A educação em saúde e o uso das tecnologias de informação e comunicação (2017)
- Authors:
- Autor USP: SAMPAIO, SAMÁRA DOS SANTOS - FMRP
- Unidade: FMRP
- Sigla do Departamento: RMS
- Subjects: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; APRENDIZAGEM SOCIAL; APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA
- Language: Português
- Abstract: Disponível na Universidade de São Paulo desde 2009, o Moodle da USP é um exemplo de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) que vem sendo usada como ferramenta de apoio ao ensino presencial por docentes em cursos de graduação, pós-graduação e projetos de extensão universitária. Passou por diversas atualizações ao longo dos últimos anos, adquirindo novas funcionalidades, até que em 2017 mudou o "branding" sendo chamado agora de e-Disciplinas. Este estudo tem como objetivo avaliar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em disciplinas oferecidas nos programas de pós-graduação da FMRP-USP. Foi desenvolvida uma pesquisa avaliativa qualitativa dividida em três momentos: o levantamento das disciplinas da pós-graduação cadastradas no e-Disciplinas da USP no ano de 2015; a exploração das disciplinas e coleta dos dados seguindo o check-list desenvolvido por Rocha (2015); e o terceiro momento com discussão dos achados e elaboração crítica do uso do e-Disciplinas. Os resultados indicaram que no ano de 2015, haviam 18 Programas de Mestrado e Doutorado acadêmico e foram oferecidas 217 disciplinas nesses programas de pós-graduação da FMRP-USP. Dessas disciplinas, excluindo as repetidas, foram cadastradas 31 (14%) no ano de 2015 no Moodle da USP. Do total dessas disciplinas, 100% (n=31), 81% (n=25) disciplinas foram estudadas e nota-se a utilização preponderante de dois recursos (arquivo e rótulo) e duas atividades (fórum de notícias e tarefa). A situação atual é de pouca utilização do recurso disponibilizado e de grande desconhecimento das possibilidades que as tecnologias oferecem. É notória a necessidade da formação docente na pós-graduação pautada em abordagens pedagógicas, mas é preciso considerar quais abordagens serão praticadas e quais os contextos
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2017
- Data da defesa: 08.11.2017
-
ABNT
SAMPAIO, Samára dos Santos. A educação em saúde e o uso das tecnologias de informação e comunicação. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017. . Acesso em: 14 maio 2024. -
APA
Sampaio, S. dos S. (2017). A educação em saúde e o uso das tecnologias de informação e comunicação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Sampaio S dos S. A educação em saúde e o uso das tecnologias de informação e comunicação. 2017 ;[citado 2024 maio 14 ] -
Vancouver
Sampaio S dos S. A educação em saúde e o uso das tecnologias de informação e comunicação. 2017 ;[citado 2024 maio 14 ] - eLearning no campo da saúde pública: um estudo Q
- Abordagem comunitária: uma perspectiva para a promoção de saúde universal, integral e equânime
- La educación online en Brasil: avances y desafíos
- Brazilian medical education and the incorporation of technologies before and during the COVID-19 pandemic
- Diferenças regionais no uso de tecnologias no ensino superior em saúde durante a pandemia de Covid-19
- Health higher education and the use of technology during the pandemic of COVID-19 in Brazil
- O uso do Moodle em disciplinas de pós-graduação de uma faculdade de medicina brasileira
- Usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior em enfermagem durante a pandemia da COVID-19
- Q method in research on health professions education and digital technologies: a systematic review
- Analisando o uso do método Q nos estudos sobre educação em saúde
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas