Perfil das crianças com disfagia relacionada às malformações craniofaciais: contribuição aos protocolos de tratamento do HRAC-USP (2007)
- Autores:
- Autores USP: TRINDADE JUNIOR, ALCEU SERGIO - FOB ; MARQUES, ILZA LAZARINI - HRAC
- Unidades: FOB; HRAC
- Assuntos: TRANSTORNOS DE DEGLUTIÇÃO; ANOMALIA CRANIOFACIAL
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivos: Elaboração de diretrizes que possam auxiliar no tratamento das crianças com disfagia relacionada às malformações craniofaciais. Método: Foram analisados os históricos de 236 crianças internadas na Unidade de Cuidados Especiais do I IRAC-USP, durante o período de julho de 2003 a julho de 2006. Resultados: Das 236 crianças estudadas, 32 crianças ( 13,6%) não apresentavam fissura e 204 ( 86,4%) apresentavam algum tipo de fissura labiopalatina. Deste total, 138crianças (58,5%) apresentavam Seqüência de Robin, destas, 94 (68,1 %) apresentavam a Seqüência de Robin isolada e 44 ( 31,9 %) estavam com síndrome associada. A disfagia orofaríngea, como um dos principais problemas apresentados, foi avaliada por meio de critérios clínicos (147 crianças, 62,3%), associando os critérios clínicos a videoendoscopia da deglutição (87 crianças, 36,9%) e videofluoroscopia da deglutição cm 2 crianças(0,8%). Das 236 crianças, 125 ( 53%) necessitaram de reinternações no período estudado e destas 64 (51,2%) foram reinternadas devido ao agravo ou persistência da disfagia. Do universo estudado (236 crianças), 67 crianças (28,3%)foram submetidas a gastrostomia. No período do estudo, 11 das crianças com gastrostomias 16,4%) apresentaram melhora clínica da disfagia e a alimentação por via oral foi restabelecida. As demais permaneceram com a alimentação exclusiva pela gastrostomia. Conclusões: As anomalias craniofaciais podem levar a diferentes graus de disfagiaorofaríngea. Necessita-se de estabelecer protocolos de tratamento especialmente naqueles casos onde existe a possibilidade de manutenção de sondas alimentadoras, diminuindo assim a morbidade e as reinternações
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP
- Nome do evento: Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP
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ABNT
MAEDA, S. M. F. e TRINDADE JÚNIOR, Alceu Sérgio e MARQUES, Ilza Lazarini. Perfil das crianças com disfagia relacionada às malformações craniofaciais: contribuição aos protocolos de tratamento do HRAC-USP. 2007, Anais.. Bauru: HRAC-USP, 2007. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Maeda, S. M. F., Trindade Júnior, A. S., & Marques, I. L. (2007). Perfil das crianças com disfagia relacionada às malformações craniofaciais: contribuição aos protocolos de tratamento do HRAC-USP. In Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP. Bauru: HRAC-USP. -
NLM
Maeda SMF, Trindade Júnior AS, Marques IL. Perfil das crianças com disfagia relacionada às malformações craniofaciais: contribuição aos protocolos de tratamento do HRAC-USP. Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP. 2007 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Maeda SMF, Trindade Júnior AS, Marques IL. Perfil das crianças com disfagia relacionada às malformações craniofaciais: contribuição aos protocolos de tratamento do HRAC-USP. Anais do VII Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP. 2007 ;[citado 2024 set. 18 ] - Feeding-facilitating techniques for the nursing infant with Robin sequence
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