A contribuição do cotidiano escolar para a prática de atividades investigativas no ensino de solos (2013)
- Autores:
- Autores USP: TOLEDO, MARIA CRISTINA MOTTA DE - EACH ; CAZETTA, VALÉRIA - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.20396/td.v9i2.8637396
- Assuntos: SOLOS (ENSINO); PRÁTICA DE ENSINO
- Idioma: Português
- Resumo: Estudos na área de ensino de ciências revelam que as atividades investigativas exercem papel significativo na aprendizagem, tanto de alunos, quanto de professores. Este trabalho avalia atividades investigativas na formação continuada de professores nas escolas de São Paulo, a partir de dois pressupostos: (1) o ensino de solos é dificultado em área urbana, onde ele está normalmente encoberto; (2) atividades investigativas são essenciais para ensino de solos. Durante trabalho prévio com professores, constatamos que eles modificam as atividades sugeridas pelos pesquisadores de Educação, ao implementá-las em sala de aula. Para entender melhor como tais saberes se mesclam cotidianamente nas escolas, realizamos novo estudo com professores da 4ª série (atual 5º ano) do Ensino Fundamental em escola pública paulista. Os resultados mostram que as atividades investigativas favoreceram a aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo solos, tanto na aquisição de habilidades científicas, como no desenvolvimento de oralidade e capacidade de redação. Transformou-se a relação com o conhecimento acerca do solo, que se tornou elemento formativo para alunos e professores. Além disso, as atividades desencadearam o ensino por temáticas, rompendo a fragmentação do conhecimento e tecendo conhecimento em rede
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Terrae Didatica
- ISSN: 1980-4407
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 2, p. 82-93, 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
FALCONI, Simone e TOLEDO, Maria Cristina Motta de e CAZETTA, Valéria. A contribuição do cotidiano escolar para a prática de atividades investigativas no ensino de solos. Terrae Didatica, v. 9, n. 2, p. 82-93, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.20396/td.v9i2.8637396. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Falconi, S., Toledo, M. C. M. de, & Cazetta, V. (2013). A contribuição do cotidiano escolar para a prática de atividades investigativas no ensino de solos. Terrae Didatica, 9( 2), 82-93. doi:10.20396/td.v9i2.8637396 -
NLM
Falconi S, Toledo MCM de, Cazetta V. A contribuição do cotidiano escolar para a prática de atividades investigativas no ensino de solos [Internet]. Terrae Didatica. 2013 ; 9( 2): 82-93.[citado 2024 set. 20 ] Available from: https://doi.org/10.20396/td.v9i2.8637396 -
Vancouver
Falconi S, Toledo MCM de, Cazetta V. A contribuição do cotidiano escolar para a prática de atividades investigativas no ensino de solos [Internet]. Terrae Didatica. 2013 ; 9( 2): 82-93.[citado 2024 set. 20 ] Available from: https://doi.org/10.20396/td.v9i2.8637396 - Os sambas das geografias de Sampa: criações múltiplas de enredos, adereços, alegorias e enroscos
- Uma cartografia que pode dançar
- Micropolíticas no campeche: entre diagramas cristalizados, planejamento urbano e produção de desejos
- O dia que o audiovisual invadiu a aula de geografia e (des)norteou o cinema
- Da política e da poética das imagens: trajetórias de histórias até agora [Apresentação]
- As coreo-geo-grafias em Pina: para fazer a geografia dançar
- Cartografias e criação de mundos fictícios: leituras outras na educação geográfica
- Encontro para pensar gestos e restos: Onde estão as imagens do improvável?
- Ficcionar memórias, experiências e paisagens: os informes publicitários turísticos e seus enunciados
- Wanna see how to stage a scene in educational research?: listen up!
Informações sobre o DOI: 10.20396/td.v9i2.8637396 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas