Filtros : "FÍSICA" "EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS" Removido: "ENSINO POR COMPUTADOR" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Source: Resumo. Conference titles: Colóquios do IFSC. Unidade: IFSC

    Subjects: EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, FÍSICA, MÉTODOS EMPÍRICOS

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MIRANDA, Paulo Barbeitas. Física: uma ciência experimental. 2025, Anais.. São Carlos: Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Física de São Carlos - IFSC, 2025. Disponível em: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/direcionamento-academico-fisica-uma-ciencia-experimental/. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Miranda, P. B. (2025). Física: uma ciência experimental. In Resumo. São Carlos: Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Física de São Carlos - IFSC. Recuperado de https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/direcionamento-academico-fisica-uma-ciencia-experimental/
    • NLM

      Miranda PB. Física: uma ciência experimental [Internet]. Resumo. 2025 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/direcionamento-academico-fisica-uma-ciencia-experimental/
    • Vancouver

      Miranda PB. Física: uma ciência experimental [Internet]. Resumo. 2025 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/direcionamento-academico-fisica-uma-ciencia-experimental/
  • Unidade: Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: FÍSICA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTUDO DE CASO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TAGIKU, Armando Massao. O papel do Projeto Arte e Ciência (A&C) no Ensino de Ciências. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-142050/. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Tagiku, A. M. (2024). O papel do Projeto Arte e Ciência (A&C) no Ensino de Ciências (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-142050/
    • NLM

      Tagiku AM. O papel do Projeto Arte e Ciência (A&C) no Ensino de Ciências [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-142050/
    • Vancouver

      Tagiku AM. O papel do Projeto Arte e Ciência (A&C) no Ensino de Ciências [Internet]. 2024 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-29112024-142050/
  • Source: Portal IFSC. Unidade: IFSC

    Subjects: EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, FÍSICA, CIÊNCIA (DISSEMINAÇÃO)

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PRATAVIEIRA, Sebastião et al. A excelência da Oficina Mecânica do IFSC/USP: curso básico em fabricação mecânica. [Depoimento a Rui Sintra]. Portal IFSC. São Carlos: Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/a-excelencia-da-oficina-mecanica-do-ifsc-usp-curso-basico-em-fabricacao-mecanica/. Acesso em: 04 nov. 2025. , 2023
    • APA

      Pratavieira, S., Barbedo, A., Valverde, J. V. P., & Morais, A. (2023). A excelência da Oficina Mecânica do IFSC/USP: curso básico em fabricação mecânica. [Depoimento a Rui Sintra]. Portal IFSC. São Carlos: Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/a-excelencia-da-oficina-mecanica-do-ifsc-usp-curso-basico-em-fabricacao-mecanica/
    • NLM

      Pratavieira S, Barbedo A, Valverde JVP, Morais A. A excelência da Oficina Mecânica do IFSC/USP: curso básico em fabricação mecânica. [Depoimento a Rui Sintra] [Internet]. Portal IFSC. 2023 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/a-excelencia-da-oficina-mecanica-do-ifsc-usp-curso-basico-em-fabricacao-mecanica/
    • Vancouver

      Pratavieira S, Barbedo A, Valverde JVP, Morais A. A excelência da Oficina Mecânica do IFSC/USP: curso básico em fabricação mecânica. [Depoimento a Rui Sintra] [Internet]. Portal IFSC. 2023 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/a-excelencia-da-oficina-mecanica-do-ifsc-usp-curso-basico-em-fabricacao-mecanica/
  • Source: Programa. Conference titles: Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. Unidades: IFSC, Interunidades de Licenciatura IFSC/IQSC/ICMC

    Subjects: FÍSICA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, CIRCUITOS ELÉTRICOS

    PrivadoAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GIGANTE, Rafael Fernando et al. Utilização de ventoinhas para o ensino de circuitos elétricos: uma substituta para as lâmpadas incandescentes? 2023, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física - SBF, 2023. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxv/sys/resumos/T0262-2.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Gigante, R. F., Damaceno, L. C. G., Costa, G. G. G., & Catunda, T. (2023). Utilização de ventoinhas para o ensino de circuitos elétricos: uma substituta para as lâmpadas incandescentes? In Programa. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física - SBF. Recuperado de https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxv/sys/resumos/T0262-2.pdf
    • NLM

      Gigante RF, Damaceno LCG, Costa GGG, Catunda T. Utilização de ventoinhas para o ensino de circuitos elétricos: uma substituta para as lâmpadas incandescentes? [Internet]. Programa. 2023 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxv/sys/resumos/T0262-2.pdf
    • Vancouver

      Gigante RF, Damaceno LCG, Costa GGG, Catunda T. Utilização de ventoinhas para o ensino de circuitos elétricos: uma substituta para as lâmpadas incandescentes? [Internet]. Programa. 2023 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxv/sys/resumos/T0262-2.pdf
  • Source: Jornal da USP. Unidades: IFSC, EESC

    Subjects: FÍSICA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, VÍDEO EDUCATIVO, CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO;DISSEMINAÇÃO)

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LUPATINI, Mayra et al. Videoaulas com experimentos de laboratório ajudam no aprendizado de física em curso da USP. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=384144. Acesso em: 04 nov. 2025. , 2021
    • APA

      Lupatini, M., Bonagamba, T. J., Heringer, F., Oliveira Junior, O. N. de, Henn, E. A. de L., Sab, S., & Ramos, V. S. (2021). Videoaulas com experimentos de laboratório ajudam no aprendizado de física em curso da USP. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/?p=384144
    • NLM

      Lupatini M, Bonagamba TJ, Heringer F, Oliveira Junior ON de, Henn EA de L, Sab S, Ramos VS. Videoaulas com experimentos de laboratório ajudam no aprendizado de física em curso da USP [Internet]. Jornal da USP. 2021 ;(20 ja 2021. online):[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://jornal.usp.br/?p=384144
    • Vancouver

      Lupatini M, Bonagamba TJ, Heringer F, Oliveira Junior ON de, Henn EA de L, Sab S, Ramos VS. Videoaulas com experimentos de laboratório ajudam no aprendizado de física em curso da USP [Internet]. Jornal da USP. 2021 ;(20 ja 2021. online):[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://jornal.usp.br/?p=384144
  • Source: Revista de enseñanza de la Física. Unidades: IF, Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: FÍSICA, MECÂNICA ESTATÍSTICA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BORGES, Laís de Oliveira e LEITE, Marcos de L. e MAIDANA, Nora Lia. Crítica a la formulación teórica del problema del loop desde el punto de vista experimental. Revista de enseñanza de la Física, v. 31, n. extra, p. 71-77, 2019Tradução . . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/e6674af0-404e-4ff7-bc67-205a2e5a162e/26528-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78340-1-10-20191125.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Borges, L. de O., Leite, M. de L., & Maidana, N. L. (2019). Crítica a la formulación teórica del problema del loop desde el punto de vista experimental. Revista de enseñanza de la Física, 31( extra), 71-77. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/e6674af0-404e-4ff7-bc67-205a2e5a162e/26528-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78340-1-10-20191125.pdf
    • NLM

      Borges L de O, Leite M de L, Maidana NL. Crítica a la formulación teórica del problema del loop desde el punto de vista experimental [Internet]. Revista de enseñanza de la Física. 2019 ; 31( extra): 71-77.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/e6674af0-404e-4ff7-bc67-205a2e5a162e/26528-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78340-1-10-20191125.pdf
    • Vancouver

      Borges L de O, Leite M de L, Maidana NL. Crítica a la formulación teórica del problema del loop desde el punto de vista experimental [Internet]. Revista de enseñanza de la Física. 2019 ; 31( extra): 71-77.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/e6674af0-404e-4ff7-bc67-205a2e5a162e/26528-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78340-1-10-20191125.pdf
  • Source: A Física na Escola. Unidade: IF

    Subjects: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FÍSICA, CIÊNCIA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, ECLIPSE

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      KOHATSU, Doris e MURAMATSU, Mikiya. Eclipse em escala. A Física na Escola, v. 17, n. 1, p. 9-15, 2019Tradução . . Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a03.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Kohatsu, D., & Muramatsu, M. (2019). Eclipse em escala. A Física na Escola, 17( 1), 9-15. Recuperado de http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a03.pdf
    • NLM

      Kohatsu D, Muramatsu M. Eclipse em escala [Internet]. A Física na Escola. 2019 ; 17( 1): 9-15.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a03.pdf
    • Vancouver

      Kohatsu D, Muramatsu M. Eclipse em escala [Internet]. A Física na Escola. 2019 ; 17( 1): 9-15.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a03.pdf
  • Source: A Física na Escola. Unidades: IF, IAG

    Subjects: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FÍSICA, CIÊNCIA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, RELATIVIDADE (FÍSICA)

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOGA, Diogo e FAES, Daniel e MURAMATSU, Mikiya. Simulação experimental do eclipse solar de Sobral em 1919: Uma comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. A Física na Escola, v. 17, n. 1, p. 4-8, 2019Tradução . . Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a02.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Soga, D., Faes, D., & Muramatsu, M. (2019). Simulação experimental do eclipse solar de Sobral em 1919: Uma comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. A Física na Escola, 17( 1), 4-8. Recuperado de http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a02.pdf
    • NLM

      Soga D, Faes D, Muramatsu M. Simulação experimental do eclipse solar de Sobral em 1919: Uma comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein [Internet]. A Física na Escola. 2019 ; 17( 1): 4-8.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a02.pdf
    • Vancouver

      Soga D, Faes D, Muramatsu M. Simulação experimental do eclipse solar de Sobral em 1919: Uma comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein [Internet]. A Física na Escola. 2019 ; 17( 1): 4-8.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol17-Num1/a02.pdf
  • Source: Revista de enseñanza de la Física. Unidades: IF, Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: FÍSICA, LICENCIATURA, MECÂNICA ESTATÍSTICA CLÁSSICA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LEITE, Marcos de Lima e VANIN, Vito e MAIDANA, Nora Lia. La variación de la energía mecánica desde una TDIC. Revista de enseñanza de la Física, v. 31, n. extra, p. 449-456, 2019Tradução . . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/1e2684dc-92b3-4543-aeaf-b6ee177f5513/26604-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78553-1-10-20191127.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Leite, M. de L., Vanin, V., & Maidana, N. L. (2019). La variación de la energía mecánica desde una TDIC. Revista de enseñanza de la Física, 31( extra), 449-456. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/1e2684dc-92b3-4543-aeaf-b6ee177f5513/26604-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78553-1-10-20191127.pdf
    • NLM

      Leite M de L, Vanin V, Maidana NL. La variación de la energía mecánica desde una TDIC [Internet]. Revista de enseñanza de la Física. 2019 ; 31( extra): 449-456.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/1e2684dc-92b3-4543-aeaf-b6ee177f5513/26604-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78553-1-10-20191127.pdf
    • Vancouver

      Leite M de L, Vanin V, Maidana NL. La variación de la energía mecánica desde una TDIC [Internet]. Revista de enseñanza de la Física. 2019 ; 31( extra): 449-456.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/1e2684dc-92b3-4543-aeaf-b6ee177f5513/26604-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78553-1-10-20191127.pdf
  • Source: Revista de enseñanza de la Física. Unidades: IF, EESC, Interunidades em Ensino de Ciências

    Subjects: FÍSICA, MECÂNICA ESTATÍSTICA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, CONSERVAÇÃO DE ENERGIA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CORREA, Renan F. et al. Conservación de la energía mecánica con un péndulo simple en una experiencia online. Revista de enseñanza de la Física, v. 31, n. extra, p. 215-221, 2019Tradução . . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/c21a03df-ab3d-439a-91f1-e91fb62c9bb8/26548-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78403-1-10-20191126.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Correa, R. F., Leite, M. de L., Vanin, V., & Maidana, N. L. (2019). Conservación de la energía mecánica con un péndulo simple en una experiencia online. Revista de enseñanza de la Física, 31( extra), 215-221. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/c21a03df-ab3d-439a-91f1-e91fb62c9bb8/26548-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78403-1-10-20191126.pdf
    • NLM

      Correa RF, Leite M de L, Vanin V, Maidana NL. Conservación de la energía mecánica con un péndulo simple en una experiencia online [Internet]. Revista de enseñanza de la Física. 2019 ; 31( extra): 215-221.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/c21a03df-ab3d-439a-91f1-e91fb62c9bb8/26548-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78403-1-10-20191126.pdf
    • Vancouver

      Correa RF, Leite M de L, Vanin V, Maidana NL. Conservación de la energía mecánica con un péndulo simple en una experiencia online [Internet]. Revista de enseñanza de la Física. 2019 ; 31( extra): 215-221.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/c21a03df-ab3d-439a-91f1-e91fb62c9bb8/26548-Texto%20del%20art%C3%ADculo-78403-1-10-20191126.pdf
  • Source: Conferences. Conference titles: International Conference on History of Science and Science Education - ICHSSE. Unidade: IFSC

    Subjects: EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, MÉTODOS DE ENSINO, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, FÍSICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Cibelle Celestino. Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides. 2018, Anais.. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, 2018. Disponível em: https://ghcenuepb.wixsite.com/ghcen/copia-speakers-1. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Silva, C. C. (2018). Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides. In Conferences. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Recuperado de https://ghcenuepb.wixsite.com/ghcen/copia-speakers-1
    • NLM

      Silva CC. Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides [Internet]. Conferences. 2018 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://ghcenuepb.wixsite.com/ghcen/copia-speakers-1
    • Vancouver

      Silva CC. Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides [Internet]. Conferences. 2018 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://ghcenuepb.wixsite.com/ghcen/copia-speakers-1
  • Source: Estudos em História, Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências: Anais da 4ª IHPST-LA. Conference titles: Conferência Latino Americana do Internacional History, Philosophy, and Sciencie Teaching Group - IHPST-LA. Unidade: IFSC

    Subjects: EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, MÉTODOS DE ENSINO, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, FÍSICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BATISTA, Renata da Fonseca Moraes e SILVA, Cibelle Celestino. Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides. 2018, Anais.. Santo André: Universidade Federal do ABC - UFABC, 2018. Disponível em: https://6b8e7612-1f3e-4bdc-ad74-08d6a69474b6.filesusr.com/ugd/869951_d53f0c4603d5470eb74f73a18f27bc6c.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Batista, R. da F. M., & Silva, C. C. (2018). Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides. In Estudos em História, Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências: Anais da 4ª IHPST-LA. Santo André: Universidade Federal do ABC - UFABC. Recuperado de https://6b8e7612-1f3e-4bdc-ad74-08d6a69474b6.filesusr.com/ugd/869951_d53f0c4603d5470eb74f73a18f27bc6c.pdf
    • NLM

      Batista R da FM, Silva CC. Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides [Internet]. Estudos em História, Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências: Anais da 4ª IHPST-LA. 2018 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://6b8e7612-1f3e-4bdc-ad74-08d6a69474b6.filesusr.com/ugd/869951_d53f0c4603d5470eb74f73a18f27bc6c.pdf
    • Vancouver

      Batista R da FM, Silva CC. Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides [Internet]. Estudos em História, Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências: Anais da 4ª IHPST-LA. 2018 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://6b8e7612-1f3e-4bdc-ad74-08d6a69474b6.filesusr.com/ugd/869951_d53f0c4603d5470eb74f73a18f27bc6c.pdf
  • Source: Palestra. Unidade: IFSC

    Subjects: EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, FÍSICA, MÉTODOS DE ENSINO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NUNES, Luiz Antônio de Oliveira. Aprendendo ciências através da experimentação. 2018, Anais.. São Carlos: Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Física de São Carlos - IFSC, 2018. Disponível em: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Nunes, L. A. de O. (2018). Aprendendo ciências através da experimentação. In Palestra. São Carlos: Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Física de São Carlos - IFSC. Recuperado de https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/
    • NLM

      Nunes LA de O. Aprendendo ciências através da experimentação [Internet]. Palestra. 2018 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/
    • Vancouver

      Nunes LA de O. Aprendendo ciências através da experimentação [Internet]. Palestra. 2018 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/
  • Source: A Física na Escola. Unidade: IF

    Subjects: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FÍSICA, CIÊNCIA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, DISPERSÃO DA LUZ

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOGA, Diogo e KOHATSU, Doris e MURAMATSU, Mikiya. Revisitando os prismas caseiros: Uma Atividade Experimental no Estudo da Refração da Luz. A Física na Escola, v. 16, n. 2, p. 78-86, 2018Tradução . . Disponível em: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol16-Num2/a14-low.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Soga, D., Kohatsu, D., & Muramatsu, M. (2018). Revisitando os prismas caseiros: Uma Atividade Experimental no Estudo da Refração da Luz. A Física na Escola, 16( 2), 78-86. Recuperado de http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol16-Num2/a14-low.pdf
    • NLM

      Soga D, Kohatsu D, Muramatsu M. Revisitando os prismas caseiros: Uma Atividade Experimental no Estudo da Refração da Luz [Internet]. A Física na Escola. 2018 ; 16( 2): 78-86.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol16-Num2/a14-low.pdf
    • Vancouver

      Soga D, Kohatsu D, Muramatsu M. Revisitando os prismas caseiros: Uma Atividade Experimental no Estudo da Refração da Luz [Internet]. A Física na Escola. 2018 ; 16( 2): 78-86.[citado 2025 nov. 04 ] Available from: http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol16-Num2/a14-low.pdf
  • Source: Programação e Caderno de Resumos. Conference titles: Conferência Latino Americana do Internacional History, Philosophy, and Sciencie Teaching Group - IHPST-LA. Unidade: IFSC

    Subjects: EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, MÉTODOS DE ENSINO, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, FÍSICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BATISTA, Renata da Fonseca Moraes e SILVA, Cibelle Celestino. Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides. 2018, Anais.. Santo André: Universidade Federal do ABC - UFABC, 2018. Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/869951_2f622bd99f2c4834a7b8145bea56915c.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Batista, R. da F. M., & Silva, C. C. (2018). Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides. In Programação e Caderno de Resumos. Santo André: Universidade Federal do ABC - UFABC. Recuperado de https://docs.wixstatic.com/ugd/869951_2f622bd99f2c4834a7b8145bea56915c.pdf
    • NLM

      Batista R da FM, Silva CC. Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides [Internet]. Programação e Caderno de Resumos. 2018 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://docs.wixstatic.com/ugd/869951_2f622bd99f2c4834a7b8145bea56915c.pdf
    • Vancouver

      Batista R da FM, Silva CC. Challenges to the implementation of historical investigative approach in experimental guides [Internet]. Programação e Caderno de Resumos. 2018 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://docs.wixstatic.com/ugd/869951_2f622bd99f2c4834a7b8145bea56915c.pdf
  • Source: Pesquisa FAPESP. Unidades: IFSC, IPEN

    Subjects: LASER, FÍSICA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      WETTER, Niklaus Ursus e BAGNATO, Vanderlei Salvador. Laboratório de bolso. [Depoimento a Igor Zolnerkevic]. Pesquisa FAPESP. São Paulo: Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 04 nov. 2025. , 2017
    • APA

      Wetter, N. U., & Bagnato, V. S. (2017). Laboratório de bolso. [Depoimento a Igor Zolnerkevic]. Pesquisa FAPESP. São Paulo: Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Wetter NU, Bagnato VS. Laboratório de bolso. [Depoimento a Igor Zolnerkevic]. Pesquisa FAPESP. 2017 ; fe 2017( 252): 62-65.[citado 2025 nov. 04 ]
    • Vancouver

      Wetter NU, Bagnato VS. Laboratório de bolso. [Depoimento a Igor Zolnerkevic]. Pesquisa FAPESP. 2017 ; fe 2017( 252): 62-65.[citado 2025 nov. 04 ]
  • Source: Revista Brasileira de Ensino de Física. Unidade: IF

    Subjects: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, FÍSICA, CIÊNCIA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, LUZ, POLARIZAÇÃO, SIMETRIA

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOGA, Diogo e MURAMATSU, Mikiya. 200 anos de caleidoscópio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 3, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0195. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Soga, D., & Muramatsu, M. (2017). 200 anos de caleidoscópio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39( 3). doi:10.1590/1806-9126-rbef-2016-0195
    • NLM

      Soga D, Muramatsu M. 200 anos de caleidoscópio [Internet]. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2017 ; 39( 3):[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0195
    • Vancouver

      Soga D, Muramatsu M. 200 anos de caleidoscópio [Internet]. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2017 ; 39( 3):[citado 2025 nov. 04 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0195
  • Source: Programa. Conference titles: Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. Unidade: IFSC

    Subjects: MUSEUS, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, FÍSICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      YOSHIOKA, Akina Karen e BORGES, Maria Clara Tessaroli e MASCARENHAS, Yvonne Primerano. Melhoria na percepção teórico-experimental de visitantes do Museu Professor Mário Tolentino. 2017, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física - SBF, 2017. Disponível em: http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0300-2.pdf. Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Yoshioka, A. K., Borges, M. C. T., & Mascarenhas, Y. P. (2017). Melhoria na percepção teórico-experimental de visitantes do Museu Professor Mário Tolentino. In Programa. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física - SBF. Recuperado de http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0300-2.pdf
    • NLM

      Yoshioka AK, Borges MCT, Mascarenhas YP. Melhoria na percepção teórico-experimental de visitantes do Museu Professor Mário Tolentino [Internet]. Programa. 2017 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0300-2.pdf
    • Vancouver

      Yoshioka AK, Borges MCT, Mascarenhas YP. Melhoria na percepção teórico-experimental de visitantes do Museu Professor Mário Tolentino [Internet]. Programa. 2017 ;[citado 2025 nov. 04 ] Available from: http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/sys/resumos/T0300-2.pdf
  • Source: Anais. Conference titles: Encontro de Educadores em Ciências. Unidade: IFSC

    Subjects: EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, MÉTODOS DE ENSINO, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, FÍSICA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BATISTA, Renata e SILVA, Cibelle Celestino. Implementando a abordagem histórico-investigativa em roteiros de física. 2017, Anais.. São Carlos: Universidade de São Paulo - USP, Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC, 2017. . Acesso em: 04 nov. 2025.
    • APA

      Batista, R., & Silva, C. C. (2017). Implementando a abordagem histórico-investigativa em roteiros de física. In Anais. São Carlos: Universidade de São Paulo - USP, Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC.
    • NLM

      Batista R, Silva CC. Implementando a abordagem histórico-investigativa em roteiros de física. Anais. 2017 ;[citado 2025 nov. 04 ]
    • Vancouver

      Batista R, Silva CC. Implementando a abordagem histórico-investigativa em roteiros de física. Anais. 2017 ;[citado 2025 nov. 04 ]
  • Unidades: IFSC, EESC

    Subjects: FÍSICA, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Aula pública em Ciências Físicas com o Prêmio Nobel Dr. W. Phillips. . Singapore: International Union of Pure and Applied Physics - IUPAP. . Acesso em: 04 nov. 2025. , 2017
    • APA

      Aula pública em Ciências Físicas com o Prêmio Nobel Dr. W. Phillips. (2017). Aula pública em Ciências Físicas com o Prêmio Nobel Dr. W. Phillips. Singapore: International Union of Pure and Applied Physics - IUPAP.
    • NLM

      Aula pública em Ciências Físicas com o Prêmio Nobel Dr. W. Phillips. 2017 ;[citado 2025 nov. 04 ]
    • Vancouver

      Aula pública em Ciências Físicas com o Prêmio Nobel Dr. W. Phillips. 2017 ;[citado 2025 nov. 04 ]

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2025