Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos (2010)
- Authors:
- Autor USP: SOUZA, MARILENE PROENCA REBELLO DE - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/s1413-85572010000100012
- Subjects: EDUCAÇÃO; CURRÍCULOS E PROGRAMAS; AMAZÔNIA
- Language: Português
- Abstract: Este estudo objetiva analisar a formação de psicólogos frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia no que tange aos processos educativos. Realizamos revisão da literatura pertinente ao tema, pesquisa documental e empírica com alunos, professores e coordenador de curso, utilizando questionário, entrevistas e adotando a estratégia de triangulação a partir das categorias: perfil sociocultural; nível de conhecimento acerca das mudanças oriundas das Diretrizes para o curso de Psicologia; percepção na qualidade da prática docente; nível de satisfação com relação à própria formação universitária, tomando como referência os conhecimentos, habilidades e competências adquiridas. Apresenta contribuições para a compreensão da formação de psicólogos no campo da educação na Amazônia no Ensino Superior, centrada na construção de um profissional de pensamento e prática críticos, capaz de analisar as transformações nos vários contextos educacionais e escolares, utilizando referenciais que permitam a compreensão do fenômeno educativo na sua complexidade
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 14, n. 1, p. 105-1120, 2010
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo e SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 105-1120, 2010Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-85572010000100012. Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Brasileiro, T. S. A., & Souza, M. P. R. de. (2010). Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 14( 1), 105-1120. doi:10.1590/s1413-85572010000100012 -
NLM
Brasileiro TSA, Souza MPR de. Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos [Internet]. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 2010 ; 14( 1): 105-1120.[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-85572010000100012 -
Vancouver
Brasileiro TSA, Souza MPR de. Psicologia, diretrizes curriculares e processos educativos na Amazônia: um estudo da formação de psicólogos [Internet]. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. 2010 ; 14( 1): 105-1120.[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-85572010000100012 - O impacto das grandes obras e a violação de direitos humanos de crianças e adolescentes
- Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior
- Fracasso escolar: história, políticas educacionais e possibilidades de enfrentamento
- Políticas públicas e psicologia: considerações acerca de concepções de desenvolvimento e de aprendizagem em textos legais de educação na cidade de São Paulo
- A proposta desta coletânea não é recente ... [Apresentação]
- Escola é ambiente fundamental na formação de relações interpessoais. [Depoimento]
- Construíndo a escola pública democrática: a luta diária de professores numa escola de primeiro e segundo graus
- Avaliacoes psicologicas e as classes especiais
- Forum estadual em defesa da escola publica -fedep-sp, voce sabe o que e?
- Introduzir este livo não é tarefa fácil.[Prefácio]
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-85572010000100012 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas