The view of teachers on bullying and implications for nursing (2014)
- Autores:
- Autor USP: SILVA, MARTA ANGÉLICA IOSSI - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/S0080-623420140000400021
- Assuntos: VIOLÊNCIA; ESCOLAS; ESTUDANTES; PROMOÇÃO DA SAÚDE; ENFERMAGEM; SAÚDE ESCOLAR
- Idioma: Inglês
- Resumo: Objetivo: Compreender o bullying escolar, na perspectiva dos professores, e refletir sobre as possíveis ações da área da saúde em seu enfrentamento. Para tanto, tomaram-se por base as diretrizes do Programa Saúde na Escola, dos Ministérios da Saúde e da Educação. Método: Estudo de caso qualitativo, realizado com professores de uma escola pública de Minas Gerais. Foram utilizados grupos focais na coleta de dados e o material empírico foi decodificado a partir de técnica de análise temática de conteúdo, resultando em uma categoria analítica: concepções e experiências de professores diante do bullying. Resultados: Foram identificadas percepções pontuais sobre o fenômeno e utilização de recursos de intervenção pouco eficazes. No plano interpretativo, problematizaram-se as contribuições da saúde e da enfermagem no redimensionamento das intervenções e no processo de formação continuada dos professores. Conclusão: Os resultados apontam para a construção de práticas intersetoriais para o enfrentamento do bullyingObjetivo: Comprender el bullying escolar desde la perspectiva de los profesores, y reflexionar sobre las posibles acciones del área de salud en su enfrentamiento. Tomando como base los lineamientos del Programa de Salud Escolar, de los Ministerios de Salud y de Educación. Método: Estudio de caso cualitativo realizado con los profesores de una escuela pública en Minas Gerais. Para la recolección de datos se utilizaron grupos focales y el material empírico fue decodificado a partir de la técnica de análisis temático de contenido, dando lugar a una categoría analítica: concepciones y experiencias de los profesores sobre el acoso escolar. Resultados: Se identificaron percepciones específicas sobre el fenómeno y la utilización de recursos ineficaces de intervención. En el plano interpretativo, se problematizaron las contribuciones de la salud y de la enfermería en el redimensionamiento de las intervenciones y en el proceso de formación continua de los profesores. Conclusión: Los resultados apuntan a la construcción de prácticas intersectoriales para el enfrentamiento del bullying
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Escola de Enfermagem da USP
- ISSN: 0080-6234
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 48, n. 4, p. 723-730, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SILVA, Marta Angélica Iossi et al. The view of teachers on bullying and implications for nursing. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 4, p. 723-730, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400021. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Silva, M. A. I., Silva, J. L. da, Pereira, B. O., Oliveira, W. A. de, & Medeiros, M. (2014). The view of teachers on bullying and implications for nursing. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 48( 4), 723-730. doi:10.1590/S0080-623420140000400021 -
NLM
Silva MAI, Silva JL da, Pereira BO, Oliveira WA de, Medeiros M. The view of teachers on bullying and implications for nursing [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2014 ; 48( 4): 723-730.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400021 -
Vancouver
Silva MAI, Silva JL da, Pereira BO, Oliveira WA de, Medeiros M. The view of teachers on bullying and implications for nursing [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2014 ; 48( 4): 723-730.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000400021 - Impactos do bullying e cyberbullying homofóbicos na saúde mental de estudantes
- Sexualidade na adolescência: qual é a pauta da mídia jovem hoje?
- Vulnerabilidade e protagonismo na adolescência: um olhar por meio de uma revisão sistemática da literatura
- Perfil de adolescentes e jovens estudantes na tríplice fronteira: Brasil – Paraguai - Argentina
- Identificando o Bullying para prevenir: um estudo entre adolescentes no contexto escolar
- A monitoria como espaço de formação na licenciatura em enfermagem
- Violências envolvendo adolescentes na tríplice fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai
- Violencias envolviendo adolescentes en la triple frontera: Brasil, Argentina y Paraguay
- Atuação da enfermagem na intervenção e prevenção do bullying no contexto escolar: da reflexão à ação
- The involvement of girls and boys with bullying: an analysis of gender differences
Informações sobre o DOI: 10.1590/S0080-623420140000400021 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
002717349.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas