Literacias digitais emergentes na juventude conectada brasileira (2014)
- Autor:
- Autor USP: PASSARELLI, BRASILINA - ECA
- Unidade: ECA
- Subjects: ELETRÔNICA DIGITAL; INTERNET; EDUCAÇÃO; JOVENS
- Language: Português
- Abstract: A pesquisa #juventudeconectadabrasil realizada por iniciativa e financiamento da FundaçãoTelefônica – VIVO prevê a participação de dois atores institucionais de renome: o IBOPE - Instituto Nacional de Pesquisas para realização da coleta nacional tanto do survey com 1440 respondentes, com cobertura nacional, como das entrevistas e procedimentos qualitativos. Ao Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro – USP” coube a seleção e análise dos dados coletados e a redação do relatório final em formato de livro impresso e ebook. A pesquisa justifica-se na centralidade da tecnologia digital na vida contemporânea, com a emergencia da Internet das coisas e Big Data. Os principais achados da pesquisa, considerando os resultados tanto do survey quanto das entrevistas revelam que celular democratiza o acesso à internet; a residência como local de acesso mais frequente; que os acessos se fazem via notebooks, tablets e celular . As atividades mais populares são a comunicação interpessoal, redes sociais e e-mails. Também foram analisados os comportamentos dos em suas relações com a educação e aprendizagem; suas atitudes como ativistas e futuros empreendedores . FInalizando a pesquisa foram propostas uma categorização para os jovens estudados na sua utilização da tecnologia caracterizando-os como exploradores iniciante, intermediaries e avançados. Os principais resultados reiteram que os jovens são diferentes nos múltiplos “brasis” neste país de características continentais e, ao mesmo tempo ,também fortalecem a percepção de homogeneização dos comportamentos dos atores em rede. Neste fluxo e refluxo de informações e conhecimentos construimos a teia que nos ajuda a melhor conhecer eassim projetar futuras políticas públicas para o future desta juventude conectada e globalizada
- Imprenta:
- Conference titles: Seminario Hispano Brasilero de Investigación en Información, Documentación y Sociedad
-
ABNT
PASSARELLI, Brasilina. Literacias digitais emergentes na juventude conectada brasileira. 2014, Anais.. Madrid: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: http://soac.unb.br/index.php/SHBPIDS/3/paper/view/3567. Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Passarelli, B. (2014). Literacias digitais emergentes na juventude conectada brasileira. In . Madrid: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://soac.unb.br/index.php/SHBPIDS/3/paper/view/3567 -
NLM
Passarelli B. Literacias digitais emergentes na juventude conectada brasileira [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://soac.unb.br/index.php/SHBPIDS/3/paper/view/3567 -
Vancouver
Passarelli B. Literacias digitais emergentes na juventude conectada brasileira [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://soac.unb.br/index.php/SHBPIDS/3/paper/view/3567 - O NAP Escola do Futuro/USP ... [Apresentação]
- Conectividade contínua e acesso móvel à informação digital: jovens brasileiros em perspectiva
- Sites 2002
- A aprendizagem on-line por meio de comunidades virtuais de aprendizagem
- Pesquisadores portugueses e brasileiros estudam os atores em rede. [Apresentação]
- Construindo comunidades virtuais de aprendizagem - Projeto TôLigado - O jornal interativo de sua escola
- Projeto Mutirão Digital cria comunidades virtuais de aprendizagem para o século XXI
- Atores em rede: olhares luso-brasileiros
- Atores em rede: etnografia virtual no programa AcessaSP
- Interactive generation Brazil research: children and teenagers using computers, TV, games, and mobile phones
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas