Aspectos do projeto político pedagógico do movimento escoteiro no Brasil e reflexos na educação ambiental (2014)
- Authors:
- Autor USP: IMBERNON, ROSELY APARECIDA LIGUORI - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.20396/td.v10i3.8637360
- Subjects: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; ESCOTEIROS
- Language: Português
- Abstract: O Movimento Escoteiro foi fundado por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (B-P) em 1907 e é um Movimento educacional mundial, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A proposta visa o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra. Esse sistema se baseia na Promessa e Lei Escoteiras, e o trabalho em equipe e a vida ao ar livre promove atividades com foco principal nas Ciências Naturais, de interpretação do meio ambiente, e de respeito às dinâmicas terrestres. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados junto aos Escoteiros do Brasil (UEB) e entrevistas com Escoteiros de todas as idades e profissões. O objetivo foi demonstrar como um movimento de ensino extraescolar apresenta reflexos na educação escolar, e aspectos da Educação Ambiental presentes nas atividades realizadas pelas crianças e jovens
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Terrae Didatica
- ISSN: 1980-4407
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 10, n. 3, p. 425-435, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
SILVA, Camila Moreno de Lima e IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori. Aspectos do projeto político pedagógico do movimento escoteiro no Brasil e reflexos na educação ambiental. Terrae Didatica, v. 10, n. 3, p. 425-435, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637360. Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Silva, C. M. de L., & Imbernon, R. A. L. (2014). Aspectos do projeto político pedagógico do movimento escoteiro no Brasil e reflexos na educação ambiental. Terrae Didatica, 10( 3), 425-435. doi:10.20396/td.v10i3.8637360 -
NLM
Silva CM de L, Imbernon RAL. Aspectos do projeto político pedagógico do movimento escoteiro no Brasil e reflexos na educação ambiental [Internet]. Terrae Didatica. 2014 ; 10( 3): 425-435.[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637360 -
Vancouver
Silva CM de L, Imbernon RAL. Aspectos do projeto político pedagógico do movimento escoteiro no Brasil e reflexos na educação ambiental [Internet]. Terrae Didatica. 2014 ; 10( 3): 425-435.[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637360 - Geoethics in the Scenario of the Geological Society in Brazil
- Educação ambiental e educação científica no contexto do movimento escoteiro
- Um panorama dos cursos de licenciatura em ciências naturais (LCN) no Brasil a partir do 2º Seminário Brasileiro de Integração de Cursos de LCN/2010
- Environmental education within protected areas: a comparative study between the conservation unity in Brazil and the geoparks in Portugal
- The soil concept for indigenous teachers from Acre State, Brazilian Amazon Region
- Geoethic issues involving tailings dam: values and conflicts
- Evolução geoquímica e mineralógica dos produtos de alteração intemperica sobre as rochas do complexo alcalino-carbonatitico de Catalão I
- A concepção sobre "natureza" e "meio ambiente" para distintos atores sociais
- Training indigenous teachers in the Amazon region in Brazil (Acre State)
- A formação de professores nos cursos de Ciências Naturais (LCN) no Brasil no século XXI: perspectiva de alunos e professores
Informações sobre o DOI: 10.20396/td.v10i3.8637360 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas