Habilidades do desenvolvimento global de crianças com paralisia cerebral usuárias de implante coclear: dois grupos experimentais (2014)
- Authors:
- Autor USP: LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/2317-1782/201420130030
- Subjects: PARALISIA CEREBRAL; IMPLANTE DA CÓCLEA; LINGUAGEM; AUDIÇÃO; COMUNICAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: Objetivo: Analisar o desempenho motor grosso, motor fino-adaptativo, linguagem, pessoal-social e comportamentos comunicativos de crianças com paralisia cerebral (PC) usuárias de implante coclear (IC) e crianças com PC sem deficiência auditiva (DA), e compará-las com crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Métodos: Estudo prospectivo transversal de 12 crianças, idade média de 63 meses, distribuídas em dois grupos experimentais: G1 - quatro crianças com PC e IC; G2 - quatro crianças com PC sem DA; e G3 - quatro crianças do grupo controle. Seis crianças foram classificadas no nível II e duas no nível IV no Gross Motor Function Classification System (GMFCS). Foram utilizados o Teste de Screening do Desenvolvimento Denver-II (TSDD-II) e a Observação do Comportamento Comunicativo (OCC). Resultados: G3 apresentou desempenho superior ao de G1 e de G2 em todas as avaliações. G2 foi superior a G1 em linguagem, comunicação, pessoal-social e motor fino-adaptativo, exceto na área motora grossa. Os aspectos de linguagem e comportamentos comunicativos foram inferiores nos dois grupos experimentais, especialmente no G1. As habilidades avaliadas na área pessoal-social não apresentaram diferenças entre os grupos. Conclusão: A limitação motora de G1 e G2 e a DA de G1 influenciaram o desenvolvimento nas áreas avaliadas, porém esses fatores não restringiram o desenvolvimento pessoal-social. A habilidade pessoal-social também esteve rebaixada para os grupos com PC, porém a diferença dessa função com G3 não foi significante. O IC proporcionou um canal de recepção da linguagem oral e interação social, o que o determina como uma ferramenta para a melhoria da qualidade de vida nessas crianças
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ABNT
LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin et al. Habilidades do desenvolvimento global de crianças com paralisia cerebral usuárias de implante coclear: dois grupos experimentais. CoDAS, v. 26, n. May/Ju 2014, p. 213-218, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/201420130030. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Lamônica, D. A. C., Santos, M. J. D. dos, Paiva, C. S. T., & Silva, L. T. do N. (2014). Habilidades do desenvolvimento global de crianças com paralisia cerebral usuárias de implante coclear: dois grupos experimentais. CoDAS, 26( May/Ju 2014), 213-218. doi:10.1590/2317-1782/201420130030 -
NLM
Lamônica DAC, Santos MJD dos, Paiva CST, Silva LT do N. Habilidades do desenvolvimento global de crianças com paralisia cerebral usuárias de implante coclear: dois grupos experimentais [Internet]. CoDAS. 2014 ; 26( May/Ju 2014): 213-218.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/201420130030 -
Vancouver
Lamônica DAC, Santos MJD dos, Paiva CST, Silva LT do N. Habilidades do desenvolvimento global de crianças com paralisia cerebral usuárias de implante coclear: dois grupos experimentais [Internet]. CoDAS. 2014 ; 26( May/Ju 2014): 213-218.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/201420130030 - Síndrome de Asperger: estudo de caso
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Informações sobre o DOI: 10.1590/2317-1782/201420130030 (Fonte: oaDOI API)
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