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Construção e avaliação do impacto de um programa de educação nutricional para mulheres hipertensas (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: GALATI, GISELI CRISTINA - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RCM
  • Assuntos: PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO; EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL; HIPERTENSÃO; EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • Idioma: Português
  • Resumo: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica de alto de risco cardiovascular responsável por grande número de morbidade e mortalidade. Em particular no Brasil, as mulheres são mais atingidas do que os homens, o que torna necessárias ações específicas voltadas a esse grupo. Sabe-se que estratégias de controle e prevenção, como mudanças do estilo de vida e de práticas alimentares, são o foco primário e coadjuvante no tratamento e prevenção. Nesse contexto a utilização de estratégias que promovam mudanças para promoção da saúde e adoção de práticas alimentares mais saudáveis torna-se necessárias para que os fatores de riscos associados à HAS possam ser reduzidos. A seleção de técnicas de trabalhos educativos em grupo pode auxiliar nesse processo, tornando-se necessário o desenvolvimento e avaliação de intervenções educativas que fujam de orientações tradicionais pautadas em prescrições. O presente trabalho objetivou construir e avaliar o impacto de um programa de educação nutricional, tratado aqui pelo nome Groen - Grupo Operativo em Educação Nutricional. Foi constituído de dois grupos: um controle (GC) e um intervenção (GI) e sua construção foi baseada na Técnica de Grupo Operativo. Seu impacto foi monitorado em um período de três meses em dois tempos T1 e T2 sobre parâmetros pressóricos, bioquímicos, antropométricos, composição corporal e no consumo alimentar, e os resultados foram comparados entre os grupos em relação ao T2 e nas diferençasencontradas. O GROEN iniciou com vinte e seis mulheres (n=26) e finalizou com quinze (n=15) ou 57,6%. Todos os encontros aconteceram em nove sessões com duração de uma hora e trinta minutos em que eram revistos valores e práticas referentes à alimentação e cuidados com a saúde, e dificuldades relacionadas a mudanças nas práticas por meio de atividades, dinâmicas, instrumentos e tarefas que buscavam exercitar a reflexão para a atualização das metas de alimentação e saúde no presente. O planejamento e desenvolvimento do GROEN foram etapas fundamentais para a descoberta de estratégias que possam ser utilizadas em atividades de grupo e que promovam a reflexão acerca dos problemas levantados sendo que, a sua construção buscou a todo o momento atender às necessidades do grupo de participantes focalizando em seus temas a resolução coletiva de problemas voltada para mudanças de atitudes referentes às práticas alimentares e estilo de vida. A comparação das diferenças das variáveis e indicadores entre os GC e GI apresentou significância estatística (p<0,05) para circunferência do quadril, gordura corporal, HDL e consumo de vegetais. Pode-se concluir que o GROEN promoveu impacto positivo na redução de risco cardiovascular associado à HAS observado na perda peso, melhora nos níveis pressóricos de PAS, redução de circunferências, redução de gordura corporal e melhora no consumo alimentar, sendo que esse foi melhor quando comparamos com os resultadosobtidos no GC. Portanto atividades de educação nutricional em grupo quando bem planejadas embasadas em referenciais apropriados, que auxiliam na resolução de problemas coletivos podem ser uma alternativa no tratamento nutricional de doenças crônicas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.10.2009

  • Como citar
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    • ABNT

      GALATI, Giseli Cristina. Construção e avaliação do impacto de um programa de educação nutricional para mulheres hipertensas. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009. . Acesso em: 25 set. 2024.
    • APA

      Galati, G. C. (2009). Construção e avaliação do impacto de um programa de educação nutricional para mulheres hipertensas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Galati GC. Construção e avaliação do impacto de um programa de educação nutricional para mulheres hipertensas. 2009 ;[citado 2024 set. 25 ]
    • Vancouver

      Galati GC. Construção e avaliação do impacto de um programa de educação nutricional para mulheres hipertensas. 2009 ;[citado 2024 set. 25 ]

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