Vote determinants for João Dória in the Municipal Elections of 2016 in the city of São Paulo (2019)
- Authors:
- Autor USP: ROSSI, GEORGE BEDINELLI - EACH
- Unidade: EACH
- Subjects: VOTO; COMPORTAMENTO ELEITORAL; ELEIÇÕES (PROCESSO POLÍTICO); REGRESSÃO LOGÍSTICA
- Language: Inglês
- Abstract: Objetivo: O presente artigo tem como objetivo identificar variáveis determinantes do voto em João Dória nas eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo. Método: Tendo como referência o modelo de determinantes do voto no primeiro turno das eleições presidenciais de 2010, proposto por Nicolau (2014), o presente estudo utiliza a técnica de regressão logística binária para testar a adaptação do modelo ao contexto das eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo, em uma amostra composta por 101 alunos de graduação e pós-graduação. Resultados: Foi identificada como principal determinante do voto em João Dória a avaliação do eleitor quanto ao desempenho da gestão municipal situacionista. Contribuições teóricas: Os resultados apontam que a vitória de João Dória pode ser explicada, tanto pela baixa influência de fatores sociodemográficos e ideológicos na decisão de voto, como também pela grande influência do nível de insatisfação do eleitor com a gestão municipal situacionista. Originalidade/relevância: Com base nos resultados observados, o presente artigo aponta para a influência exercida pelos determinantes de voto de curto prazo no comportamento eleitoral
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Marketing - ReMark
- ISSN: 2177-5184
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 18, n. 4, p. 137-153, oct./dec. 2019
-
ABNT
HEIMBECHER, Mário Lucas e ROSSI, George Bedinelli. Vote determinants for João Dória in the Municipal Elections of 2016 in the city of São Paulo. Revista Brasileira de Marketing - ReMark, v. 18, n. 4, p. 137-153, 2019Tradução . . Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16387/8054. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Heimbecher, M. L., & Rossi, G. B. (2019). Vote determinants for João Dória in the Municipal Elections of 2016 in the city of São Paulo. Revista Brasileira de Marketing - ReMark, 18( 4), 137-153. Recuperado de https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16387/8054 -
NLM
Heimbecher ML, Rossi GB. Vote determinants for João Dória in the Municipal Elections of 2016 in the city of São Paulo [Internet]. Revista Brasileira de Marketing - ReMark. 2019 ; 18( 4): 137-153.[citado 2024 set. 20 ] Available from: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16387/8054 -
Vancouver
Heimbecher ML, Rossi GB. Vote determinants for João Dória in the Municipal Elections of 2016 in the city of São Paulo [Internet]. Revista Brasileira de Marketing - ReMark. 2019 ; 18( 4): 137-153.[citado 2024 set. 20 ] Available from: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/16387/8054 - Determinação de preços no varejo de serviços públicos: uma abordagem experimental para a previdência social brasileira
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