Gender Might Be Factor for Student Admission in Two Brazilian Medical Schools (2015)
- Authors:
- Autor USP: NUNES, MARIA DO PATROCINIO TENORIO - FM
- Unidade: FM
- DOI: 10.1590/1981-52712015v39n2e00162014
- Subjects: GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS); VESTIBULAR; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO MÉDICA
- Language: Inglês
- Abstract: Este é um estudo de dados secundários para investigar se o gênero é um fator determinante na admissão do vestibular de Medicina. O vestibular de duas escolas médicas (EM) brasileiras, universidades A e B, foi analisado, e o número de candidatos de cada vestibular foi comparado ao número de alunos matriculados em cada EM de acordo com o gênero no período de 1995 a 2009. Os mesmos dados disponíveis dos Estados Unidos (EUA) em 2011 foram avaliados. Notou-se um aumento do número de mulheres prestando vestibular de Medicina, mas este aumento não correspondeu à porcentagem de mulheres matriculadas. Houve uma tendência a selecionar mais homens. Em A, 39,3% dos candidatos e 47% dos estudantes admitidos eram homens (OR = 1,37; IC95% = 1,24 – 1,51). Em B, os homens representavam 39,3% dos candidatos e 65,4% dos estudantes admitidos (OR = 2,93; IC95% = 2,76 – 3,11). Estes resultados não foram confirmados nas EM dos EUA. A análise do EE sugere que a maior seleção de homens poderia ser produto do formato dos vestibulares
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Educação Médica
- ISSN: 0100-5502
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 39, n. 2, p. 268-275, 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
BERALDI, Gabriel Henrique et al. Gender Might Be Factor for Student Admission in Two Brazilian Medical Schools. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 2, p. 268-275, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00162014. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Beraldi, G. H., Gagliardi Filho, J. C., Nunes, M. do P. T., & Gannam, S. (2015). Gender Might Be Factor for Student Admission in Two Brazilian Medical Schools. Revista Brasileira de Educação Médica, 39( 2), 268-275. doi:10.1590/1981-52712015v39n2e00162014 -
NLM
Beraldi GH, Gagliardi Filho JC, Nunes M do PT, Gannam S. Gender Might Be Factor for Student Admission in Two Brazilian Medical Schools [Internet]. Revista Brasileira de Educação Médica. 2015 ; 39( 2): 268-275.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00162014 -
Vancouver
Beraldi GH, Gagliardi Filho JC, Nunes M do PT, Gannam S. Gender Might Be Factor for Student Admission in Two Brazilian Medical Schools [Internet]. Revista Brasileira de Educação Médica. 2015 ; 39( 2): 268-275.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00162014 - Transtornos ansiosos na prática médica
- Asma brônquica
- Asmáticos tendem a ter mais ansiedade e depressão do que pacientes com DPOC
- Atualizações em asma brônquica
- Effectiveness of a mindfulness-based intervention in the management of musculoskeletal pain in nursing workers
- Objective structured teaching examination (OSTE): an underused tool developed to assess clinical teaching skills. A narrative review of the literature
- Contributions of residents from multiple specializations in managing the COVID-19 pandemic in the largest public hospital Brazil... [Editorial]
- Fraqueza muscular
- Asma e doença pulmonar obstrutiva crônica: uma comparação entre variáveis de ansiedade e depressão
- As escolas estão formando bons médicos?
Informações sobre o DOI: 10.1590/1981-52712015v39n2e00162014 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas