Perfil de habilidades do desenvolvimento em crianças com holoprosencefalia e holoprosencefalia like (2012)
- Autores:
- Autor USP: LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/S1516-18462011005000109
- Assuntos: ATIVIDADE MOTORA; HOLOPROSENCEFALIA; LINGUAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: OBJETIVO: investigar e comparar o desempenho nas habilidades relacionadas ao desenvolvimento motor, cognitivo, linguístico, de socialização e autocuidados de indivíduos com holoprosencefalia e com holoprosencefalia-like. MÉTODO: participaram deste estudo 20 indivíduos com diagnóstico de holoprosencefalia, na faixa etária de 18 a 72 meses, de ambos os sexos, divididos em 2 grupos. O grupo 1 (G1) composto por 12 indivíduos com sinais clínicos do espectro da holoprosencefalia, e o grupo 2 (G2) com holoprosencefalia-like composto por 8 indivíduos com sinais clínicos do espectro da holoprosencefalia-like. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do Inventário Portage Operacionalizado que avalia as áreas alvos deste estudo. Para a análise estatística utilizou-se análise descritiva da mediana e dos valores mínimos e máximos e foi aplicado o teste estatístico de Mann Whitney (< 0,05% para significância). RESULTADOS: os grupos 1 e 2 apresentaram alterações em todas as áreas do desenvolvimento avaliadas. Entretanto, os indivíduos do G1, com holoprosencefalia apresentaram maiores comprometimentos nas habilidades: motora, cognitiva, de linguagem, de socialização e autocuidados, quanto comparados aos indivíduos do G2, com holoprosencefalia-like. CONCLUSÃO: o desempenho nas áreas motoras, cognitivas, de linguagem, de socialização e autocuidados de indivíduos com holoprosencefalia e holoprosencefalia-like foi aquém do esperado, principalmente naqueles indivíduos com holoprosencefalia, que se justifica pelo maior comprometimento no sistema nervoso central. A natureza destas alterações pode estar associada ao universo de alterações neurológicas e craniofaciais descritas nestes quadros clínicos e também à influência do ambiente social.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista CEFAC
- ISSN: 1516-1846
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 14, n. 3, p. 423-429, maio/jun. 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
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ABNT
CASSAB, Tatiana Vialôgo et al. Perfil de habilidades do desenvolvimento em crianças com holoprosencefalia e holoprosencefalia like. Revista CEFAC, v. 14, n. maio/ju 2012, p. 423-429, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000109. Acesso em: 24 set. 2024. -
APA
Cassab, T. V., Lamônica, D. A. C., Zorzetto, N. L., & Giacheti, C. M. (2012). Perfil de habilidades do desenvolvimento em crianças com holoprosencefalia e holoprosencefalia like. Revista CEFAC, 14( maio/ju 2012), 423-429. doi:10.1590/S1516-18462011005000109 -
NLM
Cassab TV, Lamônica DAC, Zorzetto NL, Giacheti CM. Perfil de habilidades do desenvolvimento em crianças com holoprosencefalia e holoprosencefalia like [Internet]. Revista CEFAC. 2012 ; 14( maio/ju 2012): 423-429.[citado 2024 set. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000109 -
Vancouver
Cassab TV, Lamônica DAC, Zorzetto NL, Giacheti CM. Perfil de habilidades do desenvolvimento em crianças com holoprosencefalia e holoprosencefalia like [Internet]. Revista CEFAC. 2012 ; 14( maio/ju 2012): 423-429.[citado 2024 set. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000109 - Síndrome de Asperger: estudo de caso
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Informações sobre o DOI: 10.1590/S1516-18462011005000109 (Fonte: oaDOI API)
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