Ações, conceitos e seu desenvolvimento: implicações para a Educação Física infantil (2009)
- Autores:
- Autor USP: MANOEL, EDISON DE JESUS - EEFE
- Unidade: EEFE
- Assuntos: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL; ENSINO E APRENDIZAGEM; HABILIDADES MOTORAS (EDUCAÇÃO FÍSICA)
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão sobre finalidades da educação física infantil a partir de um referencial sobre ações e seu desenvolvimento. O ensino de habilidades motoras tem se constituído numa parte significativa das aulas de educação física escolar. O enfoque dessa atividade é o processo pelo qual o desempenho motor se aproxima, por meio de prática e feedback, de um ideal estabelecido seja por padrões de acordo com crenças desenvolvimentistas ou por referenciais de técnica que orientam habilidades específicas, ou ambos. Deixando de lado esses referenciais, há outro processo que se estabelece internamente à criança no qual ela busca por meio de suas ações mediar sua relação com o ambiente, com os objetos, com o outro. Nesse outro processo a criança não apenas ganha controle sobre seus movimentos, mas o faz atribuindo sentidos e significados. Inicialmente essa mediação ocorre com a criança colocando-se no centro do evento e por isso se diz que seu comportamento é egocêntrico. Nos conflitos que aí se estabelecem ocorrerão transições onde o pensar auto-referenciado da criança dará lugar a um pensar que assume outros pontos de vista, adquirindo características de um pensar descentrado. No que concerne às ações motoras, a criança inicialmente organiza-se para o “fazer” passando para o “agir” sobre esse fazer. Nesse momento a criança não é só capaz de conhecer o que faz–onde se percebe sua habilidade – mas também compreende o que faz. O desafio da educação física infantil é desenvolver métodos e estratégias para tornar-se parte da experiência significativa da infância: o processo em que a criança se forma como um ser que conhece e age sobre seu mundo. A educação física infantil tem os meios para isso, pois ao trabalhar com ações motoras ela cria oportunidades para a criança agir ativamente sobre objetos, transformando-os em seus esquemas internos, agindo sobre a ação motora.
- Imprenta:
- Nome do evento: Seminário de Educação Física Escolar
-
ABNT
REIS, Ana Cristina e DIPE, Vânia Cristina e MANOEL, E. de J. Ações, conceitos e seu desenvolvimento: implicações para a Educação Física infantil. 2009, Anais.. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, 2009. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Reis, A. C., Dipe, V. C., & Manoel, E. de J. (2009). Ações, conceitos e seu desenvolvimento: implicações para a Educação Física infantil. In . São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo. -
NLM
Reis AC, Dipe VC, Manoel E de J. Ações, conceitos e seu desenvolvimento: implicações para a Educação Física infantil. 2009 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Reis AC, Dipe VC, Manoel E de J. Ações, conceitos e seu desenvolvimento: implicações para a Educação Física infantil. 2009 ;[citado 2024 set. 25 ] - Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores da Síndrome de Down
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