgs.%2Fat_download%2Fpdflivro&ei=AxzGUJDJHdHbqQH3_IHgAg&usg=AFQjCNGoQjH64zjM9vgJZsFkGVV8HvEQIw. Acesso em: 06 dez. 2025.
    • APA

      Sousa, S. M. Z. L., Oliveira, R. P., & Alavarse, O. M. (2011). Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental. In Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais (p. 368 ). Dourados, MT: UFGD. Recuperado de http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ufgd.edu.br%2Feditora%2Fcatalogo%2Fpoliticas-e-monitoramento-da-qualidade-do-ensino-fundamental-cenarios-municipais-dirce-nei-freitas-e-giselle-martins-real-orgs.%2Fat_download%2Fpdflivro&ei=AxzGUJDJHdHbqQH3_IHgAg&usg=AFQjCNGoQjH64zjM9vgJZsFkGVV8HvEQIw
    • NLM

      Sousa SMZL, Oliveira RP, Alavarse OM. Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental [Internet]. In: Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais. Dourados, MT: UFGD; 2011. p. 368 .[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ufgd.edu.br%2Feditora%2Fcatalogo%2Fpoliticas-e-monitoramento-da-qualidade-do-ensino-fundamental-cenarios-municipais-dirce-nei-freitas-e-giselle-martins-real-orgs.%2Fat_download%2Fpdflivro&ei=AxzGUJDJHdHbqQH3_IHgAg&usg=AFQjCNGoQjH64zjM9vgJZsFkGVV8HvEQIw
    • Vancouver

      Sousa SMZL, Oliveira RP, Alavarse OM. Políticas educacionais municipais e qualidade do ensino: o Ideb como mecanismo de monitoramento da educação fundamental [Internet]. In: Políticas e monitoramento da qualidade do ensino fundamental : cenários municipais. Dourados, MT: UFGD; 2011. p. 368 .[citado 2025 dez. 06 ] Available from: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.ufgd.edu.br%2Feditora%2Fcatalogo%2Fpoliticas-e-monitoramento-da-qualidade-do-ensino-fundamental-cenarios-municipais-dirce-nei-freitas-e-giselle-martins-real-orgs.%2Fat_download%2Fpdflivro&ei=AxzGUJDJHdHbqQH3_IHgAg&usg=AFQjCNGoQjH64zjM9vgJZsFkGVV8HvEQIw

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2025