Habilidades de comportamento e vocabulário receptivo e expressivo de dois indivíduos com paralisia cerebral (2012)
- Authors:
- Autor USP: LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: HABILIDADES NA COMUNICAÇÃO; VOCABULÁRIO; PARALISIA CEREBRAL
- Language: Português
- Abstract: A Encefalopatia Infantil Crônica Não Progressiva ou Paralisia Cerebral (PC) refere-se a um conjunto de manifestações motoras e posturais ocasionadas por lesão em sistema nervoso central imaturo. Assim, a limitação motora acarreta prejuízos interacionais da criança com o meio e pode interferir no desenvolvimento global dessa criança comprometendo o comportamento e também o desenvolvimento da linguagem falada. O objetivo deste estudo foi caracterizar o comportamento e o vocabulário expressivo e receptivo de dois indivíduos do sexo masculino com PC, segundo as respostas dos pais. A casuística foi composta por um menino com diplegia espástica de 6 anos (P1) e outro com quadriplégica espástica de 8 anos (P2). Cumpriram-se os critérios éticos. Os instrumentos utilizados foram: o Inventário de comportamentos para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, versão brasileira para pais do “Child Behavior Checklist”( CBCL) e do Inventário de Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas MacArthur Parte D, respondidos pelos representantes legais. Os resultados mostraram que em todas as categorias do CBCL, relacionadas ao comportamento, P1 apresentou escores não clínicos e P2 apresentou escores clínicos nas categorias problemas com o pensamento e problemas com a atenção (internalizantes). Observou-se também que ambos apresentaram escores clínicos em habilidades sociais. Quanto às habilidades comunicativas foi informado que P1, compreende 47,46% e compreende e fala 44,82% dos vocábulos e que P2 compreende 42,8% e compreende e fala 2% dos vocábulos investigados. Diante o exposto, verificou-se influência do comprometimento motor no comportamento e nas habilidades comunicativas, principalmente quanto ao aspecto expressivo oral.Estes achados comprovaram dados da literatura compilada que evidenciam que indivíduos com alterações motoras mais graves apresentam problemas comportamentais, sociais e alterações de linguagem maiores, sendo na última, a via de expressão oral a mais alterada, quando comparada a recepção oral. Entretanto, os dados aqui relatados ainda são preliminares, de modo que futuros estudos ampliando a amostra auxiliariam na caracterização das habilidades comportamental, social e de vocabulário receptivo e expressivo de indivíduos com Paralisia Cerebral.
- Imprenta:
- Publisher: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Publisher place: São Paulo
- Date published: 2012
- Source:
- Título do periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- ISSN: 2179-0841
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 17, suplemento, p. 2851, 2012
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
MELO, Fabiana Cristina de e GIACHETI, Célia Maria e LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin. Habilidades de comportamento e vocabulário receptivo e expressivo de dois indivíduos com paralisia cerebral. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. . Acesso em: 18 set. 2024. , 2012 -
APA
Melo, F. C. de, Giacheti, C. M., & Lamônica, D. A. C. (2012). Habilidades de comportamento e vocabulário receptivo e expressivo de dois indivíduos com paralisia cerebral. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Melo FC de, Giacheti CM, Lamônica DAC. Habilidades de comportamento e vocabulário receptivo e expressivo de dois indivíduos com paralisia cerebral. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 17 2851.[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Melo FC de, Giacheti CM, Lamônica DAC. Habilidades de comportamento e vocabulário receptivo e expressivo de dois indivíduos com paralisia cerebral. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2012 ; 17 2851.[citado 2024 set. 18 ] - Síndrome de Asperger: estudo de caso
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