Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, ciência e tecnologia: considerações sobre um novo locus de formação de professores (2018)
- Autores:
- Autor USP: BARREYRO, GLADYS BEATRIZ - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.21573/vol34n22018.80445
- Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CURRÍCULOS E PROGRAMAS; LICENCIATURA
- Idioma: Português
- Resumo: O presente artigo discute a política de expansão das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e problematiza a formação de professores nesse espaço, já que, historicamente, as instituições federais profissionais vinham ofertando cursos técnicos de nível médio. O texto é decorrente de pesquisa que analisou dados estatísticos, legislação, documentos governamentais e entrevistas. Finalmente, são apresentados alguns aspectos sobre o modelo de formação docente no IF, que evidencia a prevalência dos conhecimentos específicos disciplinares no currículo dos cursos e menor foco nas discussões das questões pedagógicas
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
- ISSN: 1678-166X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 34, n. 2, p. 501-521, mai./ago. 2018
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
LIMA, Maria Flávia Batista e BARREYRO, Gladys Beatriz. Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, ciência e tecnologia: considerações sobre um novo locus de formação de professores. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 2, p. 501-521, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80445. Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Lima, M. F. B., & Barreyro, G. B. (2018). Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, ciência e tecnologia: considerações sobre um novo locus de formação de professores. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 34( 2), 501-521. doi:10.21573/vol34n22018.80445 -
NLM
Lima MFB, Barreyro GB. Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, ciência e tecnologia: considerações sobre um novo locus de formação de professores [Internet]. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. 2018 ; 34( 2): 501-521.[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80445 -
Vancouver
Lima MFB, Barreyro GB. Cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, ciência e tecnologia: considerações sobre um novo locus de formação de professores [Internet]. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. 2018 ; 34( 2): 501-521.[citado 2024 abr. 26 ] Available from: https://doi.org/10.21573/vol34n22018.80445 - O "Programa Alfabetização Solidária": terceirização no contexto da reforma do Estado
- Avaliação da educação superior no segundo governo Lula: "Provão II" ou a reedição de velhas práticas?
- Avaliação da educação: diferentes abordagens críticas
- Mapa do ensino superior privado
- De exames, rankings e mídia
- Avaliação da educação superior, reforma do Estado e agências reguladoras nos governos FHC
- A relação expansão-avaliação da educação superior no período pós-LDB/1996
- Percurso da avaliação da educação superior nos Governos Lula
- O espaço latino-americano e caribenho de educação superior (ENLACES): conjuntura regional
- Evaluación de la educación superior brasileña: el SINAES
Informações sobre o DOI: 10.21573/vol34n22018.80445 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas