Os novos estádios e arenas do futebol brasileiro e a Comunicação: o esporte como entretenimento e a cidade como negócio (2015)
- Authors:
- Autor USP: ROCCO JUNIOR, ARY JOSE - EEFE
- Unidade: EEFE
- Subjects: COPA DO MUNDO; ESTÁDIOS; INSTALAÇÕES ESPORTIVAS; CONSUMO (CULTURA;SOCIEDADE); ESPORTES; EVENTOS ESPORTIVOS
- Language: Português
- Abstract: O Brasil construiu ou reformou doze estádios ou arenas para sediar a Copa do Mundo de 2014. O Governo Federal e a FIFA assumiram através das estratégias estabelecidas para o megaevento, que tais construções deveriam seguir determinadas normas para a acomodação dos torcedores. Torcedores que, agora, são tratados como consumidores e, por isso, demandam segurança e conforto desses novos espaços. O objetivo desse artigo é analisar, através de pesquisa bibliográfica e de forma qualitativa, como o novo produto instalação aproxima o esporte do entretenimento. É nossa intenção abordar, também, como esses novos estádios e arenas funcionam como elemento de promoção mercadológica das cidades onde estão sediados. As novas instalações esportivas funcionam, então, como produto do esporte voltado para o consumo do entretenimento e de promoção das cidades para consumo
- Imprenta:
- Source:
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
-
ABNT
ROCCO JUNIOR, Ary José e MAZZEI, Leandro Carlos e OLIVEIRA, Luciana Rocco de. Os novos estádios e arenas do futebol brasileiro e a Comunicação: o esporte como entretenimento e a cidade como negócio. Intercom. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3200-1.pdf. Acesso em: 25 set. 2024. , 2015 -
APA
Rocco Junior, A. J., Mazzei, L. C., & Oliveira, L. R. de. (2015). Os novos estádios e arenas do futebol brasileiro e a Comunicação: o esporte como entretenimento e a cidade como negócio. Intercom. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3200-1.pdf -
NLM
Rocco Junior AJ, Mazzei LC, Oliveira LR de. Os novos estádios e arenas do futebol brasileiro e a Comunicação: o esporte como entretenimento e a cidade como negócio [Internet]. Intercom. 2015 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3200-1.pdf -
Vancouver
Rocco Junior AJ, Mazzei LC, Oliveira LR de. Os novos estádios e arenas do futebol brasileiro e a Comunicação: o esporte como entretenimento e a cidade como negócio [Internet]. Intercom. 2015 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3200-1.pdf - Oportunidades e tendências em atividade física e esporte
- As assessorias de imprensa e o esporte: a padronização da notícia e a espetacularização do evento esportivo
- O atleta como celebridade e o esporte como espetáculo no discurso da mídia impressa brasileira: o caso dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
- As relações públicas no meio-campo da gestão de marcas nos negócios relacionados ao esporte
- When the result isn't important: the culture of celebrities in sport mass media's coverage
- Abordagem conceitual sobre o comportamento e envolvimento do consumidor no skateboarding brasileiro
- Abertura da Rio 2016 e o paradoxo dos megaeventos esportivos
- Identificação dos principais motivos que levam os corredores a escolherem eventos de corrida de rua
- Uma final cinematográfica: Análise dos fatores que levam torcedores a assistir a decisão da Champions League no cinema
- Análise do comportamento do consumidor esportivo em relação à memória e preferência de marca: um estudo de caso da Maratona de São Paulo
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas