Desempenho de crianças com e sem distúrbio de aprendizagem em provas de consciência fonológica (2006)
- Authors:
- Autor USP: GARCIA, VERA LUCIA - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: APRENDIZAGEM; CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: O objetivo do presente estudo foi caracterizar o desempenho das habilidades de consciência fonológica em crianças com e sem distúrbio de aprendizagem e comparar o desempenho apresentado. Foram avaliadas trinta crianças de baixo risco para alterações de aprendizagem (Grupo I) e trinta crianças com distúrbio de aprendizagem (Grupo II), com idades entre nove e onze anos. Todas as crianças foram submetidas à avaliação audiológica básica (audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica) e apresentavam audição periférica normal. Foram aplicadas as provas de consciência fonológica propostas por Santos e Pereira (1997). Foram realizadas provas de consciência fonológica de síntese fonêmica, rima, segmentação fonêmica, exclusão fonêmica, transposição fonêmica. O valor total de acertos no teste foi adequado para diferenciar o Grupo I e o Grupo II. Dessa forma, é possível demonstrar a importância desse tipo de avaliação em indivíduos portadores de distúrbio de aprendizagem.
- Imprenta:
- Source:
-
ABNT
GARCIA, Vera Lúcia e CAMPOS, Daniella Beatriz Pires de e AOKI, Maria Regina Justino Santos. Desempenho de crianças com e sem distúrbio de aprendizagem em provas de consciência fonológica. Salusvita, v. 25, n. 1, p. 57-70, 2006Tradução . . Disponível em: http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v25_n1_2006_art_05.pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Garcia, V. L., Campos, D. B. P. de, & Aoki, M. R. J. S. (2006). Desempenho de crianças com e sem distúrbio de aprendizagem em provas de consciência fonológica. Salusvita, 25( 1), 57-70. Recuperado de http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v25_n1_2006_art_05.pdf -
NLM
Garcia VL, Campos DBP de, Aoki MRJS. Desempenho de crianças com e sem distúrbio de aprendizagem em provas de consciência fonológica [Internet]. Salusvita. 2006 ; 25( 1): 57-70.[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v25_n1_2006_art_05.pdf -
Vancouver
Garcia VL, Campos DBP de, Aoki MRJS. Desempenho de crianças com e sem distúrbio de aprendizagem em provas de consciência fonológica [Internet]. Salusvita. 2006 ; 25( 1): 57-70.[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.usc.br/biblioteca/salusvita/salusvita_v25_n1_2006_art_05.pdf - Perfil da linguagem oral de adolescentes deficientes auditivos
- Neuropatia auditiva e paralisia cerebral: relato de um caso
- Processamento auditivo no estado dos distúrbios de aprendizagem
- Neuropatia auditiva e paralisia cerebral: relato de um caso
- Deficiência auditiva: questões relacionadas à avaliação e intervenção
- Avaliação do reconhecimento auditivo e de leitura da fala em crianças deficientes auditivas
- Processamento auditivo, alterações de linguagem e aprendizagem: como o professor pode contribuir
- Desenvolvimento docente
- Processamento auditivo
- Avaliação das provas de consciência fonológica e memória sequencial em crianças com e sem distúrbios de aprendizagem
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas