Felicidade adjetivada: polifonia conceitual, imperativo social (2014)
- Autores:
- Autores USP: RODRIGUES, MARIA CLOTILDE PEREZ - ECA ; MARTINS, JÔSE ROCHA FOGAÇA - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.1590/S1809-58442014000100011
- Assuntos: PROPAGANDA; MARCAS; SEMIOLOGIA DA PROPAGANDA; CONSUMO; FELICIDADE
- Palavras-chave do autor: Publicidade; Marca; Contemporaneidade
- Idioma: Português
- Resumo: Há bastante tempo, observa-se a intensificação da utilização da felicidade como argumento em campanhas publicitárias e posicionamentos estratégicos de diversas marcas. O fenômeno não é homogêneo, pois a representação de felicidade adquire distintas formas e aponta para sentidos diversos e assim, algumas questões emergem com força, as quais buscamos compreender por meio de pesquisa teórica e de análise semiótica de campanhas. O presente estudo visa iniciar uma discussão sobre o tema felicidade em três frentes: a construção conceitual de felicidade ao longo do desenvolvimento da sociedade de consumo; a possível diferenciação conceitual de felicidade para os distintos estratos sociais; e, por fim, a efetiva identificação e análise do conceito em campanhas publicitárias de marcas. A partir desse percurso foi possível identificar que a felicidade é um mote publicitário que rompe com os limites sociais e que, assim como o contexto em que está circunscrita, funde-se e confunde-se em seus tantos sentidos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
- ISSN: 1980-3508
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 37, n. 2, p. 217-241, jan./jun. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
FOGAÇA, Jôse e PEREZ, Clotilde. Felicidade adjetivada: polifonia conceitual, imperativo social. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 37, n. ja/ju 2014, p. 217-241, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1809-58442014000100011. Acesso em: 24 set. 2024. -
APA
Fogaça, J., & Perez, C. (2014). Felicidade adjetivada: polifonia conceitual, imperativo social. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 37( ja/ju 2014), 217-241. doi:10.1590/S1809-58442014000100011 -
NLM
Fogaça J, Perez C. Felicidade adjetivada: polifonia conceitual, imperativo social [Internet]. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. 2014 ; 37( ja/ju 2014): 217-241.[citado 2024 set. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1809-58442014000100011 -
Vancouver
Fogaça J, Perez C. Felicidade adjetivada: polifonia conceitual, imperativo social [Internet]. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. 2014 ; 37( ja/ju 2014): 217-241.[citado 2024 set. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1809-58442014000100011 - Pesquisa de mercado
- Os emergentes nas águas de narciso: novos consumidores do Brasil e seus retratos comunicacionais
- Universo sígnico da pirataria: falso? verdadeiro!
- A comunicação e a mediação do local: criatividade e inovação no Brasil
- Ecologia publicitária: o crescimento sígnico da publicidade
- Semiótica da marca e a indexação do consumo a partir do meta-discurso publicitário
- Os sentidos da criatividade brasileira: inovação, empreendedorismo e identidade nacional
- O que significa Anitta no conselho de administração do Nubank?
- Quando a comunicação faz a diferença
- Ciência pública com competência e coragem
Informações sobre o DOI: 10.1590/S1809-58442014000100011 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas