Física e humor: estudo sobre a recepção de piadas e tiras humorísticas na sala de aula (2015)
- Authors:
- Autor USP: PIASSI, LUIS PAULO DE CARVALHO - EACH
- Unidade: EACH
- Subjects: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); HUMOR; RISO
- Language: Português
- Abstract: É possível rir da ciência? Qual seria a relação entre o cômico e a ciência? No âmbito escolar, os alunos riem das piadas com Física? Os alunos precisam entender ou saber conceitos de Física para entender a piada? É pensando nestas questões que articulamos a presente pesquisa, que visa estudar a relação entre o humor e a ciência, e suas implicações didáticas. Dentro deste cenário, nosso objetivo foi investigar como se dá a recepção de piadas de Física, e Ciências no geral, com alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Partindo de piadas curtas e tiras humorísticas, pudemos observar que é necessária a compreensão prévia de ciências para rir da ciência, mas ao mesmo tempo, a não compreensão serve de porta para o ensino de conceitos científicos
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista de Enseñanza de la Fisica
- ISSN: 2469-052X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 27, p. 125-131, nov. 2015. Número especial
-
ABNT
RAMOS, João Eduardo Fernandes e PIASSI, Luís Paulo de Carvalho e RAMOS, Eugênio Maria de França. Física e humor: estudo sobre a recepção de piadas e tiras humorísticas na sala de aula. Revista de Enseñanza de la Fisica, v. no 2015. Número especial, p. 125-131, 2015Tradução . . Disponível em: http://www.revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/12595/12871. Acesso em: 04 maio 2024. -
APA
Ramos, J. E. F., Piassi, L. P. de C., & Ramos, E. M. de F. (2015). Física e humor: estudo sobre a recepção de piadas e tiras humorísticas na sala de aula. Revista de Enseñanza de la Fisica, no 2015. Número especial, 125-131. Recuperado de http://www.revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/12595/12871 -
NLM
Ramos JEF, Piassi LP de C, Ramos EM de F. Física e humor: estudo sobre a recepção de piadas e tiras humorísticas na sala de aula [Internet]. Revista de Enseñanza de la Fisica. 2015 ; no 2015. Número especial 125-131.[citado 2024 maio 04 ] Available from: http://www.revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/12595/12871 -
Vancouver
Ramos JEF, Piassi LP de C, Ramos EM de F. Física e humor: estudo sobre a recepção de piadas e tiras humorísticas na sala de aula [Internet]. Revista de Enseñanza de la Fisica. 2015 ; no 2015. Número especial 125-131.[citado 2024 maio 04 ] Available from: http://www.revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/12595/12871 - Stars, education and progressive rock: the use of the progressive rock songs in science education
- Robôs e androides: a abordagem de questões sociopolíticas de ciência e tecnologia em sala de aula
- Clássicos do cinema nas aulas de ciências - A Física em 2011: uma odisseia no espaço
- O robô de Júpiter: o ensino de ciências mediado pela ficção científica
- O vilão desviante: uma leitura sociocultural pela perspectiva de gênero de Scar em O Rei Leão
- Relações de gênero representadas entre crianças e personagem Joaninha
- O mito da beleza e a representação feminina
- Mídias e educação em ciências: fundamentos teóricos para propostas didáticas
- Avaliação de uma proposta para políticas públicas de educação em tempo integral: projeto A.L.I.C.E. - Arte e Lúdico na Educação em Ciências na Escola
- Debates e investigações sobre animais e natureza: percurso da polinização
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas