A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras (2011)
- Authors:
- Autor USP: KISSIMOTO, KUMIKO OSHIO - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PRO
- Subjects: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; INTERNET; COMÉRCIO ELETRÔNICO; ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
- Language: Português
- Abstract: A internet introduziu uma nova economia – a economia da era digital, em que todos os consumidores e empresas estão em rede. A economia tradicional foi fragmentada, convertendo cada vez mais os mercados de massa em mercados de nicho. E os impactos destas transformações podem ser sentidos nas estruturas organizacionais, no ambiente econômico e nas relações entre as pessoas. Diante destas transformações, as empresas têm repensado os seus modelos de negócios e suas estratégias competitivas. No centro destas transformações se encontra o cliente, antes visto como passivo, hoje é considerado um recurso e competência da companhia. Para atender a este novo fator, a estratégia de personalização tem sido adotada pelas companhias. A personalização visa atender à necessidade dos clientes de personalizar não apenas o produto fisicamente, mas a sua experiência no momento da compra. É neste contexto que este trabalho é desenvolvido, com o objetivo de buscar um melhor entendimento de como a Tecnologia da Informação tem impactado e influenciado os fatores que habilitam a estratégia de personalização. Para atingir o objetivo, inicialmente foi feita uma ampla pesquisa bibliografia para identificar os fatores que influenciam a personalização. Em seguida, através da abordagem de estudos de caso múltiplos foi investigado se estes fatores ocorriam empiricamente e como eles ocorriam. Os resultados encontrados permitiram identificar divergências e concordâncias nas afirmações encontradas na literatura, que ao final fornecem refinamento e a necessidade de uma maior reflexão sobre os fatores que tem influenciado e direcionado a personalização.
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.02.2011
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ABNT
KISSIMOTO, Kumiko Oshio. A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06042011-132054/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Kissimoto, K. O. (2011). A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06042011-132054/ -
NLM
Kissimoto KO. A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras [Internet]. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06042011-132054/ -
Vancouver
Kissimoto KO. A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras [Internet]. 2011 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06042011-132054/ - Colaboração aberta nas empresas e o desenvolvimento organizacional
- A personalização é desafio para organizações interessadas em se diferenciar e conquistar o consumidor na era da internet
- O papel da tecnologia da informação, do cliente e da inovação na co-criação de valor
- Customer-enterprise integration as success factor in the personalization strategy
- Fostering customer participation through collaboration tools: brazilian experiences
- The importance of the learning cycle in the process of open innovation in a multinational company
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