Exportar registro bibliográfico

Emprego de um tubo de colágeno impregnado de fração angiogênica derivada do látex natural na regeneração do nervo sciático de rato (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: GANGA, MARCOS VINICIUS MUNIZ - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RCA
  • Assuntos: NERVOS PERIFÉRICOS; REGENERAÇÃO (FENÔMENOS BIOLÓGICOS); BIOMATERIAIS; LATEX
  • Idioma: Português
  • Resumo: Lesões de nervos periféricos são frequentes na prática médica e, embora a utilização de auto-enxertos continue sendo o padrão “ouro” para o reparo das lesões com distanciamento entre os cotos proximal e distal, técnicas alternativas têm sido propostas para evitar complicações ao sítio doador e acelerar o processo de regeneração nervosa. Uma membrana produzida a partir do látex natural, foi utilizada na regeneração de teciodos, com sucesso, tanto em modelos animais quanto clinicamente (miringoplastias, tratamento de úlceras cutâneas). Mais recentemente, o mesmo grupo que desenvolveu esta membrana separou a fração protéica do látex com potencial angiogênico e indutor de neoformação tecidual. O propósito deste trabalho foi avaliar a capacidade de um tubo de colágeno impregnado da fração angiogênica derivada do látex natural em acelerar e melhorar a qualidade da regeneração de nervo ciático seccionado de ratos. Foram utilizados ratos adultos machos da linhagem Wistar, distribuídos em 3 grupos experimentais com igual número cada um (n=10), submetidos à secção do nervo ciático direito e que receberam auto-enxerto do nervo seccionado e invertido, ou um tubo de colágeno impregnado de fração angiogênica derivada do látex natural, ou um tubo de colágeno simples. Após 8 semanas passaram por avaliação da função neurológica e a seguir foram sacrificados por uma dose excessiva de anestésico e dessangramento. O local do enxerto e o músculo tibial anterior foram retirados, e processados para inclusão orientada em resina para secção transversal das fibras nervosas ou secção longitudinal das fibras musculares, e observação sob microscopia de luz para análise morfológica, avaliando-se o padrão de regeneração nervosa, as condições das fibras musculares e a presença de fibrose. A recuperação funcional foi correlacionada com a análise histológica. Ambas demonstraram uma melhor resposta nos ratos quereceberam implantes de colágeno com a fração angiogênica derivada do látex natural.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.11.2014

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GANGA, Marcos Vinicius Muniz. Emprego de um tubo de colágeno impregnado de fração angiogênica derivada do látex natural na regeneração do nervo sciático de rato. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Ganga, M. V. M. (2014). Emprego de um tubo de colágeno impregnado de fração angiogênica derivada do látex natural na regeneração do nervo sciático de rato (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Ganga MVM. Emprego de um tubo de colágeno impregnado de fração angiogênica derivada do látex natural na regeneração do nervo sciático de rato. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Ganga MVM. Emprego de um tubo de colágeno impregnado de fração angiogênica derivada do látex natural na regeneração do nervo sciático de rato. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024