Grupos de suporte / aconselhamento presenciais ou a distância auxiliam pais de crianças deficientes auditivas? (2011)
- Authors:
- Autor USP: FERRARI, DEBORAH VIVIANE - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: DEFICIENTE AUDITIVO; PAIS
- Language: Português
- Abstract: Introdução: Os sentimentos e situações vivenciados durante o diagnóstico e nos períodos iniciais da intervenção com crianças deficientes auditivas impõem uma pressão significativa na família e podem ser uma potencial fonte de estresse. O modo como os pais enfrentam estas situações pode afetar tanto o ajuste familiar como os resultados da criança. Os pais relatam que o contato com famílias que estejam enfrentando ou enfretaram situações semelhantes é importante, pois propicia o compartilhamento de sentimentos, dúvidas e anseios, amenizando o sofrimento. A internet trouxe mudanças nas trocas comunicativas e nas possibilidades de interação humana. Grupos online podem cumprir diferentes funções: comunicar informação individualizada; habilitar a tomada de decisão informada; promover comportamentos saudáveis; viabilizar a troca de experiências e apoio mútuo; promover o auto-cuidado e gerenciar a demanda por serviços de saúde. Objetivo: Realizar a revisão sistemática da literatura a fim de verificar o benefício do suporte / aconselhamento em grupo, presencial ou a distância, para pais de deficientes auditivos, quanto à melhora das habilidades de enfrentamento e redução dos sentimentos de isolamento. Método: Foi realizado cruzamento dos descritores extraídos do MeSH e DeCS (aconselhamento, grupo, suporte, surdez, deficiência auditiva, internet) para busca nas bases de dados de ciências de saúde (Pubmed, Lilacs, Medline, Cochrane), ciências (Web of Science) e humanidades (ERIC, PsycInfo, Psicodoc). Não houve limitação de ano. Foram realizadas buscas manuais a partir das referências dos artigos encontrados. Foram recuperados artigos em que o resumo evidenciasse avaliações ou intervenções (presenciais ou não) com grupos de pais de crianças deficientes auditivas. Os artigos recuperados foram classificados quanto ao tipo de estudo / qualidade do designe grau de recomendação (Cox, 2005) por dois avaliadores independentes. Resultados: As buscas resultaram em 8.205 citações. Foram excluídas as citações repetidas e as que não se enquadravam nos critérios de recuperação. Cinco citações foram encontradas por busca manual. No total, 13 citações foram selecionadas. Duas não foram recuperadas no Brasil ou exterior. Onze artigos foram recuperados e avaliados sendo: dois estudos descritivos transversais (nível 4) e quatro estudos de caso (nível 5), com grau de recomendação C, bem como quatro opiniões de especialistas e uma revisão literária (nível 6), com grau de recomendação D. Nenhum artigo recuperado versava sobre grupos a distância (online). Conclusão: Idealmente, evidências com grau A ou B são necessárias para se fazer recomendações clínicas. No entanto, falta de evidência não significa falta de benefício. Há carência de estudos clínicos controlados e mesmo estudos interventivos não randomizados sobre os benefícios advindos da participação de pais de crianças deficientes auditivos em grupos de aconselhamento / suporte. Esta é uma área que merece atenção tendo em vista que pesquisas em outras áreas da saúde demonstram que insights grupais e as inter-relações desenvolvidas pelos elementos dos grupos, presenciais ou à distância, contribuem para o melhor enfrentamento e para o empoderamento das famílias. Além disto, os trabalhos grupais permitem atender maior número de indivíduos, adequando o atendimento à demanda da sociedade.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
AIELLO, Camila Piccini e FERRARI, Deborah Viviane. Grupos de suporte / aconselhamento presenciais ou a distância auxiliam pais de crianças deficientes auditivas? 2011, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2011. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Aiello, C. P., & Ferrari, D. V. (2011). Grupos de suporte / aconselhamento presenciais ou a distância auxiliam pais de crianças deficientes auditivas? In Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Aiello CP, Ferrari DV. Grupos de suporte / aconselhamento presenciais ou a distância auxiliam pais de crianças deficientes auditivas? Anais. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Aiello CP, Ferrari DV. Grupos de suporte / aconselhamento presenciais ou a distância auxiliam pais de crianças deficientes auditivas? Anais. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] - Compressão de limitação e compressão dinânica em indivíduos com deficiência auditiva severa
- Comparação de procedimentos audiológicos realizados face a face e via teleconsulta síncrona: revisão sistemática da literatura
- Características eletroacústicas de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) em indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos
- Utilização de um questionário de estresse parental em pais de crianças com deficiência auditiva
- Resultados preliminares da comparação de duas formas de aplicação índice de stress parental: versão reduzida
- Projeto de orientação fonoaudiológica a profissionais da educação infantil e creches do município de Diadema
- Zumbido: diminuição do handicap pelo uso do aparelho de amplificação sonora individual
- Remote probe microphone measurement to verify hearing aid performance
- Verificação da prótese auditiva realizada face a face e via teleconsulta: medidas repetidas
- Cuidados e manuseio do aparelho de amplificação sonora individual por crianças e adolescentes em uma unidade de atendimento ambulatorial
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas