A intervenção do psicólogo nas escolas e aproduçaõ de desigulade na relação com as demandas: como operar mudanças (2009)
- Autor:
- Autor USP: MACHADO, ADRIANA MARCONDES - IP
- Unidade: IP
- Assuntos: PSICOLOGIA ESCOLAR; EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: O Serviço de Psicologia Escolar foi criado na contracorrente dos encaminhamentos de alunos da rede pública de ensino a especialistas da Saúde no caso, psicólogos. Criamos formas de agir e de estar na escola mediante as quais pudéssemos trabalhar as demandas estabelecidas: entender o processo de produção das mesmas e agir nesse processo. A educação é processo imprescindível para a formação do sujeito. E temos, muitas vezes, entrado em contato com histórias nas quais a vida escolar se tornou mais um impeditivo do viver. O fracasso da educação no Brasil é tema comum entre nós. Psicologia, para quê? Nesse campo de relações de forças a produção de sintomas não é pequena, e podemos intensificar os mecanismos de culpabilização e individualização em um tempo em que estes estão mais refinados. A visão crítica defende a necessidade de se pensar coletivamente nas questões e considerá-las efeitos de uma construção histórica. Mas, operamos repetições e desigualdades quando julgamos negativamente as falas e pensamentos que não condizem com aquilo que essa visão defende. Por isso a importância da discussão sobre como operar na demanda estabelecida
- Imprenta:
- Editora: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2009
- Fonte:
- Título do periódico: Comunicação oral
- Nome do evento: Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional
-
ABNT
MACHADO, Adriana Marcondes. A intervenção do psicólogo nas escolas e aproduçaõ de desigulade na relação com as demandas: como operar mudanças. 2009, Anais.. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 2009. Disponível em: http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/Conferencias_ok.pdf. Acesso em: 24 set. 2024. -
APA
Machado, A. M. (2009). A intervenção do psicólogo nas escolas e aproduçaõ de desigulade na relação com as demandas: como operar mudanças. In Comunicação oral. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Recuperado de http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/Conferencias_ok.pdf -
NLM
Machado AM. A intervenção do psicólogo nas escolas e aproduçaõ de desigulade na relação com as demandas: como operar mudanças [Internet]. Comunicação oral. 2009 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/Conferencias_ok.pdf -
Vancouver
Machado AM. A intervenção do psicólogo nas escolas e aproduçaõ de desigulade na relação com as demandas: como operar mudanças [Internet]. Comunicação oral. 2009 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/Conferencias_ok.pdf - Sem título próprio
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