Lei de inovação e pesquisa acadêmica: o caso PEA (2007)
- Authors:
- Autor USP: DUDZIAK, ELISABETH ADRIANA - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PRO
- Subjects: ADMINISTRAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS; PESQUISA; POLÍTICAS PÚBLICAS; UNIVERSIDADE PÚBLICA
- Language: Português
- Abstract: O objetivo do trabalho é analisar o modelo brasileiro de inovação, buscando estabelecer a ligação entre a teoria, a prática e as intervenções no processo empreendidas pelo poder público, a partir das políticas adotadas. Da relação dialética entre a teoria de C,T&I e as práticas acadêmicas de pesquisa, pretende-se aprofundar os conhecimentos acerca da coerência ou não entre o modelo pretendido (teoria/abstração subjacente à política) e o modelo apropriado pela comunidade científica (teoria/abstração subjacente às práticas de pesquisa acadêmica). Em termos operacionais, a abordagem teórica (perspectiva analítica) do tema desenha-se sobre os paradigmas da ciência, tecnologia e inovação: linear, sistêmico e complexo. O foco normativo recai sobre o marco legal da Lei de Inovação n. 10.973 e os possíveis impactos de sua adoção no meio acadêmico. Interessa-nos principalmente examinar o eixo de flexibilização das atividades dos pesquisadores, mobilidade e relações de trabalho nas universidades públicas. Do ponto de vista da práxis acadêmica, elegeu-se como objeto de estudo o Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Neste sentido, a partir da pesquisa de campo, foram analisados os condicionantes institucionais relativos à USP e a organização do trabalho de pesquisa. No estudo de caso buscou-se estabelecer a visão de mundo dos pesquisadores, modelos mentais e objetivos depesquisa que deles derivam. A partir daí estabeleceram-se as relações entre prática, teoria, e políticas. Na fronteira teórica mundial relativa à C,T&I há indícios de instauração do paradigma complexo, no qual a sustentabilidade, a inovação sustentável e a inteligência distribuída têm papel preponderante. As políticas públicas brasileiras relativas à C,T&I evidenciam alinhamento ao paradigma sistêmico competitivo, com foco em P&D nas empresas. ) Do ponto de vista institucional, pode-se afirmar que está em curso na USP um processo de transição conduzido principalmente no meso-nível dos processos administrativos. Com referência à práxis acadêmica de pesquisa observada no PEA, há indícios de transição ao paradigma sistêmico complexo. Conclui-se que no momento não há possibilidade de evolução harmoniosa dos sistemas de C,T&I devido à falta de alinhamento entre teoria, prática e políticas
- Imprenta:
- Data da defesa: 07.05.2007
-
ABNT
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Lei de inovação e pesquisa acadêmica: o caso PEA. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-27072007-173047/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Dudziak, E. A. (2007). Lei de inovação e pesquisa acadêmica: o caso PEA (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-27072007-173047/ -
NLM
Dudziak EA. Lei de inovação e pesquisa acadêmica: o caso PEA [Internet]. 2007 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-27072007-173047/ -
Vancouver
Dudziak EA. Lei de inovação e pesquisa acadêmica: o caso PEA [Internet]. 2007 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-27072007-173047/ - Tendências inovadoras em bibliotecas universitárias rumo à constituição de Learning Libraries
- Da inclusão digital à inclusão social pela competência em informação
- O bibliotecário como agente de transformação em uma sociedade complexa: integração entre ciência, tecnologia, desenvolvimento e inclusão social
- A Blogosfera: perspectivas e desafios da ciência da informação
- Information literacy as an emancipatory process directed to social inclusion in a knowledge society
- Políticas de competência em informação: leitura sobre os primórdios e a visão dos pioneiros da information literacy
- Information Literacy: princípios, filosofia e prática
- List of Selected Information Literacy Resources Available in the Portuguese Language (Brazil)*
- Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial
- Teoria da Complexidade e o estudo da inovação nas organizações: subsídios a uma abordagem sociotécnica
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas