Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações (2015)
- Authors:
- Autor USP: LIMA, GERLANDO AUGUSTO SAMPAIO FRANCO DE - FEA
- Unidade: FEA
- DOI: 10.15728/bbr.2015.12.1.2
- Subjects: APRENDIZAGEM; CONTABILIDADE; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa analisa a aprendizagem autorregulada em estudantes de contabilidade em duas universidades públicas, apresentando diagnósticos, dimensões e possíveis explicações, contextualizadas a partir do gênero, idade e estágio no curso. Os objetivos deste trabalho incluem: (a) identificar as estratégias de aprendizagem autorregulada usadas por estudantes de contabilidade em duas universidades públicas, (b) determinar as dimensões associadas a essas estratégias, e (c) analisar como essas estratégias podem ser explicadas com base no gênero, idade ou fase (semestre) do aluno no curso. Uma amostra composta de 249 indivíduos revelou que gênero e idade são fatores que influenciam o grau de autorregulação de um estudante. As mulheres e os alunos mais jovens tendem a ter níveis mais elevados de aprendizagem autorregulada, no entanto, na análise do estágio do curso, os resultados não apresentaram distribuição normal, o que evidenciou a impossibilidade de perceber o aumento ou redução do grau de aprendizado autorregulado entre os respondentes. Estes resultados contribuem para a prática do ensino de contabilidade, como alunos mais velhos e os do gênero masculino devem receber uma atenção ainda mais especial em relação a seu desenvolvimento autorregulado, independente e pró-ativo.
- Imprenta:
- Publisher place: Vitória, ES
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Brazilian Business Review - BBR
- ISSN: 1807-734X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 12, n. 1, p. 38-56, jan./fev. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
LIMA FILHO, Raimundo Nonato e LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco de e BRUNI, Adriano Leal. Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações. Brazilian Business Review - BBR, v. jan./fe 2015, n. 1, p. 38-56, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.15728/bbr.2015.12.1.2. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Lima Filho, R. N., Lima, G. A. S. F. de, & Bruni, A. L. (2015). Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações. Brazilian Business Review - BBR, jan./fe 2015( 1), 38-56. doi:10.15728/bbr.2015.12.1.2 -
NLM
Lima Filho RN, Lima GASF de, Bruni AL. Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações [Internet]. Brazilian Business Review - BBR. 2015 ; jan./fe 2015( 1): 38-56.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.15728/bbr.2015.12.1.2 -
Vancouver
Lima Filho RN, Lima GASF de, Bruni AL. Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações [Internet]. Brazilian Business Review - BBR. 2015 ; jan./fe 2015( 1): 38-56.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.15728/bbr.2015.12.1.2 - Utilização da teoria da divulgação para avaliação da relação do nível de disclosure com o custo da dívida das empresas brasileiras
- Governança corporativa e hipótese de mercados eficientes: o estudo do anúncio da emissão de American Depositary Receipts (ADRs) com a utilização de estudos de evento
- Um olhar sobre os traços do dark triad e os valores culturais dos estudantes de contabilidade
- Effects of the adoption of IFRS on the credit market: evidence from Brazil
- "I won't pay a penny more": CEO narcissism and corporate tax avoidance
- The effect of audit quality and accounting values on earnings management
- Effcts of corporate lobbying on CEO remuneration and corporate performance
- Influência de características inerentes às atividades de cooperativas de crédito nos seus indicadores contábeis
- Evaluation of investor behavior: do investors respect their own limits?
- The dark side of power: the dark triad in opportunistic decision-making
Informações sobre o DOI: 10.15728/bbr.2015.12.1.2 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas