Avaliação das habilidades comunicativas em crianças com síndrome de DOWN (2006)
- Autores:
- Autor USP: LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: SÍNDROME DE DOWN; HABILIDADES NA COMUNICAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Crianças com síndrome de Down apresentam atraso do desenvolvimento motor, cognitivo, socialização, de linguagem e autocuidados com reflexos nas atividades de comunicação (Clark, 2004) 1. Diante o exposto o objetivo foi avaliar habilidades comunicativas de crianças com Síndrome de Down. 2. Materiais e Métodos Participaram 28 crianças com Síndrome de Down, de ambos os gêneros e faixa etária de zero a 46 meses e 28 crianças típicas, pareados quanto ao gênero e idade, subdivididas em quatro subgrupos por idade. Foi realizada a aplicação do Inventário Portage Operacionalizado - IPO, (Wilhiams e Aiello, 2001)2. A análise estatística constou da utilização do teste Kruskal-Wallis (p< 0,05). 2. Resultados e Discussões Tabela 1: Áreas avaliadas no IPO de acordo com a faixa etária em meses Os resultados indicaram que as crianças com síndrome de Down apresentaram diferenças estatisticamente significantes em todas as áreas avaliadas exceto para a área de socialização, na faixa etária maior de trinta e seis meses. 4. Conclusões Este estudo favoreceu o conhecimento das habilidades comunicativas destas crianças, bem como o perfil das demais áreas desenvolvimentais envolvidas neste processo. Acompanhar o desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down é fundamental, pois é necessário considerar não somente as características peculiares da síndrome e os traços pessoais e individuais, mas também realizar a análise das variáveis envolvidas no processo de aquisição edesenvolvimento da linguagem, no intuito de planejar procedimentos terapêuticos que venham otimizar o potencial comunicativo destas crianças. Neste aspecto, considerar as áreas de desenvolvimento, motora, cognitiva, lingüística, autocuidados e socialização, proporciona condições para análise global do desenvolvimento, no qual o processo de comunicação se desenvolve
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo
-
ABNT
IEMMA, Elisa Pinhata e MAYER, M. G. G. e LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin. Avaliação das habilidades comunicativas em crianças com síndrome de DOWN. 2006, Anais.. São Paulo: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2006. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Iemma, E. P., Mayer, M. G. G., & Lamônica, D. A. C. (2006). Avaliação das habilidades comunicativas em crianças com síndrome de DOWN. In Resumos. São Paulo: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. -
NLM
Iemma EP, Mayer MGG, Lamônica DAC. Avaliação das habilidades comunicativas em crianças com síndrome de DOWN. Resumos. 2006 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Iemma EP, Mayer MGG, Lamônica DAC. Avaliação das habilidades comunicativas em crianças com síndrome de DOWN. Resumos. 2006 ;[citado 2024 set. 18 ] - Síndrome de Asperger: estudo de caso
- Semiologia afásica: sinais e sintomas que comprometem a comunicação
- Diagnóstico fonoaudiológico: reconhecimento semântico e reconhecimento de frases acusticamente distorcidas
- Percepção das relações interpessoais entre portadores de afasia: das necessidades às condições reais
- Desempenho comunicativo, comportamental e motor em crianças com transtorno do espectro autistico: estudo de prontuário
- Habilidades receptivas, expressivas e visuais em prematuros de muito baixo peso
- Intervenção fonoaudiológica no paciente neurológico no paciente neurológico infantil
- Terapia fonoaudiológica das afasias: casos clínicos
- Catálogo acadêmico: conheça mestrado e doutorado em processos e distúrbios de linguagem na FOB/USP [entrevista à Vitor Oshiro]
- Communicative skills in individuals with autistic spectrum deviations
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas