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Pequenos publicitários: a persuasão na escrita de crianças (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: COSTA, RENATA DE OLIVEIRA - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: PSICANÁLISE; PERSUASÃO; ENSINO; ESCRITA
  • Keywords: Escrita; Ensino; Produção de Texto; Persuasão; Psicanálise; Writing; Teaching; Text Production; Persuasion; Psychoanalysis
  • Language: Português
  • Abstract: Esta pesquisa toma como objeto de estudo o modo como crianças, nos quatro primeiros anos de escolarização, escrevem seus textos, quando atendem à solicitação de produzir uma tarefa escolar na qual está pressuposto o objetivo de influenciar os leitores. Seu ob-jetivo geral é investigar a possibilidade de encontrar nos escritos de crianças indícios de que houve, por parte de quem escreveu, uma preocupação em produzir enunciados que poderiam gerar a ressonância de suas posições junto aos leitores. A partir de um interesse em investigar como uma criança pode vir a se tornar um escritor proficiente, questiona: De que modo crianças entre sete e dez anos de idade mobilizam estratégias persuasivas que podem, ao menos potencialmente, fazer suas palavras ressoarem nos leitores? Para construir uma resposta a esse questionamento, o trabalho analisou um corpus composto por 103 manuscritos, produzidos por nove crianças que à data da primeira coleta estavam concluindo a primeira série (corresponde atualmente ao segundo ano) e quando os últimos textos foram escritos estavam no último ano do ensino fundamental (atualmente, o quinto ano). Todos os textos foram escritos em contexto escolar, como parte das atividades de rotina das crianças. As tarefas propostas tiveram em comum o pressuposto de argumentar e/ ou persuadir o interlocutor estabelecido na proposta. A investigação partiu da hipótese de que crianças com a idade dos participantes desta pesquisa estão aprendendo como funciona a vidaem sociedade. Baseando-se na lógica freudiana, é possível dizer que as cri-anças acessam mais facilmente seu pensamento inconsciente (FREUD, 1901-1905/ 1990) porque, quase ninguém, em tenra idade, passou pelos processos culturais cujo resultado será o recalcamento (FREUD, 1901-1905/ 1990). Consequentemente, suas produções ten-dem a ser mais criativas e, até mesmo, ousadas. A partir da análise dos dados, verificou-se que essa ousadia resultou em estratégias persuasivas pautadas, ao menos potencial-mente, em tentativas de tocar o interlocutor, em fazer suas palavras ressoarem (LACAN, 1975-1976/ 2007). Chamou a atenção, também, o fato de que algumas das estratégias utilizadas pelas crianças serem similares às de peças publicitárias. Após o acompanha-mento longitudinal, conclui-se que as crianças foram capazes de elaborar estratégias ar-gumentativas e persuasivas com eficiência e criatividade, utilizando, inclusive, estratégias comuns a peças publicitárias. Foi observado, também, um refinamento paulatino das es-tratégias, indicando um aperfeiçoamento na escrita das crianças. Assim, vê-se que, já nos anos iniciais da escolarização, é possível realizar um trabalho envolvendo a escrita de textos argumentativos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.09.2014
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      COSTA, Renata de Oliveira. Pequenos publicitários: a persuasão na escrita de crianças. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01122014-114259/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Costa, R. de O. (2014). Pequenos publicitários: a persuasão na escrita de crianças (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01122014-114259/
    • NLM

      Costa R de O. Pequenos publicitários: a persuasão na escrita de crianças [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01122014-114259/
    • Vancouver

      Costa R de O. Pequenos publicitários: a persuasão na escrita de crianças [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01122014-114259/

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