Global health competencies according to nursing faculty from Brazilian higher education institutions (2014)
- Autores:
- Autores USP: VENTURA, CARLA APARECIDA ARENA - EERP ; MENDES, ISABEL AMELIA COSTA - EERP ; COSTA, SIMONE DE GODOY - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/0104-1169.2996.2400
- Assuntos: SAÚDE PÚBLICA; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO EM SAÚDE (ENFERMAGEM)
- Idioma: Inglês
- Resumo: OBJETIVOS: identificar a concordância de docentes vinculados a instituições de ensino superior brasileiras, quanto às competências em saúde global, necessárias para a formação do aluno de enfermagem, durante o curso de graduação, e se as competências eram contempladas no currículo atual da instituição em que atuavam. MÉTODO: estudo exploratório-descritivo, realizado com 222 docentes que responderam a versão brasileira do "Questionário sobre Competências Básicas Essenciais de Saúde Global", disponibilizado em formato eletrônico no website Survey Monkey. RESULTADOS: houve predomínio de doutores (75,8%), sexo feminino (91,9%) e faixa etária entre 40 e 59 anos (69,3%). A média e o desvio-padrão de todas as competências questionadas variaram de 3,04 (0,61) a 3,88 (0,32), sendo que a pontuação atribuída para cada competência foi de 1 "discordo totalmente" a 4 "concordo totalmente". Os resultados demonstraram nível de concordância satisfatório dos respondentes em relação às competências de saúde global. CONCLUSÕES: o estudo demonstrou alta média de concordância dos enfermeiros docentes de instituições de ensino superior brasileiras, quanto às competências em saúde global do questionário, e, também, que os currículos das instituições de ensino superior em que atuavam comtemplavam parcialmente algumas delas, sendo que as competências do domínio "Globalização da saúde e da assistência à saúde" são as menos contempladas
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Latino-Americana de Enfermagem
- ISSN: 0104-1169
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 22, n. 2, p. 179-186, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
VENTURA, Carla Aparecida Arena et al. Global health competencies according to nursing faculty from Brazilian higher education institutions. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 22, n. 2, p. 179-186, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-1169.2996.2400. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Ventura, C. A. A., Mendes, I. A. C., Wilson, L. L., Costa, S. de G., Tamí-Maury, I., Zárate-Grajales, R., & Salas-Segura, S. (2014). Global health competencies according to nursing faculty from Brazilian higher education institutions. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 22( 2), 179-186. doi:10.1590/0104-1169.2996.2400 -
NLM
Ventura CAA, Mendes IAC, Wilson LL, Costa S de G, Tamí-Maury I, Zárate-Grajales R, Salas-Segura S. Global health competencies according to nursing faculty from Brazilian higher education institutions [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2014 ; 22( 2): 179-186.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.2996.2400 -
Vancouver
Ventura CAA, Mendes IAC, Wilson LL, Costa S de G, Tamí-Maury I, Zárate-Grajales R, Salas-Segura S. Global health competencies according to nursing faculty from Brazilian higher education institutions [Internet]. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2014 ; 22( 2): 179-186.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0104-1169.2996.2400 - Ethical issues in hospital client's satisfaction: a Brazilian perspective
- Empathic profile of nursing freshmen
- O financiamento do sistema de saúde brasileiro à luz das estatísticas mundiais de saúde
- Congresso tecnologia e humanização na comunicação em saúde (CONTIC Saúde): programa científico e resumos
- Perceptions of brazilian nursing faculty members regarding literacy of human rights related to health in nursing undergraduate programs
- Digital health and nursing: communication tool in the Family Health Strategy
- Nursing and Global Health: social determinants of health in the training of nurses
- Adherence to arterial hypertension treatment in the primary health care context: an integrative review
- Measures of knowledge about standard precautions: A literature review in nursing
- Hipertensão arterial: uso de tecnologia educacional na adesão ao tratamento
Informações sobre o DOI: 10.1590/0104-1169.2996.2400 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
002499759.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas