O efeito da marca na negligência da omissão: uma pesquisa experimental (2013)
- Autores:
- Autor USP: HERNANDEZ, JOSE MAURO DA COSTA - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/S1415-65552013000200002
- Assuntos: MARCAS; COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
- Idioma: Português
- Resumo: A negligência da omissão é caracterizada pela falta de sensibilidade a informações ausentes ou desconhecidas. Esse fenômeno é bastante recorrente, haja vista não ser raro um consumidor ter que tomar uma decisão amparada por um julgamento formulado com base em informações incompletas. Pesquisas anteriores indicaram que, frequentemente, as pessoas não conseguem identificar a ausência de informações importantes, fazendo com que fortes convicções sejam formadas com base em evidências pouco consistentes. Com isso, o principal propósito deste trabalho é compreender os efeitos da marca na negligência da omissão. Para tanto, foram realizados três experimentos envolvendo 769 estudantes de administração de empresas. As aplicações empíricas apoiam o entendimento de que indivíduos com baixo nível contextual cognitivo (não experts) são insensíveis à omissão de atributos, além de serem extremamente positivos nas avaliações que efetuam, mesmo quando não há motivo aparente para que isso ocorra. Comparando os achados dos experimentos, pode-se entender que uma marca reconhecida influencia de maneira mais contundente a avaliação dos experts do que a dos não experts. Mesmo que experts ancorem seus julgamentos na avaliação mais estrita dos atributos disponíveis, uma marca reconhecida desempenha forte influência na avaliação geral do objeto
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2013
- Fonte:
- Título do periódico: Revista de Administração Contemporânea
- ISSN: 1415-6555
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, n. 2, p. 132-153, mar./abr. 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
LOPES, Evandro Luiz e SILVA, Dirceu da e HERNANDEZ, Jose Mauro da Costa. O efeito da marca na negligência da omissão: uma pesquisa experimental. Revista de Administração Contemporânea, v. 17, n. 2, p. 132-153, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000200002. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Lopes, E. L., Silva, D. da, & Hernandez, J. M. da C. (2013). O efeito da marca na negligência da omissão: uma pesquisa experimental. Revista de Administração Contemporânea, 17( 2), 132-153. doi:10.1590/S1415-65552013000200002 -
NLM
Lopes EL, Silva D da, Hernandez JM da C. O efeito da marca na negligência da omissão: uma pesquisa experimental [Internet]. Revista de Administração Contemporânea. 2013 ; 17( 2): 132-153.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000200002 -
Vancouver
Lopes EL, Silva D da, Hernandez JM da C. O efeito da marca na negligência da omissão: uma pesquisa experimental [Internet]. Revista de Administração Contemporânea. 2013 ; 17( 2): 132-153.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000200002 - Regulating regret via decreasing goal level: Comparing maximizers and satisficers
- Valores de compra hedônico e utilitário: os antecedentes e as relações com os resultados do varejo
- Percepção da estratégia de extensão de marca em estabelecimentos comerciais: qual o melhor nome para uma loja?
- If it tastes bad it must be good: consumer naïve theories and the marketing placebo effect
- Quando ser internacional vale a pena: o efeito da presença internacional de uma marca de serviços sobre as atitudes dos consumidores
- Seeing is not believing: the influence of advertising skepticism on brand extension evaluations
- Proposição de um modelo de avaliação de extensões de marcas: um estudo exploratório
- Uma aplicação do modelo de Cadeias Meios-Fim (MEC) por meio da Técnica Padrão de Associação (APT) ao consumo de música
- Modelo Technology Acceptance Model - TAM aplicado aos Automated Teller Machines - ATM´S
- Efeitos do ceticismo do consumidor sobre a persuasão de diferentes tipos de propaganda
Informações sobre o DOI: 10.1590/S1415-65552013000200002 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas